quinta-feira, 21 de março de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇÃO 11 – DEMÔNIOS – Ajudantes Da Tentação.




Satanás não age sozinho. Ele tem a companhia dos demônios, os anjos caídos que lhe são subordinados, aos quais dá ordens para agirem contra os homens. Há muitas teorias erradas sobre os demônios, muita ignorância a respeito de sua atuação e muitas fantasias criadas a respeito. Com um exame cuidadoso das Escrituras é possível descobrir  quem realmente  são e como agem?

<!--[if !supportLists]-->I.                  <!--[endif]-->AS IDÉIAS ERRADAS SOBRE OS DEMÔNIOS.

Algumas teorias foram desenvolvidas sobre a origem e existência dos demônios. Precisamos conhecê-las para, contrastando com o ensino bíblico, nos firmarmos na verdade.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Os demônios seriam espíritos despidos dos corpos daqueles que na vida presente foram homens depravados, perversos e corrompidos.

Isto contraria abertamente a Bíblia. Segundo o seu ensino, as almas ou espíritos dos homens ímpios estão no inferno - "Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio". (Lc 16,22-23). Não podem, de forma alguma, estar vagando por ai.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Os demônios seriam espíritos de uma raça pré-adâmica (antes de Adão).

Os defensores desta opinião advogam uma diferença entre anjos caídos e demônios. Anjos caídos, dizem, são aqueles que sofreram junto com Lúcifer a conseqüência de sua rebeldia. Os demônios os defendem, são as almas das criaturas físicas que, por causa da queda de Lúcifer, perderam os seus corpos e se transformaram em espírito sem corpos.

Esta teoria também não encontra apoio bíblico, pois na Palavra nenhuma referência existe a uma raça pré-adâmica. Há uma só raça humana criada em Adão e Eva - "Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra. "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher". (Gn 1,26-27).

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Os demônios seriam seres gerados da relação de “filhos de Deus” com as “filhas dos homens”.

Esta teoria decorre da interpretação equivocada e da consideração isolada do texto de "Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados nos tempos antigos". (Gn 6,4).

Os adeptos desta opinião entendem que  os “filhos de Deus” mencionados neste texto são anjos e que as “filhas dos homens” eram mulheres antediluvianas. Defendem, então, uma miscigenação, isto é, mistura de raças. Tentam deste modo, justificar a existência de “gigantes” mencionados neste versículo.
Esta falsa teoria pode ser refutada com dois argumentos bíblicos.

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Os anjos são seres assexuados, não foram criados uma raça e, sim, uma companhia. Não possuem ascendência, descendência ou família e, portanto, não se multiplicam. – "Jesus respondeu: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. " (Lc 20,34-36).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->“Filhos de Deus” não significa “anjos” mesmo que encontremos em algumas escrituras anjos sendo chamados “filhos de Deus”, isso não é genérico. Em outros textos “filhos de Deus” é uma referencia clara a homens. O sentido exato pode ser descoberto á luz do contexto, sem necessidade de forçar a interpretação - "Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles". (Jó 1,6) – anjos; "Os filhos de Israel serão tão numerosos como a areia do mar, que não se pode medir nem contar. Em lugar de se lhes dizer: Lo-Ami, serão chamados Filhos do Deus vivo". (Os 2,1) – filhos de Israel.

<!--[if !supportLists]-->II.               <!--[endif]-->OS ENSINOS BÍBLICOS SOBRE OS DEMÔNIOS.

Quem são, então, os demônios?

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Demônios são os anjos caídos.

A Bíblia ensina que, quando Lúcifer se rebelou contra Deus, arrastou atrás de si uma multidão de seres angelicais, os anjos caídos - "Varria com sua cauda uma terça parte das estrelas do céu, e as atirou à terra. Esse Dragão deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho". (Ap 12,4). Os anjos que seguiram a Satanás foram banidos da presença do Senhor - "Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno onde os reserva para o julgamento;" (2Pd 2,4) – e se juntaram a ele formando um exercito de demônios, às suas ordens.

Satanás é designado “o maioral dos demônios” - "Mas, ouvindo isto, os fariseus responderam: É por Belzebu, chefe dos demônios, que ele os expulsa". (Mt 12,24). Satanás é um anjo caído, tanto quanto são aqueles que o seguiram.

Embora em nenhum lugar da Escrituras se diga literalmente que os demônios são anjos caídos, as evidencias são mais a favor desta idéia do que das teorias acima mencionadas.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->O termo “demônio” na Bíblia.

Em - "Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos sátiros, com os quais se prostituem. Esta será para eles uma lei perpétua de geração em geração". (Lv 17,7) – o povo de Israel é exortado a nunca oferecer sacrifícios aos demônios e, em - "Sacrificaram a gênios que não são Deus, a divindades desconhecidas, novas, recém-chegadas, que vossos pais nunca, jamais veneraram". (Dt 32,17). Moisés acusa o povo de Israel de ter oferecido sacrifícios aos demônios. O significado original da palavra – no hebraico – é “peludo” ou “bode peludo”.

No 2.º testamento, a palavra é daimon ou daimonion – grega – e sempre se refere a seres  espirituais hostis a Deus  e aos homens.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->A personalidade e a natureza dos demônios.

Os demônios não são forças, fluidos ou criação da mente humana. São seres reais e pessoais.

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pode-se provar isto porque revelam “inteligência” Sabiam quem o Senhor era e por que estava na terra - "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!" (Mc 1,24) e sabiam que havia um fim determinado para eles - "Eis que se puseram a gritar: Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" (Mt 8,29). Eles também sabem da existência do plano de salvação e que não são beneficiados por ele - "Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem". (Tg 2,19).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Eles também possuem emoção. Demonstram-na, especialmente quando confrontados pelo julgamento - "Ao ver Jesus, prostrou-se diante dele e gritou em alta voz: Por que te ocupas de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te, não me atormentes!" (Lc 8,28).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->São também dotados de vontade própria. Eles a expressaram na ocasião em que Jesus expulsou alguns do geraseno - "Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois há muito tempo que se apoderara dele, e guardavam-no preso em cadeias e com grilhões nos pés, mas ele rompia as cadeias e era impelido pelo demônio para os desertos". (Lc 8,29).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Os demônios, tanto quanto os anjos bons, pois pertencem a mesma categoria de seres, são espirituais. Não possuem carne nem sangue - "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares". (Ef 6,12).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Eles possuem uma natureza imoral. São designados  de “espíritos imundos” - "Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade". (Mt 10,1) – ou de “espíritos malignos” - "Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos, e dado a vista a muitos cegos". (Lc 7,21). São também classificados como “forças espirituais do mal”  - "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares". (Ef 6,12).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->São ainda seres “poderosos”. Uma ilustração disto se encontra na atitude do endemoninhado geraseno, que, sendo possesso de espírito imundo, possuía uma força descomunal - "Assim que saíram da barca, um homem possesso do espírito imundo saiu do cemitério onde tinha seu refúgio e veio-lhe ao encontro. Não podiam atá-lo nem com cadeia, mesmo nos sepulcros, pois tinha sido ligado muitas vezes com grilhões e cadeias, mas os despedaçara e ninguém o podia subjugar." (Mc 5,2-4).

<!--[if !supportLists]-->III.           <!--[endif]-->TIPOS DE DEMONOLOGIA.

Três tipos principais de demonologia mencionaremos aqui.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Adivinhação.

Este é o nome dado a todos os processos empregados para ler o futuro, por meio de sinais misteriosos e inspirações demoníacas. Em At 16,16 menciona - "Certo dia, quando íamos à oração, eis que nos veio ao encontro uma moça escrava que tinha o espírito de Pitão, a qual com as suas adivinhações dava muito lucro a seus senhores". (At 16,16). A Bíblia proíbe terminantemente esta prática – Dt 18,9-14 – A adivinhação pode ser praticadas de varias maneiras.

<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pelos augúrios, que predizem o futuro observando movimentos naturais, como vôo dos pássaros;
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pela hidromancia, que é a predição baseada na aparência da água despejada em um vaso ou de objetos colocados na água, provavelmente praticada no Egito - "(A taça que roubastes) é aquela em que bebe o meu senhor e da qual se serve para suas adivinhações. Fizestes muito mal.” (Gn 44,5);
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pela astrologia, o que é a determinação da suposta influencia dos astros no destino de uma pessoa - "Esbanjaste teus esforços entre tantos conselheiros. Que eles então se levantem e te salvem, aqueles que preparam o mapa do céu e observam os astros, que comunicam a cada mês como irão as coisas". (Is 47,13).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pela necromancia, que é a descoberta de acontecimentos futuros pela invocação dos mortos, praticada por Saul - "Saul disfarçou-se, tomou outras vestes e pôs-se a caminho com dois homens. Chegaram à noite à casa da mulher. Saul disse-lhe: Predize-me o futuro, evocando um morto; faze-me vir aquele que eu te designar". (1Sm 28,8), que, por isso, recebeu a condenação do Senhor - "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela". (1Cor 10,13).
<!--[if !supportLists]-->·        <!--[endif]-->Pela feitiçaria, que é a tentativa de influenciar indivíduos acontecimentos por meios sobrenaturais ou ocultos. Esta devia se a prática dos mágicos ou encantadores do Egito, que procuraram copiar Moisés - "Mas o faraó, mandando vir os sábios, os encantadores e os mágicos, estes fizeram o mesmo com os seus encantamentos: "Mas os mágicos do Egito, fizeram outro tanto com seus encantamentos; o coração do faraó permaneceu endurecido e, como o Senhor havia predito, ele não ouviu Moisés e Aarão" (Ex 7,11,22).

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->A adoração direta ao demônio.

É outra forma de demonologia. Os filhos de Israel foram repreendidos porque provocaram ao Senhor oferecendo sacrifícios a “demônios,  não a Deus”. Era também  praticada nos tempos do 2.º  Testamento - "Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios". (1Cor 10,20). Esta devoção a Satanás vem tendo adapitando crescimento em nossos dias. Em todo mundo surgem as “igrejas de Satã, onde são reverenciados os demônios e desenvolvidas todas as formas de satanismo.

<!--[if !supportLists]-->Þ    <!--[endif]-->Espiritismo.

É a crença de que os vivos podem se comunicar com os mortos e que os espíritos dos mortos podem manifestar sua presença aos homens. Isto se dá supostamente mediante a ação de um ser humano, conhecido como médium. As ciências mediúnicas se espalham prodigiosamente. O espiritismo tem várias expressões, encontrando-se entre as mais comuns o “baixo espiritismo”, que inclui o candomblé. A umbanda, a quimbanda e a macumba; o “espiritismo científico” que se manifesta especialmente no esoterismo e no teosofismo e o “espiritismo kardecista” , cuja principal doutrina é a da reencarnação.

A bíblia condena todas as formas de demonologia. O Senhor Manifestou sua severidade  para com os que praticam - "Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus". (Lv 19,31). O profeta Isaias interpretou a idgnação do Senhor contra os homens do seu tempo que praticavam demonologia, dizendo - "Se vos disserem: Consultai os espíritos dos mortos, os adivinhos, os que conhecem segredos e dizem em voz baixa: Porventura um povo não deve consultar os seus deuses? Consultar os mortos em favor dos vivos? Para aceitar uma lei e um testemunho. É o que se dirá. Porque não haverá aurora para eles." (Is 8,19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário