sábado, 29 de julho de 2017

Quem são os irmãos de Jesus?

Quem são os irmãos de Jesus?




Os católicos acreditam que Maria teve somente um filho, Jesus Cristo, e que permaneceu sempre virgem, antes, durante e após o parto.

Como conciliar, porém, essa verdade de fé, sempre ensinada pela Igreja Católica, com os trechos dos Evangelhos que falam dos "irmãos" de Jesus?

Alguns trechos das Sagradas Escrituras aludem aos supostos 'irmãos' de Jesus. A fé católica ensina que Maria teve somente um filho: Jesus. E que permaneceu sempre virgem, antes, durante e após o parto. Trata-se de verdades de fé que devem ser aceitas por todos os católicos. Todavia, diante do ensinamento da Igreja, como explicar o versículo 55 do Evangelho de Mateus quando indaga: "Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José Simão e Judas?" (Mt 13,55) Ou, justificar a seguinte afirmação da Carta de São Paulo aos Gálatas, "depois, três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Cefas, e fiquei com ele quinze dias. Não me encontrei com nenhum outro apóstolo, a não ser com Tiago, irmão do Senhor." (cf. 1, 18-19)?

A resposta para esta dúvida poderemos encontrar em Jo 19,25; Mt 27,55-56 e Mc 15,40. Vejamos:

“Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.” João 19,25 (Bíblia NVI).

“Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena”. (Biblia NTLH)

“Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu. Mateus 27,55-56. (Bíblia NVI).

“Algumas mulheres estavam ali, olhando de longe. Eram as que tinham acompanhado Jesus desde a Galileia e o haviam ajudado. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, a mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu”. Mt 27,55-56 (Biblia NTLH).

“Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José.” Marcos 15,40 (Bíblia NVI).

“Algumas mulheres também estavam ali, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, que era mãe de José e de Tiago, o mais moço.” Marcos 15,40 (Biblia NTLH)

Comparando os versículos percebemos que são quatro mulheres no pé da cruz de Cristo. São elas: Maria – mãe de Jesus; Salomé – esposa de Zebedeu e mãe de João e de Tiago, e provavelmente irmã de Maria, a mãe de Jesus, citada por João; Maria – esposa de Clopas ou Alfeu e mãe de Tiago e de José e Maria Madalena.

Analisando alguns personagens citados.

Alfeu ou Clopas ou ainda Cleopas – Conforme a tradição Católica Apostólica Romana ele era o irmão de José, o pai adotivo de Jesus Cristo. Marido da outra Maria e pai de Tiago (o menor e quem escreveu a Epístola de Tiago) e de José, este provavelmente disputou o lugar de Judas - o traidor - com Matias.

Maria (a outra) – esposa de Alfeu e mãe de Tiago e de José. Conforme a tradição Católica Apostólica Romana ela era prima de Maria, a mãe de Jesus.

Zebedeu - Um pescador galileu, marido de Salomé e pai de, Tiago Maior e João, o discípulo amado, dois dos discípulos de Jesus (Mt 4:21; Mc 27:56; Mc 15:40). Parece ter sido um homem de algum prestígio em Cafarnaum, possuía dois barcos (Lc 5,4; Mc 1,20). Não mais é mencionado depois do chamado dos seus filhos.

Salomé esposa de Zebedeu e mãe de Tiago o maior e de João o discípulo amado. Poderia ter sido irmã de Maria – mãe de Jesus – comparando-a com os três versículos.

Se realmente Salomé era a irmã de Maria conforme João e comparando com Marcos e Mateus então os filhos Tiago maior e João eram primos de Jesus. E Tiago menor e José também eram seus primos conforme a tradição da Igreja Católica Apostólica Romana.

A Bíblia não cita filhos de Maria e sim irmãos de Jesus. E sabemos que a palavra irmão tem os seguintes significados - Pode ser filhos do mesmo pai e da mesma mãe ou do mesmo pai, mas de mães diferentes ou ainda da mesma mãe, mas de pais diferentes. Ou ainda parentes até terceiro grau conforme Gênesis onde fala que Abraão era irmão e Tio de Ló:

Era irmão:

Gn 14:14-16 - Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã... E tornou a trazer toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e a sua fazenda, e também as mulheres, e o povo.

Gn 13,8 – “Então Abrão disse a Ló: ‘Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! ’

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Era Tio:

Gn 11:27 - E estas são as gerações de Tera: Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló.

Gn 12:5 - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.

Gn 14:12 - Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e a sua fazenda e foram-se.

Sendo assim fica difícil confirmar realmente se Maria teve ou não outros filhos.

No livro Apócrifo (não inspirado) a História de José - o Carpinteiro é contado por Jesus Cristo no Monte das Oliveiras para os apóstolos Ele descreve toda a história de José, seu pai adotivo e fala dos seis filhos que José teve no seu primeiro casamento. Ele cita os seguintes nomes: Tiago, José, Judas e Simão e fala que José teve duas filhas. José era viúvo quando casou-se com Maria.

Diante dos fatos citados acima eu deixo aberto para que cada um tira suas conclusões e respeitando-os conforme suas crenças.


Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário