terça-feira, 18 de junho de 2013

FAMÍLIA X BÍBLIA - LIÇÃO 07 – O DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA



“eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério.” (Mt 19,9).

“3. Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer? 4. Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? 6. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. 7. Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la? 8. Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. 9. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. 10. Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! 11. Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. 12. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.” (Mt 19,3-12).

      I.        INTRODUÇÃO.

Por ser algo traumático, o divórcio é sempre um assunto difícil ser tratado. Existem pessoas que não o aceitam em nenhuma condição. Há pessoas que, sob determinadas circunstancias são favoráveis, e há até os que buscam base na Sagrada Escrituras para admiti-lo em qualquer situação. Qual a posição da Bíblia? É o que estudaremos nesta lição.

    II.        O DIVÓRCIO NO ANTIGO TESTAMENTO.

1.    A lei de Moisés e o divorcio.

O capítulo 24 do livro de Deuteronômio trata a respeito do divorcio. Como a pratica havia se tornado comum em Israel, o propósito da lei era regulamentar tal situação a fim de evitar os abusos e preservar a família. Nenhuma lei do Antigo Testamento incentiva alguém a divorciar-se, mas servia como base legal para a proibição de outros casamentos com a mulher divorciada. O o divorcio era e é um ato extremo – “Quando alguém, por aversão, repudia (a mulher) - diz o Senhor, Deus de Israel -, cobre de injustiça as suas vestes - diz o Senhor dos exércitos. Tende, pois, cuidado de vós mesmos e não sejais infiéis!” (Ml 2,16). Infelizmente, muitos que conhecem a Palavra do Senhor se divorciam por qualquer motivo.

O casamento é uma aliança de amor, inclusive com Deus, um pacto que não pode ser quebrado, sobretudo por motivos fúteis e más.

2.    A carta do divorcio.

Uma vez que recebia a carta do divorcio, tanto o homem quanto a mulher estavam livres para se casarem novamente. Todavia, segundo a lei, a mulher que fora repudiada, depois de viver com outro marido, não poderia retornar para o primeiro, pois tal atitude era considerada abominação ao Senhor – “não poderá o primeiro marido, que a repudiou, tomá-la de novo por mulher depois de ela se contaminar, porque isso é uma abominação aos olhos do Senhor e não deve comprometer com esse pecado a terra que te dá em herança o Senhor, teu Deus.” (Dt 24,4). Divorciar-se não era fácil, pois havia varias formalidades, e somente o homem podia pedir o divorcio. A mulher não tinha tal direito. A Leis de Moisés, apesar de não incentivar o divorcio, dispunha de vários mecanismos par torná-lo mais humano (Dt 24).

   III.        O ENSINO DE JESUS A RESPEITO DO DIVÓRCIO.

1.    A pergunta dos fariseus.

Procurando incriminar Jesus, e imbuídos de idéia difundida pela escola do rabino Hilel (que defendia o direito de o homem dar carta de divórcio a mulher “por qualquer motivo”), os fariseus questionaram: “É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?” (Mt 19,3b). Respondendo aos acusadores, Jesus relembrou o “princípio” divino para o casamento, quando Deus fez o ser humano, “macho e fêmea”, “ambos uma só carne” (cf. Gn 2,24). Assim, o Mestre concluiu: “Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.” (Mt 19,6b). Essa é a doutrina originária a respeito da união entre um homem e uma mulher; ela reflete o plano de Deus para o casamento, considerando-o uma união indissolúvel.

2.    O ensino de Jesus.

Os fariseus insistiram: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?” (Mt 19,7). Respondendo à insistente pergunta, Jesus explicou que Moisés permitiu da carta de repudio às mulheres: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres” (Mt 19,8). Uma mulher abandonada pelo marido ficaria exposta à miséria ou à prostituição para sobreviver. Com a carta de divorcio ela poderia casar-se novamente. Deus não é radical no trato com os problemas decorrente do pecado e com o ser humano. Ele se importava com as mulheres e sabia o quanto elas iriam sofrer com a dureza do coração do homem, e tornou o trato desse assunto mais digno para elas.

Segundo ensinou o Senhor Jesus, o divórcio é permitido somente no caso de infidelidade conjugal.

Ao invés de satisfazer o desejo dos fariseus, que admitiam o divorcio “por qualquer motivo”, o Mestre disse: “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]” (Mt 19,9). Essa foi a única condição que Jesus entendeu ser suficiente para o divorcio.

3.    Permissão para novo casamento.

Pelo texto bíblico, está claro que Jesus permite o divorcio, com a possibilidade de haver novo casamento, somente por parte do cônjuge fiel, vitima de prostituição, ou infidelidade conjugal. Deus admite a separação do casal, não como regra, mas como exceção, em virtude de práticas insuportáveis relacionadas à sexualidade, que desfazem o pacto conjugal. Do contrário, um servo ou uma serva de Deus seria lesado duas vezes: pelo Diabo, que destrói casamento e, outra, pela comunidade local, que condenaria uma vitima a passar o resto da vida em companhia de um ímpio, ou viver sob o jugo do celibato, que não faz parte do plano original de Deus – “O Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada. ’”. (Gn 2,18). Todavia, em Jesus o cristão tem forças para perdoar e fazer o possível para restaurar seu casamento. 

  IV.        ENSINOS DE PAULO A RESPEITO DO DIVÓRCIO.

1.    Aos casais cristãos.

Paulo diz: “10. Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido. 11. E, se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher. (1Cor 7,10-11). Esta passagem refere-se aos “casais cristãos”, os quais não devem divorciar-se, sem que haja algum dos motivos prescritos na Palavra de Deus – “Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério.]” (Mt 19,9); “Mas, se o pagão quer separar-se, que se separe; em tal caso, nem o irmão nem a irmã estão ligados. Deus vos chamou a viver em paz.” (1Cor 7,15). Se há desentendimentos o caminho não é o divorcio, mas a reconciliação acompanhada do perdão sincero ou o celibato por opção e não por imposição eclesiástica.

2.    Quando um dos cônjuges não é cristão.

Paulo ensina que, se o cônjuge não cristão concorda em viver (dignamente) com o cristão, que este não o deixe – “12. Aos outros, digo eu, não o Senhor: se um irmão desposou uma mulher pagã (sem a fé) e esta consente em morar com ele, não a repudie. 13. Se uma mulher desposou um marido pagão e este consente em coabitar com ela, não repudie o marido. 14. Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos.” (1Cor 7,12-14). O cristão agindo com sabedoria poderá inclusive ganhar o descrente para Jesus – “Vós, também, ó mulheres, sede submissas aos vossos maridos. Se alguns não obedecem à palavra, serão conquistados, mesmo sem a palavra da pregação, pelo simples procedimento de suas mulheres,” (1Pd 3,1).

3.    O cônjuge fiel não está sujeito à servidão.

O apóstolo porem, ressalva: “Mas, se o pagão quer separar-se, que se separe; em tal caso, nem o irmão nem a irmã estão ligados. Deus vos chamou a viver em paz. Aliás, como sabes tu, ó mulher, se salvarás o teu marido? Ou como sabes tu, ó marido, se salvarás a tua mulher? (1Cor 7,15-16). Ou seja, o cristão fiel, esposo ou esposa, não é obrigado a viver até a morte sob a servidão de um ímpio. Nesse caso, ele ou ela, pode reconstruir a sua vida de acordo com a vontade de Deus – “27. Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher. 28. Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos. A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor.” (1Cor 7,27-28.39). entretanto, aguarde o tempo de Deus na sua vida.

    V.        CONCLUSÃO.


O divórcio causa sérios inconvenientes à igreja local, às famílias e à sociedade. No projeto original de Deus. Não havia espaço para o divórcio. Precisamos tratar cada caso de modo pessoal sempre em conformidade com a Palavra de Deus. Não podemos fugir do que recomenda e prescreve a Bíblia Sagrada. E não podemos nos esquecer de que a Igreja é também uma “comunidade terapêutica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário