domingo, 8 de março de 2015

MANSÃO DOS MORTOS



No Novo Testamento da Bíblia cristã, encontramos relatos que Jesus Cristo "ressuscitou dentre os mortos" (At 3,15; Rm 8,11; 1 Cor 15,20). Logo, anteriormente a sua ressurreição, ele foi à morada dos mortos, chamada de Mansão dos Mortos.

A Mansão dos Mortos é descrita pela Bíblia, como o inferno, o Seol ou o Hades, visto que os que lá se encontram estão privados da visão de Deus, segundo o Catecismo.

Já para os evangélicos protestantes, apesar do Inferno, Hades e Seol terem o mesmo significado, Deus tem visão plena de tudo, inclusive do Hades, pois se preocupou em enviar seu Filho, após a morte e antes da ressurreição, até lá. Quando Cristo morreu na cruz teve em mãos a "chave da morte". Palavreado simbólico do domínio de todos os planos. Inclusive, do inferno. Apocalipse 1,18.

Quem está no Hades, aguarda também o julgamento final e de lá não sairá até que este momento chegue. Quem está lá não tem acesso ao mundo daqueles que em paz dormem e vice -versa (Lucas 16,19-31)
A Bíblia cita:

O apóstolo Paulo escreveu a efésios: "Jesus desceu às profundezas da terra. Aquele que desceu é também aquele que subiu" (Ef 4,9-10).

Segundo o Catecismo da Igreja Católica Jesus conheceu a morte como todos os seres humanos e com a sua alma esteve com eles na Mansão dos Mortos. Mas para lá foi como Salvador, proclamando a boa notícia aos que ali estavam aprisionados e, vencendo a morte, dali ressuscitou (dos mortos) no terceiro dia.

"A Boa Nova foi igualmente anunciada aos mortos…" (1Pd 4,6).

Para a igreja católica a Mansão dos Mortos e o inferno não são o mesmo lugar, uma vez que estando no inferno de lá não se pode sair, e a mansão dos mortos era onde estavam todos os justos que morreram antes da morte de Jesus. Assim o céu existia, mas nenhum homem antes havia entrado, Deus estreia ele, uma vez que é todo homem e todo Deus, simbolismo encontrado nas cortinas que se rasgam no templo, que seriam as portas do céus se abrindo, após a morte de Jesus na Cruz. Assim quando Jesus desce a mansão dos mortos ele busca todos os justos e os levam para o céu. Homilia datada do século IV, presente na hora santa, da manhã do sábado da aleluia, dos religiosos, narra o encontro de Jesus e dos justos, especialmente de Adão.

Concluindo:

As palavras Seol, Hades e inferno significam cemitério. A mansão dos mortos é um estado de espera onde estão todos os justos e os injustos que morrem à espera da segunda vinda do Salvados Jesus.

Ai sim, no final dos tempos, surgirá um lago de fogo onde o diabo, o anticristo e o falso profeta serão jogados e atormentados eternamente conforme Ap 20,10 ("E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."); também foram jogados no lago de fogo a morte e o inferno conforme Ap. 20,14 ("E a morte e o inferno (cemitério) foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.") e os que não foram encontrados no livro da vida conforme Ap 20,15 ("E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.).

Fechando a conclusão conforme o Apocalipse a trindade satânica será atormentada eternamente no lago de fogo enquanto que os não encontrados no livro da vida serão jogados no lago do fogo mas não serão atormentados como muitos falam mas serão consumidos pelo fogo. quanto a morte e o inferno (cemitério) também não existirão mais pois ambos serão consumidos pelo fogo. 

Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário