quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Diabo existe?



O Diabo existe?



Sim, o Diabo existe. Ele é o “governante do mundo”, uma criatura espiritual que se tornou má e se rebelou contra Deus. (João 14,30; Efésios 6,11-12) A Bíblia revela a personalidade do Diabo por usar os títulos e descrições a seguir:

• Satanás, que significa “Opositor”. — Jó 1,6.
• Diabo, que significa “Caluniador”. — Apocalipse 12,9.
• Serpente, que na Bíblia simboliza “Enganador”. — 2 Coríntios 11,3.
• Tentador. — Mateus 4,3.
• Mentiroso. — João 8,44.

Não é um princípio do mal

Para alguns, Satanás, o Diabo, é apenas um princípio do mal que existe dentro de nós. No entanto, a Bíblia registra uma conversa entre Deus e Satanás. Visto que Deus é perfeito, ele não poderia estar falando com uma parte má de si mesmo. (Deuteronômio 32,4; Jó 2,1-6) De modo similar, Satanás tentou Jesus, que não tinha pecado. (Mateus 4,8-10; 1 João 3,5) Assim, a Bíblia mostra que o Diabo é uma pessoa real, e não apenas uma personificação do mal.

Devemos ficar surpresos por muitos não acreditarem na existência do Diabo? De forma alguma, pois a Bíblia diz que Satanás usa métodos enganosos para alcançar seus objetivos. (2 Tessalonicenses 2,9-10) Uma de suas maiores artimanhas tem sido cegar muitas pessoas, fazendo com que não acreditem em sua existência. — 2 Coríntios 4,4.

Outros conceitos equivocados sobre o Diabo
Mito: Satanás trabalha para Deus, como se fosse um “advogado de acusação”.

Fato: O Diabo é inimigo de Deus, não seu servo. Satanás, o Diabo, se opõe e acusa falsamente aqueles que servem a Deus. — 1 Pedro 5,8; Ap 12,10.

Os demônios existem?

Sim. Os demônios são “anjos que pecaram”, criaturas espirituais que se rebelaram contra Deus. (2 Pedro 2,4) O primeiro anjo a se tornar um demônio foi Satanás, o Diabo, a quem a Bíblia chama de “governante dos demônios”. — Mateus 12,24.26.

Rebelião nos dias de Noé

A Bíblia registra uma rebelião de anjos antes do Dilúvio nos dias de Noé: “Os filhos do verdadeiro Deus começaram a notar as filhas dos homens, que elas eram [belas]; e foram tomar para si esposas, a saber, todas as que escolheram.” (Gênesis 6,2) Esses anjos maus, ou decaídos, “abandonaram a sua própria moradia correta” no céu e se materializaram em corpos humanos a fim de ter relações sexuais com as mulheres. — Judas 6.

Quando ocorreu o Dilúvio, os anjos rebeldes abandonaram seus corpos humanos e voltaram ao céu. Mas eles foram expulsos da família de Deus. E, como parte dessa punição, os demônios não podem mais assumir forma humana. — Efésios 6,11-12.

Deus criou o Diabo?

A Bíblia mostra que Deus não criou o Diabo. Ele criou a pessoa que se tornou o Diabo. A Bíblia diz o seguinte sobre Deus: “Perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” (Deuteronômio 32,3-5) Dessa declaração podemos concluir que Satanás, o Diabo, já foi perfeito e correto, um dos filhos angélicos de Deus.

Em João 8,44, Jesus disse que o Diabo “não permaneceu firme na verdade”, indicando que Satanás numa determinada época era verdadeiro e puro.

No entanto, assim como todas as outras criaturas inteligentes de Deus, o anjo que se tornou Satanás tinha a liberdade de escolher entre o certo e o errado. Por escolher se opor a Deus e incitar o primeiro casal humano a se juntar a ele, esse anjo fez de si mesmo Satanás, que significa “Opositor”. — Gênesis 3,1-5; Apocalipse 12,9.

Onde vive o Diabo?

Visto ser uma criatura espiritual, o Diabo vive num domínio invisível. Mas isso não se refere a um inferno de fogo onde ele atormenta os maus,

“Uma guerra no céu”

Por um tempo, Satanás, o Diabo, tinha livre acesso ao céu, podendo até mesmo comparecer diante de Deus com os anjos fiéis. (Jó 1,6) Mas a Bíblia predisse que haveria uma “guerra no céu” que resultaria em Satanás ser expulso de lá e “lançado à terra”. (Apocalipse 12,7-9, Missionários Capuchinhos).

Tanto a cronologia bíblica como os acontecimentos mundiais confirmam que essa guerra já aconteceu. O Diabo agora está restrito à vizinhança da Terra.

Isso quer dizer que o Diabo vive num lugar específico em nosso planeta?

Por exemplo, a Bíblia diz que a antiga cidade de Pérgamo era ‘onde estava o trono de Satanás’ e ‘onde Satanás morava’. (Ap 2,13) Na verdade, essas expressões talvez se referissem à concentração da adoração de Satanás nessa cidade. A Bíblia diz que o Diabo governa sobre “todos os reinos da terra”. (Lucas 4,5-6) Ele não vive em nenhum lugar físico na Terra, mas está restrito à vizinhança dela.

O Diabo pode controlar os humanos?

A influência do Diabo e dos demônios sobre a humanidade é tão grande que a Bíblia diz: “O Maligno controla o mundo inteiro.” (1 João 5,19, New Century Version) A Bíblia identifica os métodos usados pelo Diabo para influenciar as pessoas.

• Engano. A Bíblia aconselha os cristãos a “lutar contra as artimanhas do diabo”. (Efésios 6,11) Uma de suas artimanhas é enganar as pessoas, levando-as a acreditar que seus agentes na verdade são servos de Deus. — 2 Coríntios 11,13-15.
• Espiritismo. O Diabo desencaminha as pessoas por meio de adivinhos, astrólogos e médiuns espíritas. (Deuteronômio 18,10-12) O uso de drogas, o hipnotismo e as técnicas de meditação que esvaziam a mente também expõem as pessoas ao controle demoníaco. — Lucas 11,24-26.
• Religião falsa. As religiões que ensinam doutrinas falsas enganam as pessoas, levando-as a desobedecer a Deus. (1 Coríntios 10,20) A Bíblia chama essas crenças de “ensinos de demônios”. — 1 Timóteo 4,1.
• Possessão demoníaca. Na Bíblia, encontramos relatos de espíritos maus que assumiram o controle de humanos. Em alguns casos, as pessoas endemoniadas ficavam cegas ou mudas, ou até machucavam a si mesmas. — Mateus 12,22; Marcos 5,2-5.

Como evitar a influência do Diabo

Você não precisa viver com medo do controle demoníaco, pois a Bíblia mostra como é possível ter êxito em se opor ao Diabo:

• Aprenda a reconhecer os métodos, ou “desígnios”, do Diabo. — 2 Coríntios 2,11.
• Obtenha o conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia, e ponha em prática o que aprender. Aplicar os princípios bíblicos o protegerá da influência do Diabo. — Efésios 6,11-18.
• Livre-se de qualquer coisa ligada a atividades demoníacas. (Atos 19,19) Isso inclui livros, revistas, pôsteres, filmes e músicas que promovem o espiritismo.

Por que Deus não destrói o Diabo?

SE VOCÊ pudesse aliviar o sofrimento de alguém, faria isso? Voluntários que prestam ajuda a humanitária se apressam para aliviar o sofrimento e salvar a vida de pessoas totalmente estranhas. Você talvez se pergunte: ‘Por que Deus não destrói logo o Diabo, que é o responsável por tanto sofrimento?’

Para responder essa pergunta, imagine um julgamento de grande repercussão. O assassino, desesperado para atrasar o processo, alega que o juiz é desonesto no modo como preside seu tribunal e até mesmo afirma que ele está subornando os jurados. Por isso, permite-se que inúmeras testemunhas deponham.

O juiz sabe que o processo — demorado e complexo — causará muita inconveniência e gostaria de encerrar o caso sem atraso. Mas ele percebe que, para chegar a uma decisão que estabelecerá um precedente para possíveis casos futuros, as duas partes envolvidas devem ter tempo suficiente para apresentar seus argumentos.

Como essa situação se aplica ao desafio que o Diabo — também chamado de “dragão”, “serpente” e “Satanás” — lançou contra Deus, “o Altíssimo sobre toda a terra”? (Apocalipse 12,9; Salmo 83,18) Quem é realmente o Diabo? Que acusações ele fez contra Deus? E quando Deus vai acabar com ele?

A necessidade de um precedente.

No início, aquele que se tornaria o Diabo era uma pessoa espiritual perfeita, um anjo de Deus. (Jó 1,6-7) Ele se tornou o Diabo quando ficou obcecado pela ambição egoísta de ser adorado pelos humanos. Então, desafiou o direito de Deus governar, chegando a insinuar que Ele não merecia ser obedecido.

Acusou os humanos de servirem a Deus só quando eram subornados com bênçãos. Alegou que todas as pessoas ‘amaldiçoariam’ o Criador diante de dificuldades. — Jó 1,8-11;2,4-5.
Para responder essas acusações de Satanás, seria preciso mais do que uma demonstração de força. Na verdade, destruir o Diabo no jardim do Éden talvez tivesse indicado para alguns observadores que o Diabo estava certo. Então Deus, que tem autoridade absoluta, deu início a um processo legal para eliminar qualquer dúvida na mente de todos os observadores.

Em harmonia com seus princípios e justiça perfeita, Deus disse que cada lado produziria suas próprias testemunhas. O tempo concedido tem dado aos descendentes de Adão uma chance de viver e de testemunhar a favor de Deus por escolherem manter a integridade a Ele motivada por amor, apesar de quaisquer dificuldades.

Quanto tempo falta?

Jeová Deus sabe muito bem que os humanos continuarão sofrendo enquanto esses procedimentos legais estiverem em andamento. Mas ele está decidido a encerrar o caso o mais breve possível. A Bíblia o descreve como “o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo”. (2 Coríntios 1,3) Fica claro que “o Deus de todo o consolo” não vai permitir que o Diabo viva mais do que o necessário, nem que os efeitos de sua influência continuem. Por outro lado, Deus não vai eliminar o Diabo antes do tempo, sem que o tribunal universal tenha declarado o caso encerrado.

Quando as questões finalmente estiverem resolvidas, o direito de Jeová governar terá sido vindicado por completo. O caso contra Satanás servirá para sempre como base jurídica. Se surgir de novo um desafio similar, o julgamento envolvendo Satanás poderá ser apontado como um exemplo que não precisará ser repetido.

No momento certo, Jeová Deus mandará seu Filho Jesus Cristo eliminar o Diabo e desfazer todas as suas obras. A Bíblia fala do tempo em que Cristo vai “entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. Pois ele tem de reinar até que Deus lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada”. — 1 Coríntios 15,24-26.

Felizmente, a Bíblia promete que haverá condições paradisíacas na Terra inteira. As pessoas viverão como era o propósito original de Deus, num paraíso pacífico. “Os próprios mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz.” Realmente, “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. — Salmo 37,11.29.

Pense na perspectiva maravilhosa que a Bíblia apresenta para os servos de Deus: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Ap 21,3.4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário