quarta-feira, 12 de junho de 2013

FAMÍLIA X BÍBLIA - LIÇÃO 06 – A INFIDELIDADE CONJUGAL.



“Quem comete adultério carece de senso, é por sua própria culpa que um homem assim procede.” (Pr 6,32).

“1. Meu filho, atende à minha sabedoria, presta atenção à minha razão, 2. a fim de conservares o sentido das coisas e guardares a ciência em teus lábios. 3. Porque os lábios da mulher alheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite. 4. No fim, porém, é amarga como o absinto, aguda como a espada de dois gumes. 5. Seus pés se encaminham para a morte, seus passos atingem a região dos mortos.” (Pr 5,1-5).
“27. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.” (Mt 5,27-28).

        I.            INTRODUÇÃO.
Vivemos num mundo carente de valores éticos e princípios cristãos. Para as pessoas que não seguem os desígnios divinos, a infidelidade conjugal é vista como prática socialmente aceitável. Porem, os mandamentos divinos são eternos. De acordo com a Bíblia, o adultério é e continuará a ser uma ofensa ao próprio Deus. Lamentavelmente, muitos cristãos estão se deixando levar pelas atuais ciladas do Diabo, fazendo da infidelidade conjugal um habito. Nesta lição, refletiremos a respeito desse terrível mal que vem infelicitando as famílias.

      II.            ADULTÉRIO, UM GRAVE PECADO.

1.       Conceito e origem da palavra.
A palavra adultério vem do latim adulterium, que significa “dormir em cama alheia”. Segundo o Dicionário Bíblico, é a relação sexual entre uma pessoa casada com outra que não é o seu cônjuge. Tal ato é um pecado gravíssimo perante Deus, sendo condenado tanto no Antigo quanto no novo Testamento:
“Não cometerás adultério.” (Ex 20,14; Dt 5,18);
“Pois os preceitos: Não cometerás adultério,...” (Rm 13,9);
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem.” (Gl 5,19).
É um ato tão grave que no tempo da Lei Mosaica, a pena para o adultério era apedrejamento:
“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, com a mulher de seu próximo, o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.” (Lv 20,10);
“Se se encontrar um homem dormindo com uma mulher casada, todos os dois deverão morrer...” (Dt 22,22).

2.       É preciso vigiar.
A infidelidade conjugal é um processo maligno que tem inicio na mente. No começo, são apenas alguns pensamentos que surgem de “mansinho”. Se estes, porem, não forem combatidos, acabam por nos impregnar a alma e o coração, redundando em atos vergonhosos,. Tomemos muito cuidado com o que vemos e pensamos – “Não porei coisa más diante dos meus olhos...” (Sl 101,3); “Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos.” (Fl 4,8). Enfim, vigiemos e oremos constantemente para não cairemos nas astutas ciladas do Diabo – “Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.” (Ef 6,11). Jesus exortou-nos a respeito da vigilância e da oração – “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26,41). Davi, mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus – “Agora o teu reino não subsistirá. O Senhor escolheu para si um homem segundo o seu coração e o fará chefe de seu povo, porque não observaste as suas ordens.” (1Sm 13,14), não vigiou. Ele cometeu um adultério que o arrastou a hum homicídio (2Sm 11). Por isso, vigie.

3.       Buscar a presença de Deus e não desprezar o cônjuge.
Sem a presença de Deus, o casal torna-se vulnerável às investidas do Maligno. Todavia, a comunhão diária com Cristo, por intermédio da oração, da leitura da Bíblia e do jejum, além de fortalecer-nos, ajuda-nos a ter um bom relacionamento com o cônjuge. A presença divina auxilia-nos a suportar as crises.
Muitos, por falta de orientação, acabam dedicando-se excessivamente ao ministério eclesiástico em detrimento da família. O resultado é que a esposa e os filhos deixam de receber atenção e carinho. É bom dedicar-se à obra de Deus. A família, porem, não pode ser esquecida, pois ela é o primeiro rebanho do pastor – (1Tm 3,1-7.5,8; 1Cor 7,32-34).

    III.            AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE.

1.       Afastamento de Deus.
A Palavra de Deus diz que “Porque os lábios da mulher alheia destilam o mel; seu paladar é mais oleoso que o azeite.” (Pr 5,3). O pecado, a principio, pode ser até “prazeroso”, mas o preço a ser pago é muito alto; não vale a pena; traz sofrimento e muita dor.
A imoralidade sexual e a infidelidade destroem a família. Todos no lar são afetados de alguma forma. Alguns minutos de prazer ilícitos podem levar um homem, ou uma mulher, para o inferno, para a perdição eterna – “nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.” (1Cor 6,10). Deus é santo e não aceita o pecado. O adultério divide a família, afasta o cônjuge da presença de Deus e impede as bênçãos divinas – “1. Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir, 2. são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir,” (Is 59,1-2).

2.       Morte espiritual.
O adultério leva à morte espiritual, às vezes até a morte física. Quando nos afastarmos de Deus morremos espiritualmente. A infidelidade conjugal fere as pessoas e destrói a alma – “O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede.” (Pr 6,32). Davi arrependeu-se, mas pagou um alto preço pelo seu erro. Se o Senhor não ouve as orações daqueles que tratam mal nos cônjuges – “Do mesmo modo vós, ó maridos, comportai-vos sabiamente no vosso convívio com as vossas mulheres, pois são de um sexo mais fraco. Porquanto elas são herdeiras, com o mesmo direito que vós outros, da graça que dá a vida. Tratai-as com todo respeito para que nada se oponha às vossas orações.” (1Pd 3,7), imagine como Ele reage à infidelidade conjugal – “Quando alguém, por aversão, repudia (a mulher) - diz o Senhor, Deus de Israel -, cobre de injustiça as suas vestes - diz o Senhor dos exércitos. Tende, pois, cuidado de vós mesmos e não sejais infiéis!” (Ml 2,16).

3.       Um lar despedaçado.
O adultério aflige toda a família. Os filhos, independentemente de sua idade, são sempre os maiores prejudicados. Em geral, ficam decepcionados com os pais e tendem a desconfiar sempre de todos. Alguns filhos acabam, alem de carregarem mágoas de seus pais, levando ressentimentos e dor para suas futuras famílias. Seus relacionamentos são afetados. Por isso Deus abomina a infidelidade, a deslealdade – “Porventura não fez ele um só ser com carne e sopro de vida? E para que pende este ser único, senão para uma posteridade concedida por Deus? Tende, pois, cuidado de vós mesmos, e que ninguém seja infiel à esposa de sua juventude.” (Ml 2,15). O marido deve amar a esposa, assim como a esposa precisa amar o marido (Ef 5,22-33). A falta de amor prejudica o casamento e abre brechas à deslealdade. O amor entre os cônjuges deve ser incondicional, assim como o de Cristo pela Igreja. Tal amor é um antídoto contra a deslealdade.

    IV.            CONSELHOS CONTRA A INFIDELIDADE.

1.       Fuja das tentações.
É preciso ser prudente e evitar o mal. Jesus ensinou os discípulos a terem uma atitude de prudência e sensatez diante das tentações – “Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 10,16b;26,41ª). Ante o perigo, façamos como José. Ele preferiu fugir a pecar contra Deus. Temendo ao Senhor, rejeitou o pecado. E embora viesse a pagar um alto preço por sua fidelidade, foi honrado por Deus no devido tempo (Gn 39-41). Diante do pecado, fuja – “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza.” (1Ts 4,3).

2.       Honre o seu cônjuge.
Há maridos que se envergonham de suas esposas. O profeta Malaquias advertiu o povo de Deus, para que ninguém fosse “desleal para com a mulher da sua mocidade” (Ml 2,15). Envelhecer junto à mulher amada é um privilegio. Também há mulheres que, com o passar do tempo, deixam de se interessar e honrar seus maridos. A Bíblia, porem, recomenda a esposa a reverenciar o marido – “... a mulher respeite o seu marido” (Ef 5,33). Os muitos a fazeres levam algumas mulheres a se esquecerem de seu papel junto ao esposo. Honre seu cônjuge, dando-lhe o apreço e o respeito necessário.

3.       Aprecie seu cônjuge.
Você aprecie seu cônjuge? Ter apreço significa vê-lo como algo valioso. A palavra de Deus nos diz que “Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.” (Lc 12,34). Se o seu cônjuge é o seu tesouro, ou seja, uma jóia que você protege e zela com carinho e respeito, o adultério não terá vez em sua vida. Há esposas e maridos que cuidam bem da casa, do carro, da conta bancaria, da igreja, mas não tem cuidado nem interesse pelo seu cônjuge. Valorize-o  e alegrem-se juntos no Senhor. Não busque jamais bebe água de outra cisterna (Pr 5,1-23).

      V.            CONCLUSÃO.

Muitas famílias têm sido destruídas por causa da infidelidade conjugal. Para  que tenhamos uma vida conjugal bem sucedida precisamos investir diariamente em nosso relacionamento. É necessário orar, vigiar e demonstrar afeto, apreço, investir no dialogo franco e não abrir Mao do respeito. Temos de conscientizar-nos de que família e o relacionamento conjugal são prioridades, uma família bem constituída é uma bênção para a obra de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário