quarta-feira, 26 de junho de 2013

FAMÍLIA X BÍBLIA - LIÇÃO 08 - EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DOS PAIS.



“Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.” Pr 22,6.

“1. Eis as ordenações, as leis e os preceitos que o Senhor, vosso Deus, me ordenou ensinar-vos, a fim de que os pratiqueis na terra aonde ides entrar para tomar posse dela. 2. Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando todos os dias de tua vida, tu, teu filho e o filho de teu filho, todas as leis e os mandamentos que te prescrevo, e teus dias serão prolongados. 3. Tu os ouvirás, pois, ó Israel, e cuidarás de cumpri-los, para que sejas feliz e te multipliques copiosamente na terra que mana leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. 4. Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” 6. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. 7. Tu os inculcarás a teus filhos, e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. 8. Atá-los-ás à tua mão como sinal, e os levarás como uma faixa frontal diante dos teus olhos. 9. Tu os escreverás nos umbrais e nas portas de tua casa.” (Dt 6,1-9).

      I.        INTRODUÇÃO.
Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos país estão terceirizando a educação  de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos – “Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada. (Tg 1,5); “A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento.” (Tg 3,17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais.


    II.        EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS.

1.    O que significa educar?
Segundo o Dicionário Howaiss “a palavra educar vem do latim educo e significa ‘criar uma criança’, cuidar, instruir”. Podemos definir educação como ensino e instrução. Não podemos jamais nos esquecer que a Igreja do Senhor tem uma função educadora. Como sal e luz deste mundo ela deve educar e instruir segundo a Palavra de Deus – “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. (Mt 28,19-20). Como cristãos precisamos ser guiados e orientados segundo as Escrituras, pois ela nos protege das sutilezas do Maligno.

2.    Educação Cristã.
Se quisermos uma sociedade melhor, mais justa e solidaria precisamos, como Igreja do Senhor, valorizar o ensino da Palavra de Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã , pois o seu principal objetivo é levar o cristão a conhecer mais a Deus – “Apliquemo-nos a conhecer o Senhor; sua vinda é certa como a da aurora; ele virá a nós como a chuva, como a chuva da primavera que irriga a terra.” (Os 6,3), contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a sociedade. Nesse processo, a participação da liderança é decisiva. Alias, ensinar é um dos deveres do pastor – “Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar.” (1Tm 3,2); “Não convém a um servo do Senhor altercar; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males.” (2Tm 2,24).

3.    A educação nas escolas.
Vivemos em uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. Tais ensinos, nocivos a fé cristã, já fazem  parte do currículo de muitas escolas. Por isso, os pais não podem negligenciar a educação dos seus filhos. Eles precisam, com a ajuda da igreja, ser instruídos para orientar seus filhos – “1. Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. 2. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, 3. para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). 4. Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.” (Ef 6,1-4). Os resultados da educação divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis: milhares de adolescentes grávidas, aumento das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do número de caso de AIDS, etc.


   III.        A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO.

1.    No Antigo Testamento.
A ordem do Senhor aos israelitas era para que estes priorizassem a educação. Os pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito dos atos do Senhor em favor do povo de Israel – “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos”. (Sl 78,5). Assim os filhos, mediante o testemunho dos pais, conheceriam a Deus e aprenderiam e temê-lo – “Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos. Lembra-te do dia em que te apresentaste diante do Senhor teu Deus em Horeb, quando o Senhor me falou, dizendo: ajunta-me o povo, para que ouçam as minhas palavras, e aprendam a temer-me ao longo de toda a sua vida, e o ensinem aos seus filhos.” (Dt 4,9-10). No livro de Josué temos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão – “20. Josué levantou ali as doze pedras tomadas do Jordão. 21. E disse aos filhos de Israel: Quando vossos filhos perguntarem um dia a seus pais: que significam essas pedras? 22. Responder-lhes-eis nestes termos: Israel atravessou o Jordão a pé enxuto, 23. porque o Senhor, vosso Deus, secou diante de vós o leito do Jordão, até que passásseis, do mesmo modo que antes tinha feito ao mar Vermelho, o qual secou diante de nós até que passássemos. 24. Isto, para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa, e para que conserveis sempre o temor do Senhor, vosso Deus.” (Js 4,20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passa a pés secos pelo rio. Ao verem esse memorial, as crianças ouviriam a sua historia e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças. Testemunhando do poder de Deus as próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.

2.    No Novo Testamento.
As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da Lei. Mesmo havendo essas “escolas” a educação no lar era prioridade era prioritária. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou dos ensinos da sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos – “21. Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. 22. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, 23. conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); 24. e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. 39. Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré. 40. O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele. 41. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.” (Lc 2,21-24.39-42). Em sua pré – adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundira os doutores do Templo – “46. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.” (Lc 2,46-47). No Novo Testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no Templo. Temos também o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino – “5. Conservo a lembrança daquela tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também. 6. Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.” (2Tm 1,5-6). “14. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. 15. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. 16. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. 17. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.” (2Tm 3,14-17).

3.    Na atualidade.
Na Igreja Católica é a Catequese e nas Igrejas Evangélicas é a Escola Dominical, ambas, são a maior e as mais acessíveis agencias de educação religiosas. Elas auxiliam todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porem, ambas não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Alias a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua palavra – “1. Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. 2. O primeiro mandamento acompanhado de uma promessa é: Honra teu pai e tua mãe, 3. para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra (Dt 5,16). 4. Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.” (Ef 6,1-4).


  IV.        A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA.

1.    Os filhos são herança do Senhor.
Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de qualidade, pois eles são “heranças do Senhor” e a nossa grande recompensa – “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Sl 127,3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de gratidão, procure ensiná-los e educá-los no temor do Senhor (Ef 6,1-4). Não seja negligente com a educação deles (Pr 22,6).

2.    O ensino da Palavra de Deus no lar.
Os pais são, por natureza, os primeiros professores dos filhos. A criança começa a conhecer a Deus primeiramente através dos pais, por isso, não deixe de fazer o culto domestico. Reserve ao menos 10 minutos por dia para louvar e adorar ao Senhor com seus filhos. Tais momentos são especiais e ajudam a fortalecer a família. Não permita que a televisão ou quaisquer meios de distração impeçam a sua família de desfrutar desses minutos tão especiais.

3.    Leve seus filhos à igreja.
Lamentavelmente muitos pais vão à igreja sem seus filhos. As crianças e os jovens devem ser persuadidos, com amor, a ir a Casa do Senhor. Se ainda na infância forem conduzidos à Casa de Deus, quando jovens darão valor a essa prática saudável – “13. Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. 15. Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará. 16. Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos.” (Mc 10,13-16). A Educação Cristã começa no lar e é fortalecido na Igreja, notadamente na Catequese ou na Escola Dominical.

    V.        CONCLUSÃO.


“Educação é dever do Estado e direito do cidadão”, porém, a educação começa na família. Os pais recebem de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. Aqueles que amam ao Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores destes últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário