sexta-feira, 2 de julho de 2021

Os Desafios da Família Cristã nos Dias de Hoje


 


O conceito de família e consequentemente a família cristã vem sendo transformado ao longo dos anos, passando do modelo patriarcal e matrimonial para um modelo onde não há mais um padrão estabelecido.

A união hoje se dá pela atratividade entre uma pessoa e outra, porém, mesmo diante de toda esta modernização, o Estado ainda reconhece como entidade familiar o casamento, a união estável e a família monoparental.

Não quero me deter nesta discussão sociológica, pois assim como sabemos que há muitas lutas de grupos sociais e diferentes pontos de vista sobre a definição de família, sabemos também o que Deus nos ensina o que é família na sua Palavra.

 

A Família para Deus

Entretanto, no princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne’. Dessa forma, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não o separe o ser humano!(Mc 10:6-9)

A família é sem dúvida um dos pilares básicos da sociedade, e constantemente desenvolve rachaduras culturais que precisam ser consertadas.

Todos nós lemos as estatísticas sobre o aumento das taxas de divórcio e a explosão de lares de pais solteiros – esses fatores pesam especialmente sobre as crianças que crescerão e se tornarão nossas próximas gerações.

Mas, as famílias cristãs, especialmente, enfrentam outras dificuldades – as lutas de manter os valores das Escrituras Sagradas que são imutáveis ​​em um mundo culturalmente voltado para a falta de Deus.

O que pretendo com este artigo é meditar nos problemas que, nós cristãos, enfrentamos todos os dias ao vivermos no meio de tanta diversidade de conceitos e de valores que a sociedade nos impõe.

Nosso maior desafio, eu diria, é mantermos nossa mente e nosso coração puros a fim de conseguirmos identificar as ciladas do inimigo ao tentar desmoralizar o conceito de família trazido por Deus.

O perigo está em deixarmos que estes conceitos comecem a se tornar naturais para nós cristãos e passarmos a pensar como o mundo pensa, nos afastando e entristecendo a Deus.

Conheça os 10 maiores problemas que as Famílias Cristãs enfrentam hoje

Para isso, quero tomar por base os resultados de uma pesquisa realizada pela LifeWay Christian Resources sobre quais os problemas que a família cristã mais enfrenta no mundo de hoje.

Assim, vamos meditar sobre as respostas que aparecem em ordem de importância, a saber:

Cultura anticristã;

Divórcio;

Negócio;

Figura paterna ausente;

Falta de disciplina;

Pressões financeiras;

Falta de comunicação;

Influências negativas da mídia;

Equilíbrio do trabalho e família;

Materialismo

O que pensar diante destes desafios que as famílias de Deus se deparam diariamente?

 

1 – CULTURA ANTICRISTÃ

Pelas respostas essa é a questão número 01 a ser enfrentada pela família cristã nos dias de hoje.

A Bíblia já nos revela que o mundo inteiro jaz no maligno (1Jo 5:19).

Nós, adultos, dificilmente deixaremos nos influenciar por pessoas descrentes em Jesus, mas devemos continuamente buscar a comunhão com Deus, porque o inimigo é ardiloso e está sempre pronto a tragar as famílias.

Por isso, muitas vezes o alvo são os nossos filhos. Manter um relacionamento íntimo com Deus desde pequeno é fortalecer a fé ainda na infância, e mesmo que seu filho conviva com pessoas anticristãs, o que muitas vezes será inevitável, cremos que o Espírito Santo não os deixará se influenciar.

O problema é quando os pais já não se importam ou não vigiam em relação a essas amizades.

 

 

2 – DIVÓRCIO

 

Esse é um problema que deixou de ser problema aos casais que não se apoiam na Palavra de Deus.

Todavia, o casamento é uma instituição sagrada para Deus, pois nos diz a sua Palavra:

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. (Hb 13:4)

Desse modo, cremos pela Palavra que Deus não aprova o divórcio, pois ainda nos avisa:

Foi dito também: Aquele que se divorciar de sua esposa deverá dar a ela uma certidão de divórcio. Eu, porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (Mt 5:31-32)

Apesar das orientações de Deus muitos casais cristãos estão enfrentando essa situação, o qual muitas vezes acaba tendo influências piores para os filhos que já crescem num lar desfeito.

Não nos compete julgar os casais que se separam e que conhecem a Palavra de Deus, mas o que temos visto é que os relacionamentos se tornaram descartáveis, onde o prazer pessoal passou a ocupar o primeiro plano.

Assim, os casamentos estão se dando mais por relações de interesse do que por amor, companheirismo e respeito.

 

3 – NEGÓCIO

Devido ao mercado de trabalho bastante acessível e concorrido, damos duro diariamente para termos o melhor ao nosso alcance.

Aparentemente não há nada de errado nisso, pois precisamos ter alguma ocupação para nos sentirmos bem e nos mantermos financeiramente estáveis.

O grande desafio aqui é quando o pai ou a mãe deixam de se dedicar a família por este motivo, ou seja, os negócios passam a ocupar o primeiro plano em detrimento da vida familiar cristã.

Muitas vezes vem à justificativa de se querer dar o melhor aos filhos, mas que melhor é esse? Se forem presentes e conforto material pode arriscar em dizer que o filho prefere muito mais as brincadeiras com os pais a ganhar um brinquedo novo e brincarem sozinhas.

 

4 – FIGURA PATERNA AUSENTE

Pai ausente na família

Uma figura paterna ou materna ausentes podem trazer transtornos para uma família cristã.

Em algumas das vezes, pessoas acham que por serem cristãs, estão isentas de determinadas situações. Mas, assim como vimos que o divórcio acontece em lares cristãos a ausência dos pais também pode e ocorre na prática.

Independente do motivo da ausência de um dos progenitores sejam por morte ou separação, os filhos são os que mais são afetados, pois muitas vezes não tem maturidade emocional ou cognitiva para entender e lidar com essas situações de perda.

Portanto, se você é uma mãe ou um pai solteiro, apegue-se ainda mais na Palavra de Deus na criação dos seus filhos, pois a Bíblia ainda é o melhor caminho para criar os nossos filhos.

 

5 – FALTA DE DISCIPLINA

O respeito e a disciplina são ingredientes fundamentais para o bom andamento da família cristã.

Acontece que com a correria do dia a dia os pais muitas vezes tem negligenciado esta prática, inclusive orientada por Deus, quando diz na sua Palavra:

Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida. (Pr 6:23)

Um lar sem correção e disciplina acaba trazendo consequências piores, pois precisamos estar firmados no que é correto e digno aos olhos de Deus.

A disciplina para com o filho é imprescindível para que ele cresça com os valores éticos e morais necessários a evitar muitos sofrimentos futuros.

Por isso pais, não deixem de disciplinar seus filhos em todas as situações que precisar, isso é prova de amor como nos revela a Palavra de Deus.

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. (Pr 13:24)

 

6 – PRESSÕES FINANCEIRAS

Como vivemos numa sociedade capitalista onde o dinheiro é a mola propulsora de nossa economia, as famílias cristãs acabam se deparando também com essa questão.

Desemprego; aumento de preços diários; contas a pagar fazem parte da vida de qualquer cidadão, e com o cristão isso não é diferente.

Tome cuidado para que as pressões financeiras que você esteja passando não gerem motivos de desentendimento e discórdia na família.

Da mesma forma, podem ocorrer também que as dificuldades financeiras gerem transtornos emocionais, sentimentos de incapacidade e depressão.

Que possamos aprender a lidar com a falta e a bonança como nos ensinou o apóstolo Paulo no Livro de Filipenses 5:12.

Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e em qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações.

 

7 – FALTA DE COMUNICAÇÃO

Falta de comunicação na família cristã

Esta questão tem se tornado o grande mal da família cristã nos dias de hoje.

Claramente, não é por falta de boas intenções que os casamentos cristãos falham. Mas, o que atrapalha na maioria das vezes é a intolerância e a falta de comunicação.

Com o advento da internet e das mídias sociais, as famílias passaram a interagir menos, a se falar menos e a se tolerar menos.

Elas têm a falsa sensação de que estão mais sociáveis, comunicativas, mas sabemos que essas relações, aparentemente globalizadas, na verdade carecem de intimidade e profundidade.

Também vivemos constantemente em uma batalha espiritual, onde as distrações são inúmeras, tirando o foco da nossa família. Cuidado!

Não deixar que isso afete sua família é a escolha certa.

Preserve a comunicação e a afetividade entre todos, procure resgatar valores que estão se perdendo, como por exemplo, fazer as refeições juntos à mesa, cultos domésticos, programas em família, etc.

 

8 – INFLUÊNCIA NEGATIVA DA MÍDIA

Somos bombardeados constantemente por anúncios impróprios, programas inapropriados e até os desenhos não escapam das forças diabólicas para nos influenciar negativamente.

Fuja de coisas que não podem edificar você e sua família.

Ficar atentos às coisas que seus filhos fazem na internet e até mesmo assistem nos desenhos demonstra cuidado e amor para com eles e com certeza você terá mais chance de protegê-los deste mal.

 

9 – EQUILÍBRIO DO TRABALHO E FAMÍLIA

Outro desafio enfrentado pela família cristã é manter o equilíbrio entre o trabalho e o lar.

Muitas vezes o nosso serviço exige a maior parte do nosso tempo. O que fazer então para dispor de um tempo com a família, com os filhos?

Já ouvimos falar que a qualidade é mais importante que a quantidade, não sei bem se isso é verdade, mas neste caso o melhor é pensar desta forma e tentar tirar o máximo de proveito dos momentos que se pode estar com a família.

Mesmo chegando em casa cansados, sem disposição para fazer mais nada, sem contar ainda com o tempo gasto nos afazeres normais que uma casa exige, que possamos nos alimentar destes momentos com nossos filhos e família.

É na família que temos as maiores satisfações da nossa vida e são esses laços de sentimentos que nos dão força muitas vezes para enfrentar o dia seguinte no trabalho.

 

10 – MATERIALISMO

Querer dar o melhor a nossa família não é errado.

Errado é quando essa atitude nos afasta de Deus e aquela sensação de “querer dar o melhor” a nossa família se torna um materialismo puro.

Temos consciência de que o dinheiro é importante e precisamos dele para viver, mas quando ele passa a ocupar o lugar de destaque na família, ou seja, passamos a amar mais o dinheiro do que os nossos entes queridos, aí temos grandes chances de sermos consumidos por ele.

 

A Bíblia nos alerta:

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. (1 Tm 6:9-10)

Não deixar que as coisas deste mundo seduza sua família é importante para que se mantenha um vínculo com Deus diariamente.

 

Se desconectar de Deus é se desconectar também da família cristã. Fique atento a isso!

 

O que fazer então nesse caso?

É nosso papel de cristãos nos atentarmos a esses desafios que enfrentamos diariamente em nossas vidas.

É bem verdade que ora vamos sofrer uma coisa ora iremos sofrer e sermos atacados por outra, mas que possamos lembrar que também temos uma família espiritual maior que nos sustenta e nos dá força para vivermos neste mundo e enfrentarmos os seus desafios.

A Palavra de Deus nos faz saber que já não somos mais escravos deste mundo e sim pertencemos agora a Família de Deus.

O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. (João 8:35)

E pertencentes à Família de Deus, somos filhos adotados por um Pai amoroso, misericordioso e grande em poder através do seu filho Jesus Cristo que nos resgatou do cativeiro que vivíamos neste mundo.

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gl 4:4-7)

Que possamos honrar a nossa família aqui neste mundo com nosso amor, nosso compromisso, cuidado e com o que aprendemos através das Sagradas Escrituras e que possamos passar pelos desafios a que estamos sujeitos sem perder a comunhão com Deus e a família que Ele nos deu aqui na Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário