terça-feira, 28 de outubro de 2014

QUAL PARENTESCO ENTRE ÁRABES E JUDEUS?



Nos estudos históricos não bíblicos ha referencias de um povo chamado literalmente "vagabundos das areias" (Ara-Bar). Esse era o vocábulo com o qual o povo egípcio designava todos os nômades semitas que giravam em volta do Egito, que depois darão origens aos árabes, e hebreus. outros antropólogos defendem que os dois povos são, ao mesmo tempo, os "habiru" nômades presentes em todo Oriente próximo, em 2000 e 2200 a.C. A partir deste ponto de vista, portanto é difícil separar a etnia dos árabes e os hebreus. São ambos  povos semitas, nascidos no mesmo contexto.

No mundo Bíblico existe a figura de Abraão, o pai espiritual das três religiões monoteísticas:
- Judaísmo,
- islamismo,
- cristianismo.

Da história de Abraão fica evidente também que ele não é só pai espiritual de hebreus e árabes, mas também pai carnal. A Bíblia conta, em Gênesis, que Abraão não podia ter filhos com sua esposa Sara. Esta, recorrendo a uma espécie de prática moderna da "barriga de aluguel", pede ao marido que tenha um filho com a escrava Agar. nasce então Ismael (pai dos ismaelitas, depois conhecido como muçulmanos ). Mais tarde também Sara conseguirá ter um filho (Isaac). O texto de Gênesis conta que ouve conflitos entre Agar e Sara e por causa disso Abraão teve de mandar embora Agar, contra a sua vontade, com o filho Ismael. Os dois vão então para o deserto, mas sempre protegidos por Deus que conforta Agar dizendo que também Ismael vai dar origem a um grande povo. Isso significa que temos duas alianças, uma feita com Abraão e sua descendência (Isaac, Jacó...) e outra similar com Ismael e seus descendentes, muçulmanos. 

Depois, na sequência da narração bíblica, se dá muita ênfase na Aliança com os patriarcas, mas também não deixa de ser mencionado o sucesso da outra aliança com Ismael: Isaac encontra com seu irmão Samuel, na vida adulta; Ismael participa do enterro de Sara e também de Abraão; quando Ismael morre é descrito como o justo.

Quem disse que os árabes descendem de Ismael é o próprio Maomé. supõe-se que uma separação entre os dois povos tenha acontecido quando uma parte da descendência de Abraão vai para o Egito. onde vive pacificamente. Depois a situação do Egito modifica-se quando Moisés com o povo Hebreu sai do Egito e volta para a Palestina, onde formam uma nova realidade social e histórica.

Da parte árabe, os vestígios arqueológicos dizem que os primeiros reinos surgem com os Mineus e os Sabeus, na Península Arábica, onde se estabilizaram as tribos nômades.

São vários os elementos que testemunham a origem comum, antropologicamente falando, dos dois povos. A raiz comum se dá também no campo religioso. Prova disso é que o próprio Moisés é evocado até mesmo no nome dos Muçulmanos (Moslen), que reconhecem Moisés como profeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário