sábado, 3 de julho de 2021

DEPRESSAO

 




O que é?

Atualmente, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, é o problema mental mais comum. Ele faz com que a pessoa tenha mudanças de humor e no ânimo, tornando difícil fazer as atividades do dia a dia. A depressão pode ser causada por mudanças biológicas, psicológicas ou questões sociais. Muitas pessoas confundem os sinais e sintomas da depressão com a ansiedade. Veja qual é a diferença entre os dois problemas.


Diferença entre depressão e ansiedade


A diferença entre depressão e ansiedade está nos sintomas de cada um dos problemas. Pessoas com ansiedade, geralmente, têm sintomas físicos, como coração acelerado, tremedeira e dificuldades para respirar, mas também sensação constante de estar em perigo. Enquanto que as pessoas com depressão têm, principalmente, alterações no humor e no comportamento. 


Fatores de Risco

Fatores não controláveis

  • Mudanças químicas no cérebro;
  • Mudanças hormonais;
  • Histórico familiar;
  • Outras doenças, como a fibromialgia;

Fatores controláveis

  • Estresse;
  • Alcoolismo;
  • Uso de drogas;
  • Uso de medicamentos 


Prevenção 


Controlar os fatores de risco modificáveis é uma forma de prevenção e auxilia na melhorara da qualidade de vida, por exemplo:


Converse com alguém - os problemas podem parecer muito maiores quando se está com depressão. É importante conversar com alguém, seja com familiares, amigos ou um psicólogo, pois isso ajuda a ter uma perspectiva diferente e enxergar outras possibilidades.


Controle o estresse - diversas situações do dia a dia podem ser muito estressantes. É preciso sempre dedicar um tempo para descansar, praticar seus hobbies e atividades que relaxem.


Procure um médico - a sensação de tristeza persistente não é algo normal. Procure um médico e fale sobre o problema, ele pode identificar o que está causando e indicar o melhor tratamento para o seu caso.


Preste atenção em seus tratamentos - alguns medicamentos podem causar a depressão como efeito colateral. Tente perceber se os sintomas da depressão apareceram após começar o tratamento com algum medicamento específico. Caso este seja o problema, converse com o médico sobre as opções.


Sinais e Sintomas 


A intensidade de sinais e sintomas da depressão ajudam a definir se a doença é leve, moderada ou grave. Entre os mais frequentes estão: 


  • Tristeza que não passa;
  • Falta de interesse em atividades;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldades para dormir;
  • Sensação de culpa;
  • Falta de concentração.


Tipos de depressão


Os diferentes tipos de depressão podem ser identificados pela frequência, intensidade ou em que momentos os sintomas aparecem. Entre os tipos estão:


  • Transtorno depressivo maior - perda de interesse pela vida, tristeza extrema, apatia, distúrbios do sono e pensamento pessimista;
  • Transtorno bipolar - alternância de períodos de muita depressão e de muito ânimo;
  • Depressão sazonal - alterações do sono, disposição e humor com as mudanças das estações do ano ou da luminosidade do dia;
  • Distimia - forma crônica e menos grave de depressão, com sintomas que podem durar anos;
  • Depressão pós-parto - tristeza, ansiedade e exaustão extremas podem dificultar ou até mesmo impedir que a mulher cuide de si e da criança;
  • Transtorno disfórico pré-menstrual - mudanças de humor, cólicas menstruais ou cansaço extremo que dificultam fazer as atividades diárias.


Diagnóstico 


O médico pode solicitar que você faça alguns exames clínicos para chegar ao diagnóstico da depressão, que são os seguintes:


  • Exame físico;
  • Exames laboratoriais, como o de sangue;
  • Avaliação psiquiátrica.


Tratamentos 


Medicamentos - atualmente existem diversos tipos de medicamentos para a depressão. Cada um deles é indicado para um caso específico e por isto é muito importante que o médico seja a pessoa que indique o tratamento adequado para você. Não tome medicamentos por indicação de amigos ou parentes, cada caso é diferente.


Terapias psicológicas - consultar um psicólogo e fazer terapia também é uma forma de tratamento da depressão. A terapia, além de ajudar a identificar o que causa o problema, ensina maneiras de como lidar com os sintomas da depressão no dia a dia.


O ideal é que o tratamento da depressão associe medicamentos com terapia e, ainda, a prática regular de exercícios físicos, o que também ajuda a combater os sintomas da doença.


O que Deus diz sobre depressão?

 

Deus quer libertar você da depressão. É natural passar por tempos de tristeza mas Deus pode restaurar sua alegria. A depressão não é o fim.

 

O que é depressão?


Depressão é um tempo prolongado de tristeza e desânimo. A alegria parece perdida e é muito difícil ver a vida de forma positiva. A depressão pode ter muitas causas: doença, perda, desilusão, culpa, sofrimento, isolamento... Pode ser leve e durar pouco tempo ou ser muito profunda e durar meses ou até anos.


A depressão é destrutiva (Provérbios 18,14). Tristeza é um sentimento natural mas passa. Quando dura muito tempo, sem tempos de alegria, pode ser um sintoma de depressão. Outros sintomas podem ser: 


Perda de motivação

Sentimentos excessivos de culpa.

 Baixa auto-estima

Pensamentos negativos constantes

Vontade de se isolar da família e dos amigos 

Falta de concentração

Dormir demais

Pensamentos suicidas

 

Deus e a depressão 


Deus entende a tristeza. Jesus se sentiu triste. Muitos Salmos expressam tristeza e angústia profunda. Mas a tristeza não é o fim. A depressão é tristeza fora de controle. Deus quer e pode restaurar sua alegria e esperança.


Durante a depressão pode parecer que Deus está longe ou não gosta de você. Isso não é verdade. Nossos sentimentos são enganosos (Jeremias 17,9). Deus lhe ama e está com você, mesmo quando você não sente. O plano de Deus é lhe dar esperança e futuro, não uma vida de tristeza sem fim (Jeremias 29,11). Creia na verdade de Deus, não em seus sentimentos.


Depressão não é pecado nem sinal de falta de fé. Pessoas muito espirituais e firmes com Deus também passam por tempos de depressão. Elias sentiu depressão ao ponto de querer morrer. Jeremias ficou tão deprimido que desejou nunca ter nascido! (Jeremias 20,17-18) Ainda assim, Deus os sustentou e os ajudou a ultrapassar o sofrimento e a depressão.

 

Como vencer a depressão? 


Lutar contra a depressão não é fácil e leva tempo, mas Deus lhe vai ajudar. Você não está sozinho nessa luta. Não desista.


Confie em Deus – Ele promete que a tristeza passará; acredite nisso – Mateus 11,28


Procure ajuda – encontre um pastor ou líder ou psicólogo que pode lhe ajudar na sua situação específica


Não se isole – ter companhia pode ser difícil durante a depressão, mas faça o esforço; amigos levantam o ânimo e confortam – Provérbios 17,17


Se ocupe – procure coisas para fazer, mesmo se são só atividades ou trabalhos pequenos; a mente ocupada tem menos tempo para ser negativa


Ore – peça ajuda a Deus, conte para Ele tudo que você está passando; com Deus você pode ser completamente honesto e Ele ainda lhe vai amar – 1 Pedro 5,6-7


Leia a Bíblia – tente ler um Salmo por dia; você pode até fazer do Salmo sua oração.


Mude seu pensamento – se obrigue a pensar em coisas positivas e agradeça a Deus por elas; não deixe a depressão vencer – Filipenses 4,8


Trate dos sintomas físicos – uma doença, uma má dieta ou falta de exercício físico podem causar e piorar a depressão; tome conta do seu corpo.

 

Cristão pode ter depressão?


Sim, cristão pode ter depressão. Todos passam por tempos de grande tristeza que podem se tornar em depressão, mas isso não significa que estão longe de Deus. Até as pessoas mais espirituais podem ficar com depressão. Deus quer libertar as pessoas da depressão.

 

Depressão na Bíblia 


A Bíblia tem casos de pessoas fiéis a Deus que passaram por grande tristeza, apresentando sintomas de depressão:

 

Noemi – sogra de Rute, ela ficou muito deprimida quando seu marido e seus filhos morreram, perdendo toda a alegria de viver; o luto se transformou em depressão – Rute 1,20-21 


Elias – ele ficou muito deprimido porque Jezabel o queria matar e ele se sentia só; Elias pediu a morte a Deus e mesmo depois de quarenta dias sendo sustentado por Deus ainda estava em baixo quando falou com Deus no monte – 1 Reis 19,3-4


Jeremias – foi muito maltratado por obedecer a Deus e profetizar contra Jerusalém; ele sentiu muita depressão e desejou nunca ter nascido.


Paulo – mesmo sendo um grande otimista, Paulo teve ocasiões em que ficou abatido com todo seu sofrimento – 2 Coríntios 4,8-9


Muitos Salmos também contam sobre tempos de depressão e refletem sentimentos depressivos de pessoas que confiam e creem em Deus. Jesus avisou que seus seguidores passariam por muito sofrimento (João 16,33). Uma pessoa crente não está imune à tristeza e à depressão.


Deus é nosso Consolador. Ele não condena quem tem depressão. Jesus passou por muito sofrimento e entende como é difícil. Ele quer e pode ajudar a sair da depressão. Jesus pode restaurar a alegria perdida e a motivação para viver (Isaías 61,1-3).


Deus restaurou a alegria de Noemi quando lhe deu uma nova família através da bondade de Rute e Boaz. Deus deu ânimo a Elias, mostrando-lhe que não estava sozinho; ele ganhou um companheiro no ministério chamado Eliseu. Deus deu coragem a Jeremias para continuar a profetizar e o livrou do castigo do resto do povo de Israel. Deus fortaleceu Paulo, enviando-lhe amigos com boas notícias do fruto do seu trabalho.


Se você está com depressão ou conhece alguém que está, saiba que Deus quer ajudar. Procure também alguém experiente, como um pastor ou um psicólogo, que pode lhe ajudar a lutar contra a depressão. Vencer a depressão passa principalmente por mudar os pensamentos (Romanos 12,2), mas às vezes há sintomas físicos que precisam ser tratados com medicação. Isso não é errado, o corpo também sofre com a depressão.

 

Como vencer a depressão com estas 4 promessas de Deus


A depressão é uma fase muito difícil na vida mas a Bíblia pode lhe ajudar. Vários homens de Deus na Bíblia ficaram deprimidos mas Deus lhes ajudou.


Estas quatro promessas de Deus podem lhe ajudar a vencer a depressão:

 

1. Você não está sozinho


“Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".” - Hebreus 13,5

 

Mesmo nos momentos de maior tristeza, quando você se sente sozinho, Deus está com você. Não há nada que pode separar você do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Ter depressão não significa que Deus lhe abandonou. Em todos os momentos da vida Deus está do seu lado para lhe ajudar.

 

2. Deus vai lhe consolar 


“Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” - Mateus 5:4


Deus é um Deus de amor e vai lhe consolar. Jesus viveu na terra como um homem e também sentiu tristeza. Ele entende como você se sente (Hebreus 2:17-18). Você pode confiar em Deus, Ele não lhe vai machucar. Deus vai lhe curar e dar o consolo que você precisa.

 

3. A alegria vai voltar 


“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” - Salmos 126,5-6 


A tristeza não dura para sempre. Pode parecer que não vai acabar, mas vai! Deus promete que vai! Sua tristeza vai ser transformada em alegria (Salmos 30,11). Acredite e espere pacientemente pela alegria de Deus.

 

4. Você tem um futuro 


“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” - Jeremias 29,11


Há esperança para você! Deus tem planos bons para você. Quando você não consegue encontrar esperança para o futuro, confie em Deus. Seu futuro está nas mãos de Deus e Seus planos para você são muito bons (Romanos 8,28). O povo de Israel também não via saída, mas Deus lhes abriu o Mar Vermelho! Deus vai fazer um milagre e transformar sua vida.


“O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.” - Isaías 61,1-3.

 

Como posso ser mais feliz? 3 passos


Para ser mais feliz você precisa de Jesus. A verdadeira felicidade vem de uma vida guiada por Jesus. Mesmo as pessoas mais felizes passam por tempos de tristeza, mas a alegria de Deus ajuda a superar essas fases.


A Bíblia mostra três coisas que você pode fazer para ser mais feliz:

 

1. Focar em Deus


Toda verdadeira felicidade vem de Deus. Ele lhe ama e enviou Seu Filho para lhe salvar do pecado! (Salmos 32,1-2) Se você ama Jesus e o aceitou como seu salvador, a Bíblia está cheia de promessas de Deus para sua felicidade: 


a- Você é salvo – Jesus lhe livrou da condenação e do castigo eterno do pecado!

b - Há esperança em Jesus – a tristeza e o sofrimento não vão durar para sempre, um dia Deus vai restaurar toda a alegria.

c - Deus dá vida eterna – no Céu não haverá mais tristeza nem sofrimento

d - Jesus está com você – o Deus Todo-Poderoso, cheio de amor, nunca lhe vai abandonar, mesmo na tristeza!

e - Quando você está em baixo, você pode se lembrar dessas promessas. A tristeza vai e vem, mas Deus promete felicidade eterna! E você pode começar a sentir essa alegria hoje, com esperança (Salmos 34,8).

 

2. Analisar sua vida


A felicidade também depende de sua atitude. Deus quer que você seja feliz mas existem algumas coisas que podem diminuir sua felicidade: 


a - Ingratidão – um segredo muito importante para ser feliz é lembrar-se das bênçãos de Deus e agradecer por elas – Salmos 92,1-2

b - Pensamentos ruins – se você só pensa nas coisas ruins do mundo, não será feliz! Lembre-se das coisas boas, nobres, puras e agradáveis do mundo – Filipenses 4,8

c - Pecado – a culpa e as consequências do pecado trazem infelicidade; se você tem pecado, confesse para Deus e peça Sua ajuda para viver de maneira correta. 

d - Inveja – a falta de contentamento tira a felicidade; aprenda a desfrutar das bênçãos que você tem; o contentamento traz felicidade.

e - Falta de comunhão com Deus – passar tempo com Deus, lendo a Bíblia e orando, ajuda a ver o que realmente é importante e traz paz

f - Acreditar em mentiras – o diabo tenta tirar sua felicidade com mentiras; para se libertar dessas mentiras, você precisa conhecer a Bíblia. 


A Bíblia diz que você pode renovar sua mente, mudando seus pensamentos (Romanos 12,2). Quando você renova sua mente para focar mais nas coisas de Deus, você encontra uma felicidade mais profunda.

 

3. Amar o próximo


A felicidade precisa ser partilhada para crescer! A Bíblia diz que há mais felicidade em dar que receber (Atos dos Apóstolos 20:35). Não guarde a alegria só para si. Alegre as pessoas à sua volta, dê amor e carinho. Aprenda a ficar feliz com a felicidade dos outros. A felicidade mais profunda vem quando você para de pensar só em si e investe na felicidade dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário