sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 08 – DERROTA: suas causas e sua solução.



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 08 – DERROTA: suas causas e sua solução.

Já temos estudado como os filhos de Israel andaram pelo deserto por quarenta anos. Depois da Passagem milagrosa pelo Rio Jordão, chegou a hora tão esperada quando pisarão a terra da promessa – “E o maná cessou (de cair) no dia seguinte àquele em que comeram os produtos da terra. Os israelitas não tiveram mais o maná. Naquele ano alimentaram-se da colheita da terra de Canaã”. (Js 5,12) – e como gostaram de comer das novidades da terra!

Logo descobriram que, ao chegar na terra de Canaã, não podiam descansar, mas sim, lutar! Por causa disso Canaã não pode representar o céu. Canaã, a terra de abundancia, representa para o crente a vida abundante em Cristo, que é também uma vida de luta constante.

  1. DEPOIS DA VITÓRIA... DERROTA!

O povo logo descobriu que tinha de lutar para conquistar a terra, e como notamos no domingo passado, a primeira batalha era contra a grande cidade de Jericó. E que vitória maravilhosa Deus deu ao povo! Então pensaram que seria uma experiência de vitória constante – uma historia de sucesso continuo. Mas não foi assim! E não vai ser assim também párea nós.

De repente encontramos o povo de Israel fugindo, totalmente derrotado pela pequena cidade de Ai. Por que isso acontecera? Josué não podia compreender. Tinha pensado que não haveria mais derrota para Israel. Seria vitória continua. Já pensou? Derrotado pelo povo pequeno de Ai. Deus, que lhes dera uma tremenda vitória contra a grande cidade de Jericó, agora iria deixá-los? Josué não podia entender o que tinha acontecido. O nome de Deus seria desonrado. Outras nações começavam temer o Deus dos israelitas, mas agora zombariam deles.

Mas é bom notar que era a vontade de Deus que houvesse vitória continua em Canaã. Mas o que aconteceu? Ai foi o único lugar de derrota de Canaã, mas não deveria ter acontecido.

Assim é na vida cristã. A vontade de Deus para o crente é que ele tenha uma vida sempre vitoriosa sobre o pecado. Derrota pode acontecer – mas não deve. Deus não o faz incapaz de pecar, mas faz o possível para que o crente não peque.

A experiência do povo de Israel é a nossa experiência também.quando mais obtemos vitória sobre o pecado, mais ficamos expostos aos ataques de Satanás, e se cedemos a ele, experimentamos a triste experiência de derrota. Quando isso acontece, é importante que imediatamente reconheçamos os motivos da derrota.

  1. AS CAUSAS DA DERROTA.

Vamos procurar descobrir os motivos por que  os israelitas foram derrotados em Ai. Assim vamos aprender por que nós, tantas vezes, também somos derrotados em nossa vida espiritual.


a)      Confiança em si mesmos.

Ai era uma cidade tão pequena, especialmente em comparação a Jericó, que já estava em ruínas. Josué enviou alguns homens para subir à cidade de Ai e espiar a situação. Quando voltaram, trouxeram um relatório animador: “Voltando para junto de Josué, disseram-lhe: É inútil o povo todo subir, mas vão só dois ou três mil homens e apoderem-se da cidade. Não se fatigue todo o povo, porque a população da cidade é muito reduzida”. (Js 7,3). Vai ser fácil! Sem duvida este argumento era baseado na opinião que Israel conquistou Jericó. Mas quem foi que ganhou a vitória contra a cidade de Jericó? Foi Deus!

Há sempre um grande perigo quando achamos que fomos nós que ganhamos a vitória – de fato, sem a graça infinita de Deus, não teríamos a força para vencer. Quantas vezes ouvimos pessoas dizer: “Eu consegui vencer este habito”. “Eu consegui fazer aquilo..” – e assim começamos a confiar em nós mesmos.

Que importante lição devemos aprender! Deus tem nos abençoado – nós tem dado vitória sobre o pecado. Temos tido o grande privilegiado de ganhar almas para Cristo. Logo tornamo-nos confiantes em nós mesmos. Cuidado! “Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia”. (1Cor 10,12)

Sem a graça de Deus e o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado, menos as menores tentações serão grandes para nós. Muitas vezes confiamos no passado; precisamos chegar a Deus todos os dias  e depositar de novo toda a nossa confiança nEle.

Quantas vezes nós também sofremos derrotas porque confiamos nas vitórias de ontem, para vencer as batalhas de hoje! Cada dia temos de confiar exclusivamente no Senhor para receber o poder para hoje..

b)     Negligencia de oração.  

É claro neste capitulo (Js7,2)  que Josué deixou de buscar a orientação de Deus. Provavelmente ficou tão entusiasmado com a vitória contra Jericó que só quis sem demora capturar o resto da terra. Quando pensamos que somos fortes, é tão fácil inconscientemente sentir que não precisamos orar! É nessa hora que nos tornamos insensíveis ao pecado. Satanás faz o possível para impedir-nos da oração. Se Josué e o povo tivessem orado, teriam descoberto que havia pecado no seu meio.

Estamos deparando com derrota em nossas vidas cristãs? É porque há pecado em nosso meio, e não somos cônscios deste fato, porque não  temos buscado ao Senhor.

c)      Desobediência à palavra de Deus.

Deus disse aos israelitas que tinham de destruir tudo na cidade de Jericó “Mas guardai-vos (de tocar) no que é votado ao interdito.” – Js 6,18. Más  “Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zara, da tribo de Judá, reteve para si algumas coisas condenadas, e a cólera do Senhor inflamou-se contra os israelitas”. (Js 7,1) – desobedeceu a palavra do Senhor. Mas é interessante notar o que a Bíblia diz: “Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema,” (Js 7,1); “Israel pecou” (Js 7,11). Mas não foi Acã que pecou? Sim, mas os filhos de Israel  eram uma nação – uma família, e quando um membro da nação pecava, então a nação toda estava envolvida.

Isso é uma lição muito importante para nós na Igreja. Quando um membro da comunhão peca, produz efeito em todo o Corpo – afeta todo o mundo. Nenhum membro pode pecar sem afetar a igreja toda. Se um membro da igreja se torna frio espiritualmente, então a temperatura da vida espiritual da Igreja cai.

Vemos este principio em todas as escrituras. Por exemplo, quando Deus enviou Jonas para Nínive para pregar a necessidade de arrependimento, ele desobedeceu e fugiu – “Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e profere contra ela os teus oráculos, porque sua iniqüidade chegou até a minha presença.  Jonas pôs-se a caminho, mas na direção de Társis, para fugir do Senhor. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que partia para Társis; pagou a passagem e embarcou nele para ir com os demais passageiros para Társis, longe da face do Senhor.” (Jn 1,2-3). Com resultado, Deus o castigou enviando uma grande tempestade – “O Senhor, porém, fez vir sobre o mar um vento impetuoso e levantou no mar uma tempestade tão grande que a embarcação ameaçava espedaçar-se”. (Jn 1,4). As vidas dos marinheiros estavam em perigo e provavelmente outros navios naquela baía. Tantas pessoas foram afastadas pela desobediência de um só homem. Numa Igreja, um membro desobediente pode causar a derrota da Igreja toda – “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.”  (1Cor 12,12.26-27)

É interessante notar que Josué era um homem de Deus – “O Senhor estava com Josué, e o seu renome divulgou-se por toda a terra”. (Js 6,27). Mas ele também sofreu derrota por causa da desobediência de um só homem.

“Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice”. (1Cor 11,28).

  1. A SOLUÇÃO PARA A DERROTA.

Já notamos que houve três causas para a derrota, mas há só uma solução. O pecado  tem de ser examinado. Como é terrível o pecado na vida do crente! O único caminho para tratar do mal que trouxe derrota para Israel foi destruí-lo completamente – “Chegando ali, Josué disse: Por que nos confundiste? O Senhor te confunda hoje! Todos os israelitas o apedrejaram. E foram queimados no fogo depois de terem sido apedrejados”. (Js 7,25). Que julgamento terrível! Mas Deus queria mostrar ao seu povo que pecado na vida do povo de Deus é uma abominação aos seus olhos.

Graças a Deus, não vimos na dispensação da lei, mas sim, na de graça – “Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade”. (1Jo 1,9).

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139,23-24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário