sábado, 28 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 10 – RUTE: uma gentia na genealogia de Jesus.



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 10 – RUTE: uma gentia na genealogia de Jesus.

O livro de Rute, um dos menores do Antigo Testamento, apresenta através dos altos e baixos de uma família que viveu em tempos de apostasia, violência, fome i imoralidade, a grandiosidade da providencia divina, por ação direta ou indireta, rege o destino de Israel, bem como daqueles que se dispõem a obedecer a Deus.

Também em Rute percebemos o cuidado e o propósito de Deus em preparar a linhagem da qual nasceria o messias, bem como uma visão pré-figurada da Redenção Prometida.

  1. A HISTORIA DE UMA FAMILIA – “RETRATO DE UMA NAÇÃO”.

Passaram-se quase cem anos desde a tomada de Canaã. Uma nova geração, liderada por juizes, começava a dar sinais de apostasia. A disciplina de Deus  era iminente (terror, estiagem, fome, mortandade). O desvio do povo precisava ser corrigido. Observando de perto o drama de uma dentre muitas famílias, compreenderemos melhor este triste momento na historia de Israel.

a)      Deixando a Terra Prometida.

Muitos começaram a deixar a Terra Prometida,dentre os quais Elimeleque (“meu Deus é rei), sua esposa Noemi (“ agradável, alegre”) e seus filhos: Malom (“fraqueza”) e Quilom (“raquítico”). Partiram de Belém (“terra do pão”) rum a Moabe, terra dos descendentes de Ló, inimigos de Israel.

A intenção da família era ficar ali por pouco tempo, até que as coisas melhorassem. Mas pouco tempo após a chegada. Noemi ficou viúva e seus filhos resolveram se estabelecer, contraindo núpcias com duas moabitas, Orfa e Rute (Rt 1,4).

A mesma tristeza sente Deus hoje, quando vê seus filhos abandonando a igreja ao menor sinal de dificuldade. Não demora, porem o surgimento de dificuldades ainda maiores no casamento, nos filhos que se desviam, nos negócios e na vida pessoal. “Longe de Deus não há paz”.

b)      Decidido voltar a Israel.

Dez anos depois, viu-se  Noemi completamente desamparada, com a morte dos filhos. Decidiu voltar para Israel, pois confiava que, apesar de empobrecida, envelhecida e abatida,seria bem recebida pelo seu povo.

Orfa e Rute amavam a sogra e estavam decididas a seguir viagem com ela, mas a amargura de Noemi era tamanha que nem podia orienta-las de forma adequada:

“Eis que tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses, disse-lhe Noemi; vai com ela”. (Rt 1,15).

Israel falhou em sua missão de testemunhar a gloria de Deus entre as nações pagãs. Todo aquele que se afasta da vontade de Deus enfraquece o seu testemunho e acaba prejudicando outras pessoas.
c)      Viajando com a sogra.


Ficar em Moabe não era boa opção para as duas viúvas, sem filhos. Mesmo assim,seria preferivelmente a se aventurar com a sogra para  meio de um povo estranho, de costumes e religião diferentes. O amor porem, falou mais alto; assim foi que decidiram seguir Noemi (1,6).

Noemi usou de todos os argumentos possíveis ara faze-las desistirem:

Þ     Orfa aceitou o conselho – era um bom conselho?
Þ     Rute persistiu, abrindo seu coração (1,16-17) – do que ela teria  de abrir a mão?

A decisão de Rute surpreendeu Noemi, e a nós fica a lição que ninguém devemos subestimar,deixando de testemunhar, principalmente se for um parente. Convide-o para ma nova vida  em Cristo Jesus.

  1. O EXEMPLO DE UMA MULHER – “MODELO PARA UM CRISTÃO”.

a)      Companheirismo (1,14) – com muita lealdade, rute partilhava das mesmas lutas, alegrias e dissabores de sua sogra.

Þ     A lealdade e o companheirismo só se evidenciam nas horas de crise.

b)      Amizade. (1,16-17) – este é um dos mais lindos exemplos de amizade registrado na Bíblia. Era capaz de compartilhar a vida, a fé, e até a morte.

Þ     A verdadeira amizade cristã é aquela que resiste ao tempo, distancia e circunstancia.

c)      Testemunho. (2,11-12) – seus atos falavam mais alto do que muitas palavras; e em toda parte era notória a sua fé no Senhor.

Þ     Seu testemunho deve começar  dentro de casa, mas deve ser visível por todos, fora de casa.

d)      Simpatia. (2,14-23) – havia algo em sua vida interior e em sua personalidade que extravasava em seus atos, a todos atraindo.

Þ     Não há necessidade de fingirmos ou usarmos de subterfúgios para cativar pessoas; a comunhão com Cristo produz estas simpatias em nós.

e)      Submissão. (3,1-18) – Rute foi uma mulher equilibrada. Sabia ao tomar decisões próprias e persistir nos seus objetivos, mas sabia também a hora de abrir mão, obedecer, submeter-se.

Þ     É da submissão a Deus, e da submissão a quem Deus ordenar, que tiramos nossa força, ser submisso é ser forte.

f)        Nova vida. (4,1-22) – uma viúva, estrangeira e desamparada passa agora a viver uma nova experiência de vida. Um Remidor, um esposo, um filho, um nome, um lar, ma herança, um único Deus... todas essas coisas estavam além da sua imaginação.

Þ     O encontro com o altíssimo traz mudanças radicais ao nosso estilo de vida. A SUA VIDA JÁ MUDOU?

  1. O SURGIMENTO DE UM REMIDOR – “ANUNCIADA A REDENÇÃO”.

É surpreendente notar como Deus concretiza seus desígnios a despeito das circunstancias desfavoráveis criadas pelo homem. Ele tem em suas mãos o poder e o querer de transformar em bênçãos até mesmo os descaminhos daqueles que buscam com amor – “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios”. (Rm 8,28).

Rute, sem estar ciente, foi trabalhar na lavoura de Boas.

a)      Quem era Boas? 

Era filho (talvez neto) de Salmom e Raabe, parente bem próximo de Elimeleque. Ele era homem rico e temente a Deus.

b)      O que é um Remidor?

Acontece que em Israel as terras eram herança perpetua da família (lei do levirato – Lv 23,25-28), mas Elimeleque abandonou a terra e agora Noemi (e Rute) só poderiam recupera-la se alguém qualificado a remisse, comprando-a para si. Boas era esse parente remidor (resgatador) (Dt 25,5-10).

Þ     Cristo se encarnou, semelhante a Adão para, em lugar de Adão (que falhou), nos resgatar para Deus.

Boas, se apaixonou por Rute e tudo fez, segundo a lei para torna-la como noiva. Também, segundo essa mesma lei (do levirato), dedicou o primogênito à memória e linhagem de Malom, para que a mesma não fosse interrompida. Da união nasceu-lhes Obede, o qual gerou Jessé, pai de Davi.


Þ     Jesus Cristo, o nosso Redentor, é o único qualificado para restaurar a comunhão entre o homem e Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário