sábado, 4 de janeiro de 2014

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 11 – ELI: a ruína de uma família – arruinando uma nação.



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 11 – ELI: a ruína de uma família – arruinando uma nação.

Esse episódio retrata um dos mais tristes e vergonhosos momentos na historia do Povo de Deus. O fato ocorreu em Silo, cidade situada entre Siquém e Betel, a qual por muitas décadas tornou-se o centro da atenção dos israelitas, pois lá estava a Arca da Aliança (símbolo visível da presença de Deus junto a nação de Israel). Oi ali que pela primeira vez o Tabernáculo foi montado por Josué, logo o ultimo lugar onde o Tabernáculo funcionou como tal.
Silo foi saqueada e arrasada pelos filisteus, após trágicos acontecimentos. O começo dessa  ruína tem a ver com o fracasso de uma família.

  1. UMA FAMILIA DESTRUTURADA (1Sm 2,12-26).

Eli era um servo consagrado, sendo descendente de Arão, da família eleita por Deus para o sacerdócio permanente. Mas, embora líder renomado, falhou grandemente na função de pai, e a ruína foi inevitável.

a)      Insubmissão dos filhos.

Os filhos, Hofni e Finéias, não respeitavam seu pai, nem o povo de Deus, e muito menos o próprio Deus. A Bíblia destaca dois grandes pecados.

Þ     Sacrilégio – apropriavam-se das ofertas consagradas a Deus, mostrando por elas total desprezo (vs 12-17).

Þ     Imoralidade – “Heli era muito velho; sabia tudo o que faziam os seus filhos com os israelitas, e como eles dormiam com as mulheres que estavam de serviço à entrada da Tenda da Reunião”. (1Sm 2,22).

Na verdade, Hofni e Fineias cometeram um pecado tríplice.

Þ     Contra Deus – violaram sua lei (v. 16 – conf. Lv 9,10);
Þ     Contra o templo – profanaram sua santidade (v. 22);
Þ     Contra o povo – macularam a sacrifício (vs. 15-16);

b)      Omissão dos pais.

Eli foi sumo - sacerdote por 40 anos (20 anos contemporâneo de Sansão e mais 20 anos acumulado à função de juiz). A longevidade do seu ministério demonstra ter sido dotado de sabedoria e autoridade. No entanto, falhou na função de líder familiar. Qual foi sua falha?

Þ     Certamente não foi a falta de exemplo, pois como bem sabemos, Heli foi capaz de influenciar positivamente o menino, Samuel, que criou.
Þ     Sua grande falha foi deixar de disciplinar adequadamente os filhos, permitindo até que continuassem desonrando o sagrado oficio.


  1. UMA SENTENÇA DECRETADA (1 Sm 2,27;3-21).

“Veio um homem de Deus...”  trazendo uma triste mensagem ao velho sacerdote (agora com 96 anos), fazendo-o saber que a profanação de seus filhos e sua omissão em corrigi-los, não apenas ofende a Deus, mas influencia o povo a desprezar a religião: por isso, assim disse o Senhor:

a)      Você me desprezou!  “Por isso, eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: Eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai serviria para sempre diante de mim. Mas agora, diz o Senhor, não será mais assim. Eu honro aqueles que me honram e desprezo os que me desprezam”. (1Sm 2,30).

b)      Você me amou menos que a seus filhos  - “Por que desprezais os meus sacrifícios e as minhas oblações que estabeleci em minha morada? Fazes mais caso dos teus filhos que de mim, engordando-vos com o melhor de todas as ofertas de meu povo de Israel”. (1Sm 2,29)

c)      Você perderá seus filhos em só dia “O que vai acontecer aos teus dois filhos Ofni e Finéias, será para ti um sinal: morrerão ambos no mesmo dia”. (1Sm 2,34)

d)      Seus descendentes morrerão ainda jovens –  “Israel estará cumulado da alegria, e tu verás a angústia em tua casa. Não haverá jamais ancião em tua família!” (1Sm 2,32)

e)      Teus descendentes mendigarão o pão  ás portas do santuário  - “Entretanto, não cortarei todos os teus do meu altar, para que se consumam de inveja os teus olhos e se desfaleça a tua alma; mas todos os outros morrerão na flor da idade”. (1Sm 2,33)

f)        Outro sacerdote tomará  seu lugar “Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e minha vontade. Edificar-lhe-ei uma casa durável, e ele andará sempre diante do meu ungido”. (1Sm 2,35)

Dois anos depois, vendo Deus que Eli, apesar de advertido, pouco tinha feito para mudar a situação de sua família, ratifica sua sentença pelos lábios de Samuel.

  1. UMA TRAGÉDIA GENERALIZADA (1 Sm 4,1-11).

A vida espiritual da naca não era nada boa. Mesmo assim, os lideres dos israelitas acreditavam (mais por orgulho religioso do que por confiança em Deus) que dos céus seria concedida a vitória sobre seus arquinimigos, os filisteus; pelo simples fato de serem conhecidos como o Povo de Deus. Que decepção! Foram derrotados! Em poucas horas morreram 4.000 saldados hebreus.

A derrota deveria servir como alerta de que algo no relacionamento com Deus não ia bem. Era preciso parar, refletir, reconhecer o erro, arrepender-se e confessar. Mas em lugar disso, ainda mais arruinaram ao tentarem chantagear  Deus, mandando trazer a Arca da Aliança para o campo de batalha, reivindicando assim o direito de proteção.

A tragédia em Israel desenvolveu-se de forma drástica:

a)      Os filisteus ganharam a primeira batalha.
b)      Os israelitas confiaram a Hofni e Finéias a sagrada tarefa de conduzirem a Arca do Acordo.
c)      Os filisteus envergonharam os  israelitas, matando 30.000 homens  um só dia.
d)      Os dois sacerdotes (filhos de Heli) morreram defronte a Arca,
e)      Os filisteus capturaram  a Arca (a gloria de  Israel).
f)        O povo de Deus amargou a vergonha de ver o deus Dagon ser exaltado e o Senhor dos Exércitos ser Humilhado.

g)      A tragédia causou a morte de Eli e a destruição de Silo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário