sexta-feira, 15 de outubro de 2021

O que é ser salvo através do fogo em 1 Coríntios 3:15?

O que é ser salvo através do fogo em 1 Coríntios 3:15

 

(1) Paulo está tratando ali na igreja de Corinto de um problema sério.

 

Ele, inclusive, por conta desse problema, chama os crentes dali de “carnais” (1 Coríntios 3:1) e mostra que as atitudes deles apontam para pessoas imaturas que ainda estavam no “leite espiritual” (1 Coríntios 3:2-3). 

   

O problema ali era um tipo de partidarismo, misturado com ciúmes e contendas: “Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:4).

 

Observe como as pessoas criaram grupos, “torcidas organizadas” para um ou outro homem de Deus!

 

(2) Paulo reage a esse mau comportamento mostrando que os servos do Senhor estão em uma mesma obra e não estão em uma hierarquia de inferioridade ou de superioridade.

 

Todos são servos do Senhor e a obra é direcionada pelo Pai: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:5-6).

 

Paulo continua sua fala destacando que cada um receberá o galardão pelo seu próprio trabalho como cooperadores do Senhor na Sua obra (1 Coríntios 3:8-9).

 

(3) Na sequência, falando sobre o trabalho de cada um no reino de Deus, ele alerta as pessoas de que o trabalho de cada um deve estar no fundamento correto:

 

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3:11). Agora ele usa a figura de alguns materiais que representam materiais de valor e materiais sem valor em uma “construção”.

 

A ideia é que cada pessoa realize a obra do Senhor da melhor forma possível: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha…” (1 Coríntios 3:12).

 

Os três primeiros materiais (ouro, prata, pedras preciosas) representam aqui materiais valiosos e duradouros e indicam alguém que realiza a obra de Deus com zelo, edificando com sabedoria e da forma correta.

 

Os outros três materiais (madeira, feno e palha) representam materiais de segunda categoria, indicando aqueles que realizam a obra sem zelo, com negligência, mal feita.

 

(4) Mas por que as pessoas deveriam se preocupar com a qualidade da obra de suas mãos? Paulo mostra que haveria um julgamento de Deus e é aqui que entra o verso de nossa análise:

 

“manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” (1 Coríntios 3:13).

 

Observe que o fogo é usado aqui com o sentido de julgamento. O fogo aplicado no ouro, prata e pedras preciosas causaria pouco dano. Mas na madeira, feno e palha causaria muito dano.

 

A ideia é que o julgamento mostrará de verdade qual é a obra de cada um, se durável ou não, se edificada sobre fundamentos que agradam a Deus ou não.

 

(5) Mas Paulo não tinha em mente que os crentes de Corinto iriam ser condenados, pois os considerava salvos. Porém, também teriam suas obras julgadas:

 

“Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão” (1 Coríntios 3:14).

 

Observe que Paulo não está falando aqui de salvação, mas de galardão. Os que fazem sua obra de acordo com a vontade de Deus receberão a aprovação do Senhor.

 

Mas veja o que fala das pessoas que edificam mal: “se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (1 Coríntios 3:15).

 

Aqui Paulo mostra que esse tipo de pessoa, ainda que seja crente e salva, edificou de forma negligente, por isso, perderá o galardão (queimou e sofreu danos).

 

O julgamento (fogo) provará que ela não edificou bem. A figura “através do fogo” significa alguém fugindo, correndo (através) das chamas e escapando antes que um edifício desmorone. Ou seja, um cenário de grande perigo e não desejável!

 

(6) O que Paulo tem em mente é mostrar aos seus leitores que deveriam deixar os ciúmes, as contendas, os partidarismos e trocar tudo isso por um trabalho em conjunto na obra de Deus, fazendo da melhor forma possível todo o trabalho, direcionados pela vontade de Deus com empenho, carinho, diligência!

 

Feito assim o trabalho seria honrado pelo Senhor! Mas a negligência causaria perdas e sofrimentos, pois o Senhor da obra deseja ver Sua obra feita da melhor forma, aquela que Ele mesmo determinou em Sua palavra. 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário