sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 17 – DAVI, O FUGITIVO.



HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 17 – DAVI, O FUGITIVO.

À medida que Davi obtinha sucesso em todos os seus  empreendimentos, Saul começava a ficar com medo dele – “Saul, vendo-o tão engenhoso, teve medo dele”.“(1Sm 18,15). Preparou laços para derruba-lo”- “Vou dar-lhe Micol, pensava Saul, para que e–a“lhe seja uma armadilha, e ele caia na mão dos filisteus. Saul disse, pois, a Davi pela segunda vez: Agora vais tornar-te meu genro”. (1Sm 18,21) e por fim tentou mata-lo com ap”opria lança – “Saul, então, arremessou-lhe a lança, procur–n“o ceit-lo na parede; Davi desviou-se e a lança clamravar-se na parede. Davi esquivou-se e fugiu naquela mesma noite”. (1Sm 19,10).
Davi começou um dos períodos m”is difíceis de sua vida. Fez uma fuga desesperada do rei Saul e seu exercito. Como Davi se comportou nessa fuga? Que ele fez? Como ele sentiu? E quais foram suas falhas?

1.    SUA AMIZADE COM JÔNATAS.

“O homem cercado de muitos amigos tem neles su” desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão”. (Pr 18,24).

Como nos vale muito um verdade”ro amigo na hora da angustia! Jônatas apegou-se a Davi com o amor muito grande – “Tendo Davi acabado de falar com Saul, a alm– “e Jônatas apegou-se à alma de Davi, e Jônatas começou a amá-lo como a si mesmo”. (1Sm 18,1). Ele era bem diferente de seu pa” Saul. Era um homem de nobre caráter, herdeiro do trono e vitorioso nas batalhas.

Veja as atitudes de Jônatas ara com Davi.

a)    “Tirou o seu manto, deu-o a Davi, bem como a s“a armadura, sua espada, seu arco e seu cinto”. (1Sm 18,4);
b)    “Jônatas falou bem de Davi ao s”u pai, e ajunt“u: Que o rei não faça mal algum ao seu servo Davi, pois que ele nunca te fez mal algum. Ao contrário, prestou-te grandes serviços”. (1Sm 19,4);
c)    “Então Jônatas falou: Por Javé,”Deus de Israel! Amanhã ou depois de amanhã sondarei meu pai. Se tudo for favorável a ti e eu não te avisar, então o Senhor me trate com todo o seu rigor! E se meu pai te quiser fazer mal, avisar-te-ei da mesma forma; deixar-te-ei então partir e poderás estar tranqüilo. Que o Senhor esteja contigo, como esteve com meu pai!” (1Sm 20,12-13);
d)    “Não temas, porque não te atingirá a mão de me“ pai. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o teu segundo; meu pai bem o sabe”. (1Sm 23,17).

Davi chorou pela morte de jôn”tas e fez uma lamentação. Reconheceu a Jônatas como irmão – “Compôs então Davi o seguinte cântico fúnebre sobre Saul e seu filho Jônatas, Jônatas, meu irmão, por tua causa meu coração me comprime! Tu me eras tão querido! Tua amizade me era mais preciosa que o amor das mulheres.” (2Sm 23,17).

2.    SUA BONDADE PARA COM SAUL.

a)    Davi mostrou seu bom caráter.

O próprio Saul reconheceu a bondade de Davi – “Acabando Davi de falar, Saul disse-lhe: É esta a tua voz, ó meu filho Davi? E pôs-se a chorar. Tu és mais justo do que eu, replicou ele; fizeste-me bem pelo mal que te fiz.” (1Sm 24,17-18).

Þ     Temor a Deus – Davi tinha muito respeito àquilo que Deus fazia. Ele reconhecia  que Deus ungira a Saul   só o próprio Deus poderia destruí-lo – 1Sm 24,5-6.
Þ     Respeito a autoridade -  “Então Davi saiu por sua vez e bradou atrás de“Saul: Ó rei, meu senhor! Saul voltou-se para ver, e Davi inclinou-se, prostrando-se até a terra”. (1Sm 24,9). Davi fez de tudo para reconciliar-se com Saul. Teve oportunidade de eliminar o seu inimigo,mas não fez. Argumentou (1Sm 24,14-15;26,18-19), e fez aliança com ele (1Sm 24,21-22).

b)    Mostrou sua prudência.

Davi não quis resolver o problema com as próprias mãos (1Sm 24,9-10), deixou com Senhor, o justo Juiz. Não havia um espírito de vingança ou malvadeza no seu oração. Por duas vezes o Senhor lhe entregou Saul (1Sm 26,12).

Þ     Em-Gedi – dentro de uma caverna, Davi cortou a orla do manto de Saul, mas não tirou sua vida (1Sm 2434).
Þ     Zile – Saul estava no seu acampamento, cercado pelos seus saldados (1Sm 26,5). Davi entrou e tomou sua lança e a brilha da água (1Sm 26,12), mas não lhe fez mal. Saul também reconheceu que Davi seria o novo rei de Israel (1Sm 24,20).

3.    SUAS FALHAS.

Uma coisa que a Bíblia não faz é esconder ou omitir as falhas dos homens de Deus. Davi cometeu falhas. Mesmo que tentemos justifica-las, devido às circunstancias , elas nos ensinam princípios bíblicos:

a)    Ele mentiu.

Þ     A Aquimelec, o sacerdote (1Sm 21,1-6) – para receber ajuda de alimento, Davi mentiu ao sacerdote. Esta mentira custou a vida do sacerdote e de toda a sua família (1Sm 22,18-19).
Þ     A Aquis, rei de Gate (1Sm 27,8-12) – Davi feria os inimigos de Israel, as dizia  a Aquis que feria os amigos de Israel. Mais tarde, ele não ode construir o templo, pois foi um homem que derramou muito sangue (1Cr 22,8).

b)    Ele fingiu-se de louco. (1Sm 21,10-15).

Para escapar das mãos do inimigo, Davi fez um verdadeiro teatro, fingindo-se de louco.

c)    Ele cometeu poligamia. (1Sm 25,42-43).

A poligamia não é aprovada por Deus (Mt 19,4-6; 1Tm 3,2). Todos os homens que a praticaram sofreram muito.

4.    SUAS EXPERIENCIAS EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS.

Os salmos que Davi escreveu durante a fuga (Salmos: 34, 52, 54, 56, 57, 59 e 142) abrem-nos as cortinas para os bastidores de sua alma, mostrando-nos os seu sentimentos e condições espirituais.

a)    Sentimentos .

Þ     Temores – Sl 34,4;
Þ     Momentos de aflições – Sl 34,6.19);
Þ     Tribulação – Sl 34;
Þ     Opressão – Sl 56,1;
Þ     Esmorecimentodo Espírito.

b)    Condições espirituais.

Þ     Homem de oração – em quase todos estes salmos encontramos os verbos : buscar, clamar, orar, invocar, suplicar.
Þ     Homem que sabia louvar no meio das angustias –(Sl 34,1 e 54,6).
Þ     Homem de grande confiança em Deus (Sl 56,4,11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário