quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

COMO É O MUNDO ESPIRITUAL.

COMO É O MUNDO ESPIRITUAL.



Você já ficou pensando em como é o mundo espiritual e quem está lá? Se já, você não é o único. Por milhares de anos, os humanos desenvolveram muitas crenças sobre esse assunto. Alguns acreditam que o céu é um lugar de paz e tranquilidade, onde moram os anjos e as pessoas boas que já morreram. Outros acham que é o lar de seus antepassados, que merecem ser lembrados e respeitados. E muitos creem que o mundo espiritual é o lugar onde moram milhões de deuses.

Também, alguns dizem que é impossível saber a verdade sobre o mundo espiritual porque ninguém nunca veio de lá para contar como é. Mas isso não é verdade. Antes de Jesus vir à Terra, ele existia no céu, no mundo espiritual. Ele disse a alguns líderes religiosos dos seus dias: “Desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (Jo 6,38) Ele também disse aos seus apóstolos: “Na casa do meu Pai há muitas moradas.” (Jô 14,2) Ele podia dizer isso porque conhecia o céu pessoalmente.


Quando Jesus falou de seu Pai, ele estava se referindo a Deus, e a “casa” dele fica nos céus. (Sl 83,18). Assim, a Santíssima Trindade é melhor para descrever como é o mundo espiritual. Revelaram muitas coisas sobre o céu a alguns servos fiéis do passado. Fizeram isso por meio de visões impressionantes.

Ao ler sobre essas visões, lembre-se de que o mundo espiritual é diferente do mundo físico. Não dá para ver ou tocar as coisas do mundo espiritual. Mesmo assim, quando Deus transmitiu visões do céu a alguns homens, ele usou imagens de coisas materiais. Ele preferiu explicar o mundo espiritual de um modo que nós podemos entender. Essas visões vão nos ajudar a conhecer melhor os que vivem nas “muitas moradas” do mundo espiritual.

Visões do invisível mundo espiritual

A Bíblia contém várias visões impressionantes sobre o céu. Ler sobre essas visões é como abrir uma janela para ver o mundo espiritual. Você vai se surpreender com o que a Bíblia diz. É claro que nem tudo nessas visões deve ser entendido ao pé da letra. Mas elas vão ajudar você a entender como é o céu e como as pessoas que vivem lá podem influenciar a sua vida.

O DEUS ALTÍSSIMO

“Vi um trono no céu, e alguém estava sentado no trono. Aquele que estava sentado tinha a aparência de pedras de jaspe e de sárdio, e ao redor do trono havia um arco-íris de aparência semelhante à esmeralda.” — Apocalipse 4,2.3.

“Havia uma luz resplandecente em todo o seu redor, como a de um arco-íris numa nuvem num dia chuvoso. Essa era a aparência da luz resplandecente que havia ao redor. Parecia a glória de Deus.” — Ezequiel 1,27.28.

Essas visões do apóstolo João e do profeta Ezequiel mostram a grandeza do Deus Altíssimo. Dá até para visualizar as imagens usadas nessas visões: um arco-íris, um trono magnífico e lindas pedras preciosas. Isso nos ajuda a entender que a presença de Jeová é impressionante, de tirar o fôlego, mas ao mesmo tempo transmite tranquilidade e uma sensação de bem-estar.

Tudo isso combina com as palavras do salmista: “Deus é grande e digno de todo louvor. Ele inspira temor, mais do que todos os outros deuses. Todos os deuses dos povos são deuses sem valor, mas Jeová é aquele que fez os céus. Na sua presença há majestade e esplendor; no seu santuário há força e beleza.” — Salmo 96,4-6.

Fica claro que é o Deus Altíssimo. Mesmo assim, ele quer que nos aproximemos dele por meio da oração, e nos dá a certeza de que ele nos ouve. (Salmo 65,2) Deus nos ama e se preocupa conosco. Por isso, o apóstolo João escreveu: “Deus é amor.” — 1 João 4,8.

JESUS ESTÁ AO LADO DE DEUS

“[Estevão, que era seguidor de Cristo,] cheio de espírito santo, olhou fixamente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, e disse: ‘Estou vendo o céu aberto, e o Filho do homem em pé à direita de Deus. ’” — Atos 7,55-56.

Estevão teve essa visão pouco depois que Jesus morreu. Ele estava falando com os mesmos líderes religiosos judeus que planejaram a morte de Jesus. Essa visão confirmou que Jesus estava vivo no céu. Ele tinha sido ressuscitado e estava numa posição privilegiada. Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu: “[Deus] levantou [Jesus] dentre os mortos e o fez sentar-se à sua direita nos lugares celestiais, muito acima de todo governo, autoridade, poder, domínio e todo nome que possa ser dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que virá.” — Efésios 1,20-21.

A Bíblia não fala só da posição importante que Jesus tem. Ela também mostra que ele, assim como seu Pai, tem muito carinho pelas pessoas na Terra. Enquanto estava aqui, Jesus curou os doentes e ressuscitou os mortos. Ele deu a sua vida por nós, e isso foi uma prova do seu amor por Deus e pelos humanos. (Efésios 2,4-5) Agora, Jesus está ao lado de Deus e, em breve, vai usar sua autoridade e abençoar todas as pessoas obedientes.

ANJOS SERVEM A DEUS

O profeta Daniel disse: “Continuei olhando até que foram colocados tronos, e o Antigo de Dias se sentou. . . . Mil vezes mil o serviam, e dez mil vezes dez mil estavam de pé diante dele.” — Daniel 7,9.10.

Nessa visão, Daniel viu milhões de anjos diante de Deus. Deve ter sido uma visão fascinante! Os anjos são seres espirituais incríveis. Eles são muito inteligentes e poderosos. Existem diferentes tipos de anjos. A Bíblia fala, por exemplo, dos querubins e dos serafins. Anjos são mencionados mais de 250 vezes na Bíblia.

Os anjos não são humanos que morreram e depois foram viver no céu. Deus criou os anjos muito antes de criar o primeiro ser humano. Quando ‘os alicerces da Terra foram lançados’, ou seja, quando a Terra foi criada, os anjos já existiam, e a Bíblia diz que eles deram gritos de louvor. — Jó 38,4-7.

Os anjos fiéis continuam servindo a Deus hoje. Eles participam no trabalho mais importante que está sendo realizado na Terra: a pregação das boas novas do Reino de Deus. (Mateus 24,14) Isso foi revelado numa visão que o apóstolo João teve. Ele escreveu: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, e ele tinha boas novas eternas para declarar aos que moram na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.” (Apocalipse 14,6) Hoje os anjos não falam com as pessoas como faziam no passado. Mas eles ajudam os que pregam as boas novas a encontrar pessoas sinceras.

SATANÁS ENGANA MILHÕES DE PESSOAS.

“Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalharam, mas eles não venceram, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim, foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está enganando toda a terra habitada. Ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele.” — Apocalipse 12,7-9.

O céu nem sempre foi um lugar tranquilo. No começo da história humana, um anjo passou a ter um forte desejo de ser adorado. Ele se opôs a Deus e se tornou Satanás, que significa “Opositor”. Outros anjos também fizeram isso e se tornaram demônios. Satanás e os demônios são extremamente perversos. Eles rejeitaram as orientações amorosas de Jeová e levaram a maioria das pessoas na Terra a fazer o mesmo.

Esses anjos maus são imorais, corruptos e cruéis. Eles odeiam os humanos e já contribuíram para muito sofrimento aqui na Terra. Por exemplo, Satanás matou os animais e os servos de Jó, um homem fiel do passado. Depois, ele causou “um forte vento” que derrubou a casa onde estavam os dez filhos de Jó. Todos eles morreram. Além de todo esse mal, Satanás ainda atacou Jó com “furúnculos dolorosos, desde a sola dos pés até o alto da cabeça”. — Jó 1,7-19; 2,7.

Mas a boa notícia é que, em pouco tempo, Satanás será destruído. Ele já foi lançado para a Terra e “sabe que lhe resta pouco tempo”. (Apocalipse 12,12) Satanás está condenado à morte!

HUMANOS QUE VÃO PARA O CÉU

“[Jesus] comprou pessoas para Deus, de toda tribo, língua, povo e nação, e fez deles um reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra.” — Apocalipse 5,9-10.
Jesus não foi o único a ser ressuscitado para viver no céu. Algumas pessoas da Terra também vão para lá. Jesus disse aos seus apóstolos fiéis: “Vou embora para preparar um lugar para vocês. Também, . . . virei novamente e os levarei comigo, para que, onde eu estiver, vocês também estejam.” — João 14,2-3.

Os humanos que vão para o céu têm um trabalho a fazer. Junto com Jesus, eles vão fazer parte de um Reino que governará sobre toda a Terra. Eles farão coisas maravilhosas por nós. Jesus falou desse Reino para seus seguidores quando ensinou a oração-modelo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” — Mateus 6,9-10.

BÊNÇÃOS DO CÉU PARA OS HUMANOS

O apóstolo João escreveu: “Ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Veja! A tenda de Deus está com a humanidade. . . . Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’” — Apocalipse 21,3-4.

Essa visão fala do futuro. Os governantes do Reino de Deus, ou seja, Jesus e os humanos que vão para o céu, acabarão com a influência de Satanás e transformarão a Terra em um Paraíso. Todo o sofrimento e a tristeza da humanidade vão ser coisas do passado. Até a morte vai deixar de existir!

Mas bilhões de pessoas já morreram e não vão ser ressuscitadas para viver no céu. O que vai acontecer com elas? No futuro, elas vão poder viver para sempre no Paraíso na Terra. — Lucas 23,43.

VOCÊ NÃO PRECISA TER MEDO DOS DEMÔNIOS

Milhões de pessoas estão escravizadas a superstições e ao medo de espíritos maus. Para se proteger, elas usam amuletos, talismãs e poções mágicas. Mas você não precisa recorrer a essas coisas. O Deus verdadeiro, Jeová, é muito mais poderoso do que Satanás. Se você confiar em Jeová, ele vai proteger você. A Bíblia nos garante: “Os olhos de Jeová percorrem toda a terra, para mostrar a sua força a favor daqueles que têm o coração pleno para com ele.” — 2 Crônicas 16,9.

Aprender sobre o que agrada a Deus e colocar isso em prática é a chave para ganhar a proteção dele. Por exemplo, no tempo dos apóstolos, os cristãos na cidade de Éfeso juntaram todos os seus livros de magia e os queimaram. (Atos 19,19-20) Do mesmo modo, para que Deus nos dê sua proteção, precisamos jogar fora qualquer objeto relacionado a práticas demoníacas. Isso inclui talismãs, amuletos, livros sobre ocultismo, santinhos e quaisquer pingentes ou colares de “proteção”.


A Bíblia diz: “Sujeitem-se a Deus; mas oponham-se ao Diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4,7) Como você pode se sujeitar a Deus? Por obedecer e servir a ele. Se fizer isso, pode ter certeza que Satanás e os demônios não vão controlar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário