sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 07 – ENFRENTANDO O INIMIGO



VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 07 – ENFRENTANDO O INIMIGO

“O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas.” (1Tm 4,1).

        I.            INTRODUÇÃO.

Iniciamos dizendo da nossa saudade e da nossa lamentação pelos companheiros e companheiras de ministério, nossos irmãos e irmãs que já não estão conosco no caminho da sã doutrina, aqueles que foram levados pelos espíritos mentirosos, pelos ensinos falsos de enganadores e pela ingenuidade de aventuras que os desviaram pelas sendas tortuosas do desencanto, da decepção, da vergonha e da frustração. Essa realidade acontecida com eles mostra a ação dos espiritos do anticristo hoje, como no passado, a qual foi prevista e ao mesmo tempo confrontada na visão de Jesus, nos ensinos apostólicos e na revelação do Espirito Santo pela palavra de Deus.

Abrimos nosso coração para todos eles para dizer que os amamos e oramos por sua volta aos braços de Crsito e à tradição doutrinária dos apóstolos, ensinada por nosssa igreja.

A atuação do erro está presente, nesta geração, não somente pelo frutificar das falsas doutrinas, mas também pelo espírito exacerbado de revolta, de divisão e de interesses humanos, o qual  tem corroido a paz e a harmonia da igreja, corpo de Cristo. A imaturidade espiritual de muitos cristãos os faz agitar-se como um mar revolto e inquieto, o qual espuma a sua própria sujuidade. Veja Efesios 4,14-16 e Judas 10-13 – “14. Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores. 15. Mas, pela prática sincera da caridade, cresçamos em todos os sentidos, naquele que é a cabeça, Cristo. 16. É por ele que todo o corpo - coordenado e unido por conexões que estão ao seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria - efetua esse crescimento, visando a sua plena edificação na caridade.” (Ef 4,14-16); “10. Estes, porém, falam mal do que ignoram. Encontram eles a sua perdição naquilo que não conhecem, senão de um modo natural, à maneira dos animais destituídos de razão. 11. Ai deles, porque andaram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro caíram no erro de Balaão e pereceram na revolta de Coré. 12. Esses fazem escândalos nos vossos ágapes. Banqueteiam-se convosco despudoradamente e se saciam a si mesmos. São nuvens sem água, que os ventos levam! Árvores de fim de outono, sem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas! 13. Ondas furiosas do mar, que arrojam as espumas da sua torpeza! Estrelas errantes, para as quais está reservada a escuridão das trevas para toda a eternidade!” (Jd 1,10-13). Os falsos mestres e suas doutrinas são escoadouros nos rios cristalinos da fé e da sã doutrina.

Vamos estudar esta lição equilibrando o amor cristão com o zelo doutrinário.

      II.            COMO RECONHECER O ANTICRISTO.

“18. Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora. 19. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos. 22. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai. (1Jo 2,18-19,22-23).

A Bíblia nos revela, em muitas de suas passagens, que nosso inimigo está vivo e ativo no meio do povo de Deus, desde tempos antigos. “7. Porque o mistério da iniqüidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. 8. Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda. (2Ts 2,7-8). O inimigo se faz reconhecer por suas ações (“pelos seus frutos os conhecereis) e pela suas doutrinas.

No tempo do apóstolo João, a igreja era bombardeada pelo gnosticismo, doutrina falsa repudiada por ele e pelos demais apóstolos, como Paulo, Judas e Pedro. Os pregadores dessa heresia não criam que Jesus veio em carne por acharem que a “matéria imunda não se une ao espírito”. Ensinavam que houve uma emanação de um dos “aeons” (anjos) e que o homem Jesus recebeu um “aeon” no Seu batismo, sendo que a Sua morte este O abandonou. Ensinavam também que a salvação era só para o espírito  e com isso permitiam a licenciosidade entre seus seguidores (2Pd 2,1-14).

Os agentes do mal não somente se entregavam à impureza, mas se davam às práticas sexuais  promiscuas.  Os agentes do mal com o próprio mal se misturam e devemos conhecê-los. O anticristo tem seus “mestres”, os quais têm surgidos no meio do povo de Deus e na história humana (1Jo 2,18; Ap 2,20-24). Abraçam a fé, ficam nas comunidades cristãs e, por não se converterem, vão embora, como o Simão, o mágico (1Jo 2,19; At 8,9-21).

    III.            COMO ENFRENTAR O ANTICRISTO.
“20. Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas. 21. Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 22. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai.” (1Jo 2,20-23).

Quando o inimigo se apresenta como inimigo, facilmente o enfrentamos; mas quando se manifesta com pele de ovelha, surge a dificuldade. Somos, muitas vezes, levados por suas astúcias e artimanhas.

Em 2Cor 11,13-15 lemos: “13. Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, 14. o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz, 15. parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras.”. Nesses versículos, o apóstolo Paulo adverete os irmãos da igreja de Corinto contra os falsos mestres, que têm a capacidade satánica. Se o inimigo é tão astuto, como enfrentá-lo?

1.       Com a unção e o poder do Espírito Santo.
“Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas.”
Se o inimigo é um ser espiritual, só podemos vencê-lo com armas espirituais. O Espirito Santo é Quem nos dá discernimento e conhecimento para não sermos enganados pelas heresias dos falsos profetas – “1. Caríssimos, não deis fé a qualquer espírito, mas examinai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo. 2. Nisto se reconhece o Espírito de Deus: todo espírito que proclama que Jesus Cristo se encarnou é de Deus; 3. todo espírito que não proclama Jesus esse não é de Deus, mas é o espírito do Anticristo de cuja vinda tendes ouvido, e já está agora no mundo. 4. Vós, filhinhos, sois de Deus, e os vencestes, porque o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4,1-4).

2.       Com o conhecimento da verdade.
“20. Vós, porém, tendes a unção do Santo e sabeis todas as coisas. 21. Não vos escrevi como se ignorásseis a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 22. Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. 23. Todo aquele que nega o Filho não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai”.

Hoje há uma preocuçação muito grande entre nós, pela falta de conhecimento de muitos crentes; isso acontece pelo descaso à palavra de Deus. Embora muitos já tenham a verdade encarnada, Jesus, poucos são os que têm o conhecimento da verdade inspirada, a Bíblia.
Devemos confrontar a mentira das falsas doutrinas com a verdade da palavra de Deus: mentira alguma jamais procede da verdade. Confrontemos a mentira com a confirmação da nossa fé na Pessoa do Filho de Deus, Jesus Crsito (1Jo 2,22-23).

Os gnósticos, entre os quais Cerinto, o que mais hostilizava e atacava a doutrina apostólica, diziam ter “profundo conhecimento” das cousas ocultas – “A vós, porém, e aos demais de Tiatira que não seguis esta doutrina e não conheceis (como dizem) as profundezas de Satanás, não imporei outro fardo.” (Ap 2,24); seu misticismo os fazia ridicularizar a simplicidade dos ensinamento dos evangelhos, principalmente os que se referem à pessoa de Jesus. Eles negavam que Jesus é o Cristo do Deus vivo. Diante dessa heresia, João afirma: “Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho.” (1Jo 2,22). No versículo 23, observamos: “Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai.”.

A base maior da fé cristã é a pessoa de Jesus Cristo, o Messias sofrredor, triunfante e glorioso, O qual veio em carne, morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia, e hoje “está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus.” (Hb 1,3). A confirmação dessa verdade em nosso viver é uma das armas paa enfrenta o inimigo.

    IV.            COMO SE MANTER NO CAMINHO CERTO.
“24. Que permaneça em vós o que tendes ouvido desde o princípio. Se permanecer em vós o que ouvistes desde o princípio, permanecereis também vós no Filho e no Pai. 25. Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26. Era isto o que eu vos tinha a escrever a respeito dos que vos seduzem. 27. Quanto a vós, a unção que dele recebestes permanece em vós. E não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, assim é ela verdadeira e não mentira. Permanecei nele, como ela vos ensinou. 28. E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando aparecer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele, na sua vinda. 29. Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. (1Jo 2,24-29).

A falta da fibra e coragem para preservar a caminhar na doutrina que ouviram é a razão maior do desvio de muitos; outros foram levados  pelo fascínio do misticismo, das chamadas experiência visionárias, muitas delas enganosas e fraudulentas; ainda outros seguiram as veredas das aventuras humanas, motivados pelo seu próprio egoismo e interesses materiais (2Ts 2,9-12).

Vejamos algmas verdades que nos podem manter na senda correta da vida cristã.

1.       Deixemos que a verdade divina permaneça em nós – vs 24-25.
Medidto em expressão “o que ouvistes desde o princípio” e vêm à minha mente dois significados:
a)      Para os cristãos contenporâneos de João, era a doutrina que eles ouviram e receberam desde os primeiros dias de sua fé em Cristo Jesus.
b)      Para nós, é a doutrina apostólica ensinada pelos pioneiros do evangelho no Brasil; pçor ela nossos país se converteram pela qual também nos convertemos a Jesus.

2.       Deixemos que a unção divina nos ensine – (vs 26-27).
Todos nós sabemos que o termo “unção” se refere à pessoa do Espírito Santo, ele está em nós e é o selo de Deus em nossa vida desde a conversão: “Nele também vós, depois de terdes ouvido a palavra da verdade, o Evangelho de vossa salvação no qual tendes crido, fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido.” (Ef 1,13). O Espírito Santo nos ensina quando estamos submissos a Ele no estudo e na obediencia da Bíblia. A pedagogia do Espírito Santo é a palavra de Deus. Temos o Espirito Santo, portanto, devemos deixar espaço para que Ele nos ensine toda a verdade – “Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14,26)

3.       Deixemos que nossa vida seja enraizada em Cristo – ( vs 28-29).
Quero fazer uma comparação: a vida cristã é como uma árvore frondosa e frútifera com raizes bem profundas que lhe dão sustentação contra os ventos procelosos e adversos. Quando essas raizes estão fincadas em Cristo, nossa vida toma o rumo da firmeza e da segurança.

a)      Enraizar nossa vida em Cristo significa permanecer Nele e ter a confiança de que na Sua vinda seremos aprovados (v. 28).
b)      Enraizar nossa vida em Cristo é reconhecer a Sua justiça e vivê-la como evidência de que somos nascidos Dele (v.29).

      V.            CONCLUSÃO.

Esta lição nos incentva a um posicionamento radical contra o sistema doutrinário montado pelo inimigo desde o tempo dos apóstolos, o qual, como câncer, corroi nossa fé, divide nossas igrejas e mata nossa vida espiritual. Todavia, devemos amar aqueles que têm sido levados pelas ondas dos movimentos provocadores das falsas doutrinas e orar por sua volta à simplicidade de Cristo. Quanto aos seus mestres, usemos a sabedoria da Palavra, da oposição e da resistencia a eles – “...ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!” (2Tm3,5); “3. Caríssimos, estando eu muito preocupado em vos escrever a respeito da nossa comum salvação, senti a necessidade de dirigir-vos esta carta para exortar-vos a pelejar pela fé, confiada de uma vez para sempre aos santos. 4. Pois certos homens ímpios se introduziram furtivamente entre nós, os quais desde muito tempo estão destinados para este julgamento; eles transformam em dissolução a graça de nosso Deus e negam Jesus Cristo, nosso único Mestre e Senhor.” (Jd 3-4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário