domingo, 26 de outubro de 2014

O QUE É A BÍBLIA


Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas sim uma biblioteca que destaca a aliança e o plano de salvação de Deus para com a humanidade.  palavra Bíblia provém do grego biblos e significa livros, quando usamos a palavra "Bíblia", nos referimos a esse conjunto de livros.

É conhecida também como Sagradas Escrituras e trata de diversos assuntos: orações, rituais, história, sabedoria, exortações e até mesmo poesia..., tudo em grande harmonia - já que é inspirada por Deus - relacionando o homem com o único e verdadeiro Deus, e vice-versa.

A Bíblia é muito antiga e o conteúdo de suas histórias rremete-se a acontecimento de antes do século XV a.C. (antes de Cristo), que foram transmitidos por tradição oral, mas passaram a ser redigidos a partir do século II a.C., com o surgimento da escrita hebraica e até o final do século I d. C. (depois de Cristo). Esse, aliás, o motivo pelo qual muitas passagens são difíceis de serem compreendidas, obrigando-nos, ás vezes, a recorrer a cursos Bíblicos ou outros livros de apoio. Ela foi escrita em aproximadamente 1.600 anos, mais  de 80 autores e em três idiomas: aramaico, hebraico e grego.

Para os judeus, a Bíblia é composta de 39 livros, para os católicos 73 livros e para os protestantes 66 livros. Cada um desses livros foi escritos em épocas diferentes e cada livro, sobretudo o do Antigo Testamento, tem uma gênesis complicada e nem sempre é possível dar uma data exata. Por exemplo, a data de composição da história contada pelos livros de Samuel, que contêm parte parte daquilo que os estudiosos chamam "história deuteronomística", é definida por alguns como tendo sido desenvolvida em 800 a. C., par outros que foi escrita na época do Exilo na Babilônia, em 500 a.C. Esse é apenas um exemplo, mas vários livros, sobretudo do Antigo Testamento, apresentam problemas de discordância entre os especialistas. Muitas vezes um mesmo livro foi escrito em diversas fases, e por isso, não é possível determinar uma data com precisão.

Apresento a seguir um quadro geral, sobre a composição dos livros da Bíblia. Lembre-se, porém, que é apenas um quadro estimado não exato. 

900 - 700 a.C. - Ciclos de narrativa: tradições orais e escritas, elaborado por um grupo de autores proféticos-sacerdotais. Ciclo de Abraão, Jacó, história de José, história do Êxodo, ciclo da tomada da terra, Gênesis e Números.

A partir de 700 a.C - Escribas reais que recolhem as sentenças e provérbios de Salomão e continuam a compor salmos par a liturgia no Templo. Têm início a obra deuteronomística da história, escrita em Jerusalém nos livros de: Deuteronômio, Juízes, Livro de Samuela, Reis e Crônicas.

580 a 540 a.C. (Exílio da Babilônia) - Revisão da obra Deuteronomistica. Ampla interpretação da história desde o inicio até o exílio. O livro das Lamentações. Nasce a obra sacerdotal, inspirada na teologia do profeta Ezequiel, com os livros Jeremias e o Dêutero-Isaías. 

A partir de 450 a.C. - As diferentes obras sobre a história de Israel são reunidas em parte dos livros históricos da Bíblia.

400 a. C. - Composição final do pentateuco. Obra histórica da Crônicas e literatura profética nos livros de Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Isaías. o Saltério recebe novos salmos e também os livros de Provérbios, Jó, Rute, Jonas e Cânticos.

330 a 63 a.C -  Os livros de Ester, Daniel, Macabeus, Eclesiastes, Tobias, Judite e Baruc.

50 d.C. - 1 e 2 a carta de Paulo aos Colossenses.

50 a 95 d.C. - Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Outras do Novo Testamento.

100 d.C. - Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário