segunda-feira, 9 de março de 2015

09 - A morte e a "falsa ressurreição" do anticristo



Depois de 3 anos e meio, o anticristo será ferido com uma ferida mortal. Porém, a ferida será curada "milagrosamente" pelo próprio diabo, simulando uma "ressurreição" do anticristo, na tentativa de imitar a verdadeira Ressurreição de Cristo. Assim, o anticristo, agora com seu corpo possuído 100% por Satanás, passa a governar os 3 anos e meio restantes da Tribulação. Está em Apocalipse 13,3-4 e 7-8:

3.Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta,
4. e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?
7. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.
8. E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Nos versículos acima encontra-se mais um detalhe importante. Essa será mais uma tentativa de Satanás de imitar a Deus, que ressuscitou Jesus três dias depois de sua morte. Satanás "ressuscitará" (sabemos que Satanás não tem o poder de dar vida) o anticristo incorporando-se nele e curando-o da ferida mortal.

Apesar de não ter poder de criar nada, lembrem-se de que um demônio pode muito bem tirar uma doença que ele mesmo pôs em alguém de modo a enganá-la e também pode transformar a matéria. Em Êxodo 8,1-18, vemos que os demônios imitavam a Deus o quanto puderam transformando a matéria, mas chegou a um ponto que o Poder de Deus se mostrou evidentemente maior, e eles não puderam mais transformar a matéria para produzir o mesmo efeito das pragas que Deus enviara ao Egito:

·                     Êxodo 8,18

"Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos, nos homens e nos animais."

Ou seja, em suas limitações, o diabo curará a ferida mortal do anticristo. Até então, o anticristo fica debilitado por conta da ferida, mas não morre na realidade, mesmo porque (veja mais adiante) o anticristo será atirado vivo no lago de fogo e enxofre, quando finalmente morrerá.

Porém, Satanás é mestre em enganar. A única paternidade na Bíblia associada a Satanás é da mentira. Em outras palavras, Satanás segue enganando a humanidade até o seu último minuto. Este será o ápice do governo do anticristo na terra, agora sendo o próprio Satanás. Por isto, a segunda metade da Tribulação é chamada de Grande Tribulação.

Este ato de Satanás revela seu desespero porque sua derrota final para Jesus Cristo está próxima. Este é o sentido de Apocalipse 12,12:

"Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta."


Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário