segunda-feira, 31 de julho de 2017

Quem é o autor da Bíblia e quem a escreveu?





Para achar a resposta para questões muito importantes de quem é o autor da Bíblia e quem a escreveu (as respostas para estas questões não são as mesmas), nós começaremos de 2 Timóteo onde lemos:


2 Timóteo 3,16 - “Toda a Escritura é divinamente inspirada...”


A palavra “Escritura” na passagem acima é outro nome para o livro que hoje nós chamamos de Bíblia. O que o versículo acima nos diz é que toda a Bíblia (“toda a Escritura”), foi divinamente inspirada. A frase “divinamente inspirada” é na verdade uma palavra do texto grego, “theopneustos". Essa palavra é composta pela a palavra “theos” que significa Deus e a palavras “pneustos” que significa respirar. Portanto, quando a Bíblia diz que é “theopneustos”, significa que ela é “inspirada por Deus”, é concepção de Deus, ideia de Deus. Portanto, o autor da Bíblia é Deus quem a inspirou, a concebeu, de autoria dele.


Agora, é claro que alguém pode perguntar: “Como é Deus o autor da Bíblia já que eu li que foi escrita por Paulo, João e etc.? A Bíblia novamente nos dá a resposta. Assim, 2 Pedro 1,20-21 nos diz:


2 Pedro 1,20-21 - “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”


Antes de nós olharmos mais de perto, devemos primeiro ter certeza que nós compreendemos completamente o que “profecia da Escritura” significa. A razão pela qual eu digo isso é porque a palavra profética é usada hoje quase sempre para falar sobre coisas do futuro. Contudo, essa palavra não é apenas de uso Bíblico. Biblicamente falando, “profetizar” significa falar de coisas que vêm diretamente do terreno espiritual (Uma vez há duas forças no terreno espiritual, a Bíblia faz distinção entre a verdadeira profecia que vem de Deus, o Pai de Jesus Cristo e a falsa profecia que vem do inimigo de Deus, o diabo). Se o que é dito é sobre o futuro ou não, não é relevante.


Tendo esclarecido o que profecia significa, nós podemos facilmente entender o que “profecia da Escritura” significa: simplesmente significa a Bíblia como um todo, como a soma das profecias separadas que compõe isso. Assim, o que 2 Pedro nos diz é que nenhuma parte da Bíblia (“nenhuma profecia da Escritura”), veio da vontade do homem. Isso significa que não foi Paulo, por exemplo, que um dia decidiu sentar e escrever uma carta aos Efésios. Se isso aconteceu assim, Efésios seria escrito pela vontade do homem, o que a Bíblia elimina. Para encontrar como Paulo e os outros fizeram suas contribuições para a Bíblia nós não temos a não ser que continuar lendo a mesma passagem. A resposta está na última parte do versículo 21 onde nós somos informados da profecia da Escritura, ou seja, a Bíblia foi escrita por homens santos de Deus que falaram movidos pelo Espírito Santo. Portanto, quem escreveu a Bíblia? Os homens santos de Deus. Como eles escreveram isso? Eles foram movidos por Deus, que é o Espírito Santo. Então sim, Paulo, João e os outros foram os escritores da Bíblia. Mas eles não são os autores. O autor da Bíblia é Deus, que moveu pessoas como Paulo, Pedro e João que escreveram o que Ele queria, o que Ele autorizou. E se você perguntar como Deus os moveu, Gálatas nos dá as respostas para o caso de Paulo que também é o mesmo dos outros:


Gálatas 1,11-12 - “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, MAS PELA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO...”


O modo que Deus moveu essas pessoas não foi por possessão, pois Deus nunca possui ninguém (I Coríntios 14,32-33). Pelo contrário, foi por revelação. Em outras palavras, Deus disse a Paulo o que escrever e Paulo sentou-se para escrever. Quem, portanto, escreveu Gálatas? Paulo. Quais ideias, assinatura e autoria Gálatas apoia? De Deus. Portanto, quem é o autor? Deus é o autor. E quem eram os homens, iguais a Paulo e os outros que contribuíram para a Bíblia? Eles eram os escritores que escreveram o que o autor, Deus, os disse. É por isso que a Bíblia, embora sendo escrita por muitos, tem um e mesmo autor: DEUS. É igual ao diretor e a secretária. A secretária escreve o que o diretor a diz. Quem faz a escrita? A secretária. Contém as ideias de quem? As do diretor que portanto, é o autor. E como um diretor pode ter muitos escritores, também Deus tinha muitos escritores para escrever o que Ele queria.



Portanto, para concluir: Toda a Bíblia ou Escritura é inspiração de Deus, tem Deus como o autor e foi escrita por pessoas que eram movidas por Deus, ou seja, por revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário