sábado, 8 de fevereiro de 2014

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 16 – O PREPARO DE DAVI PARA O TRONO.



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 16 – O PREPARO DE DAVI PARA O TRONO.

Tendo Deus rejeitado Saul, escolheu e preparou para o trono Davi, filho de Jessé, o belemita. Ele era o mais novo entre oito irmãos, um jovem de belo aspecto, elegante, de grande força física, homem de guerra, prudente no falar. Valente, excelente musicista, poeta e homem segundo o coração de Deus – “Jessé mandou usca-lo e o fez entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.” (1Sm 16,12); “E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (At 13,22).

1.    DAVI, O PASTORZINHO, ESCOLHIDO (1Sm 16; Sl 23).

(Aprendendo a ter comunhão e confiança em Deus num lugar solitário)

Como foi que Deus achou Davi? “Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (At 13,22)

a)    Deus não se baseou:

Þ     Na aparência externa (1Sm 16,7);
Þ     No status (1Sm 16,10-11) – A posição e destaque de uma pessoa não são os aspectos mais importantes par Deus (1Cor 1,26-29)
Þ     Na experiência – Davi era o mais moço e foi esquecido quando todos os seus irmãos desfilaram diante de Samuel (1Sm 16,11a).

b)    Deus baseou-se:

Þ     Na sua sensibilidade espiritual – “...homem segundo o meu coração...” (At 13,22) – Davi estava sintonizado ao coração de Deus. No trabalho de pastor de ovelha, ele entendeu o amor e cuidado de Deus, o verdadeiro pastor, por suas ovelhas. Inspirado nestas experiências, ele compôs um dos mais conhecidos cânticos de amor e confiança que temos – o Salmo 23. Davi aprendeu:

·         De onde vem o sustento (vs. 1-3);
·         Quem guia no meio dos perigos (v. 4);
·         Quem livra dos inimigos (vs. 5-6).

O seu relacionamento com Deus era: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Sl 23,1).

Þ     Na sua disposição para trabalhar  com fidelidade – “...que fará toda a minha vontade” (At 13,22).

Davi estava cuidando das ovelhas do pai (1 Sm 16,11b); passando noites frias no campo, com leões e ursos por perto. Ali ele desenvolveu coragem e confiança no Senhor, ao enfrentar os perigos. Sua responsabilidade é vista em não deixar as ovelhas sozinhas (1Sm 17,20.28).
Deus precisa de homens e mulheres para a sua obra, alguém que se coloque na brecha – “Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém”. (Ez 22,30).

2.    DAVI E O CONFRONTO COM O GIGANTE GOLIAS (1Sm 17).

(Aprendendo a lutar na frente da batalha)

a)    Golias, um inimigo assustador – (1Sm 17,11.24).

·         A sua altura era de 03 metros (seis cavados e um palmo) – “Saiu do acampamento dos filisteus um campeão chamado Golias, de Get, cujo talhe era de seis côvados e um palmo”. (1Sm 17,4);
·         A sua couraça pesava 70 kg (cinco mil circulo) – “Trazia na cabeça um capacete de bronze e no corpo uma couraça de escamas, cujo peso era de cinco mil ciclos de bronze”. (1Sm 17,5);
·         A ponta de sua lança pesava 06kg (seiscentos ciclos) – “O cabo de sua lança era como o cilindro de um tear, e sua ponta pesava seiscentos ciclos de ferro. Um escudeiro o precedia”. (1Sm 17,7);
·         Suas palavras eram ameaçadoras – “E ajuntou: Lanço hoje este desafio ao exército de Israel: daí-me um homem para lutarmos juntos!” (1Sm 17,10); “Vem, continuou ele, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” (1Sm 17,44).

b)    Davi, uma pequena funda e uma grande confiança – (1Sm 17,45-47).

Davi já conhecia o poder de Deus – “O Senhor, acrescentou, que me salvou das garras do leão e do urso, salvar-me-á também das mãos desse filisteu. Vai, disse Saul a Davi; e que o Senhor esteja contigo!” (1Sm 17,37), e estava muito adestrado no uso de sua funda. O bom uso daquela pequena funda, com Deus, derrubou o gigante.
Podemos ter pequenos recursos em nossas mãos, mas se nos prepararmos para usa-lo bem, com a ajuda do Senhor, o inimigo será vencido!

3.    DAVI NO PALÁCIO DO REI SAUL (1Sm 18-19).

(Aprendendo a conviver com sucesso sem perder a humildade e dependência divina)

a)    Sua música afugentava espíritos malignos  - (1Sm 16,23);
b)    Seu nome e vitória eram tema de musica popular – (1Sm 18,7;21,11);
c)    Tinha bom êxito em tudo que fazia – (1Sm 18,14);
d)    Era amado pelo povo  - (1Sm 18,16; 18,5).

O poder e a fama não lhe subiram à cabeça. Davi demonstrou humildade e maturidade (1Sm 18,18). Pois era consciente que seu sucesso vinha do Senhor (1Sm 16,18;18,14).

4.    DAVI, LIDER DE REFUGIADOS (1Sm 22,1-5).

(Aprendendo a liderar em circunstancias desfavoráveis).

Ajuntava-se a Davi todos os homens que estavam em aperto, endividados, amargurados de espírito. Era cerca de quatrocentos homens e ele tornou-se o LIDER do grupo.

a)    Buscando orientação do Senhor na hora das decisões:

Þ     O caso de Ceila (saqueada pelos filisteus) – “Disseram a Davi: Os filisteus estão atacando Ceila e pilhando as eiras”. (1Sm 23,1) – Davi consultou ao Senhor se deveria lutar contra os filisteus. A resposta foi positiva, ma os homens não estavam apoiando Davi (1Sm 23,3). E agora que fazer? Davi tornou a consultar o Senhor e novamente a resposta foi positiva.desta vez liderados apoiaram e voltaram vitoriosos.
Þ     O caso de Siceleg  (saqueada pelos amalequitas) – “Tendo Davi e seus homens chegado a Siceleg ao terceiro dia, com sua tropa, tinham os amalecitas feito uma incursão no Negeb e em Siceleg, ferindo e incendiando a cidade. Haviam tomado as mulheres e todos os que ali se achavam, desde o menor até o maior; não mataram ninguém, mas levaram todos cativos para a sua terra. Davi e seus homens, ao chegarem, encontraram a cidade incendiada, e suas mulheres, filhos e filhas levados cativos.” (1Sm 30,1-3) – Davi consultou ao Senhor –  “Davi consultou o Senhor: Devo perseguir essa gente? Alcançá-la-ei? Persegue-os, respondeu o Senhor; tu os alcançarás certamente e os vencerás.” (1Sm 30,8).

Há decisões difíceis de tomar, mas quando buscamos ao Senhor recebemos orientações – “Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; aconselhar-te-ei, tendo-te sob a minha vista. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio; de outra forma não se sujeitarão.” – (Sl 32,8-9).

b)    Buscou provisões de alimentos para os liderados.  (1Sm 25,2-8).

Davi e seu bando protegiam fazendeiros e vilas na fronteiras, e recebiam alimento em roca – “No entanto, esses homens nos trataram sempre muito bem, e jamais nos fizeram mal algum, nem nos causaram prejuízo durante todo o tempo que estivemos com eles no campo. Pelo contrário, serviram-nos de defesa, dia e noite, durante todo o tempo em que estivemos com eles apascentando os rebanhos. Vê, pois, o que tens a fazer, porque nosso amo e toda a sua casa está ameaçada de ruína, e ele é um malvado com quem não se pode falar.” (1Sm 25,15-17). Um certo fazendeiro muito rico, chamado Nabal, não quis ajudar; Davi poderia ter morrido todos os homens daquela fazenda  - “Ora, Davi dissera: Em vão, pois, guardei tudo o que esse homem possuía no deserto, sem que lhe fosse tirada coisa alguma! E ele paga-me o bem com o malDeus trate com todo o seu rigor os inimigos de Davi! E que ele não me poupe, se de hoje até amanhã eu deixar vivo um só homem de tudo o que pertence a Nabal!” (1Sm 25,21-22), não fosse a sabedoria de Abigail naquele momento. Mas a vingança veio mesmo do Senhor – “Dez dias depois Nabal, ferido pelo Senhor, morreu”. (1Sm 25,38).

c)    Buscando refrigério no Senhor”na hora das pressões.  (1Sm 30,6).

“Davi afligiu-se em extremo, porque os seus queriam apedrejá-lo, estando todos amargurados por causa da perda de seus filhos e filhas. Mas Davi se reconfortou no Senhor, seu Deus.”. (1Sm 30,6).



Nenhum comentário:

Postar um comentário