quarta-feira, 6 de março de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇÃO 09 – Nomes E Atividades Do Inimigo.




Já conhecemos um pouco deste arqui inimigo do cristão. Neste tentaremos conhecê-lo ainda mais. Deve-se sempre ter em conta de que conhecer o inimigo tem o objetivo prático de estar preparado para atacá-lo ou dele se defender. É bom também estarmos sempre lembrados que não o vencemos só porque o conhecemos, mas sim porque conhecemos aquele que o derrotou. Jesus Cristo, que esta em nós, e a força que necessitamos para vencer.

I.                  OS NOMES DO INIMIGO.

Os nomes e títulos de uma pessoa revelam seu caráter. Mas a variedade de nomes de Satanás alerta-nos também para o fato de que ele pode atacar seu oponente de vários modos. Considerando alguns nomes:

Þ    Diabo:

Esta palavra é a transliteração do vocábulo grego diabolos, cujo significado é “caluniador, acusador” - "Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante dez dias. Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida". (Ap 2,10); "Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus". (Ap 12,10). É o nome mais comum. A Bíblia relata  a historia de um servo de Deus sendo acusado pelo diabo (Jó 1,9-11). Outros servos de Deus são constantemente acusados por ele. Sendo pai da mentira, ele forja acusações contra os eleitos.

Þ    Satanás:

Este nome passou a ser aplicado a ele depois da queda. Significa “adversário” - "O Senhor mostrou-me o sumo sacerdote Josué, de pé diante do anjo do Senhor; Satã estava à sua direita como acusador". (Zc 3,1); "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar". (1Pd 5,8). Desde o momento que Lúcifer caiu no céu e foi lançado por terra - "Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações!" (Is 14,12) – tornou-se adversário e opositor constante de Deus, da sua criação e da sua obra. Um exemplo da oposição de Satanás à obra de Deus temos em  - "Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio". (Lc 10,18). Enquanto os discípulos proclamavam o Reino de Deus, Jesus “via Satanás caindo do céu como um relâmpago”.

Þ    Dragão e serpente.

Estes são títulos aplicados figuradamente a Satanás e indicam seu caráter monstruoso, de traidor e de astucioso - "Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos". (Ap 12,9). “Serpente” foi o nome que recebeu por causa da associação com este animal - "A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” (Gn 3,1). “Dragão” é titulo apocalíptico, ás vezes colocado junto ao da serpente - "Ele apanhou o Dragão, a primitiva Serpente, que é o Demônio e Satanás, e o acorrentou por mil anos". (Ap 20,2).

Þ    Belzebu:

“Belzebu” é um nome decorrente de “Baal-Zebube”, título de um deus de Ecrom, ao qual Acazias desejou consultar, mas foi impedido por Elias (2Rs 1,16.16). Significa “senhor das moscas”. No 2.º Testamento encontramos Jesus sendo acusado, pelos fariseus, de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, “o maioral dos demônios”  (Mt 2,24-29). A resposta de Jesus identifica Belzebu como próprio Satanás.
 
Þ    Maligno:

Este titulo descreve bem seu caráter. Ele é malvado, cruel e tirânico para com todos os que consegue tornar seus súditos. Seus atos são sempre motivados pela maldade, mesmo quando pareçam bons - "Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno". (Ef 6,16); "Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas."(Jo 2,13-14).

Þ    Abadon e Apolion:

Como o próprio texto bíblico esclarece - "Têm eles por rei o anjo do abismo; chama-se em hebraico Abadon, e em grego, Apolion". (Ap 9,11), são os mesmos nomes, em duas línguas – hebraico e grego. O significado é “destruidor”. O contexto de Ap 9 assim o apresenta. Ele é o chefe dos terríveis gafanhotos que causarão dano ao homens.

Þ    Deus deste século:

"Para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste século obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus". (2Cor 4,4). Ele tem seus “ministros” - "parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras". (2Cor 11,15); suas “doutrinas” - "O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas," (1Tm 4,1); seus “sacrifícios” - "Não! As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios". (1Cor 10,20) e suas “sinagogas”. "Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza - ainda que sejas rico - e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás". (Ap 2,9).

Þ    Príncipe deste mundo:

"Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo". (Jo 12,31). Deus lhe impõe limites, é claro. Mas ele assim a tua até que, no fim, seja subjugado pelo governo dAquele que tem direito de governar, Jesus Cristo - "Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos". (Ap 12,9).

Þ    Príncipe da potestade do ar:

"Que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes". (Ef 2,2). Este título também indica uma organização dos anjos maus. Satanás é o líder deles - "Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate," (Ap 12,7);. Ele comanda uma grande companhia de servos, que executam, debaixo do seu poder despótico, as suas ordens, onde quer que sejam enviados.

Þ    Lúcifer.

Esse nome não aparece escrito na Bíblia. É decorrente da linguagem figurada de Isaias, que se refere a “estrelada manhã” e “filho da alva” - "Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações!" (Is 14,12). Em seu primeiro estado ele possuía estas características. Era um ser reluzente. Mas depois da queda, ele apenas se mostra como tal; apareceria ser um “anjo de luz”, com a finalidade de enganar os homens - "o que não é de espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz," (2Cor 11,14).


II.               AS ATIVIDADES DO SATANÁS.

Muitas são as atividades de Satanás, desenvolvidas contra o Pai, contra Cristo, contra a humanidade e contra a Igreja. Vejamos algumas:

Þ    Contra Deus:

A principal tática de satanás é atacar Deus e se opor à implantação de Seu Reino. Isto já se havia tornado evidente quando caiu pecando por querer ser igual a Deus. Demonstrou, pela primeira vez, que fazia oposição a Deus quando ofereceu a Eva chave de ser como Deus, conhecendo o bem e o mal - "Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” (Gn 3,5).

A tentação de Cristo foi também  uma demonstração de que ele se opõe ao reino de Deus. Satanás ofereceu a Jesus a glória deste mundo, tentando demove-lo da idéia de conquistar o domínio pelo sacrifício na cruz – “O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares". (Mt 4,8-9).

Hoje ele continua agindo com a mesma intenção de desfazer a obra de Deus. Por isso como ensina o apóstolo Paulo, para que “Satanás  não alcance vantagem sobre nós” não podemos ignorar os seus desígnios - "Não quero que sejamos vencidos por Satanás, pois não ignoramos as suas maquinações". (2Cor 2,11). Para atingir aos seus propósitos ele pode transformar os seus ministros em “ministros da justiça” - "parece bem normal que seus ministros se disfarcem em ministros de justiça, cujo fim, no entanto, será segundo as suas obras". (2Cor 11,15). Ele promove um sistema religioso no qual 0s demônios levam as pessoas praticam um falso ascetismo e uma desenfreada licenciosidade –

A ultima tentativa de Satanás contra o reino der Deus será quando vítima do anticristo que agirá - "Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda". (2Ts 2,8).




Þ    Contra Cristo:

A animosidade entre Satanás e Cristo foi pela primeira vez predita depois do pecado de Adão e Eva - "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15). Cristo descendente de mulher, desferiria um golpe fatal sobre a cabeça de Satanás. Este por sua vez, causaria grande sofrimento ao descendente da Mulher.

Quando o Senhor veio a terra, Satanás empreendeu vários ataques contra ele, tentando impedir que realizasse obra para a qual avia sido destinado. Sem duvida a morte das criancinhas, determinada por Herodes, era de inspiração satânica - "Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos". (Mt 2,16)

Mais tarde Pedro mesmo alinha-se a Satanás, quando reprova a Jesus, depois de ouvir o seu plano - "Desde então, Jesus começou a manifestar a seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia.... Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!". (Mt 16,21-23).

Mas o principal e mais direto ataque de Satanás a Cristo foi pela tentação no deserto (Mt 4,1-11). O principal alvo de Satanás na tentação era eliminar o sofrimento de Cristo na cruz. Ele sugeria que sua morte substitutiva era desnecessária. Satanás tentou Cristo a ser independente de Deus - "O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3)". (Mt 4,3-4), a ser indulgente - "O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s). Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16)" (Mt 4,5-7) e ser idolatra - "O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13)" (Mt 4,8-10).

Uma vez que Satanás não logrou sucesso em sua tentativa de impedir Cristo fosse à cruz, ele ataca o evangelho, os seguidores de Cristo, e tudo aquilo que apresenta o cumprimento do plano de Deus para o mundo.

Þ    Contra a humanidade:

Em relação aos homens incrédulos, Satanás cega seus olhos para que não percebam as verdades espirituais divinas contidas no Evangelho e o abracem - "para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus". (2Cor 4,4). Ele geralmente faz a humanidade pensar que não existe um único caminho para o céu, como o evangelho propaga. Alem disso, há outras obras que realiza contra os incrédulos:

·        Arrebata a semente da Palavra de Deus dos ouvintes, para impedir que venha a germinar - "quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho". (Mt 13,19);
·        Provoca a destruição do homem. Embora ele mesmo não tenha por final sobre a vida, ele age com o fim de levar o homem à destruição moral, espiritual e física - "O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância". (Jo 10,10);
·        Põe no coração o desejo da traição - "Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: O que queres fazer, faze-o depressa". (Jo 13,27);
·        Age impulsionando o homem para o suicídio - "Judas, o traidor, vendo-o então condenado, tomado de remorsos, foi devolver aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos as trinta moedas de prata, dizendo-lhes: Pequei, entregando o sangue de um justo. Responderam-lhe: Que nos importa? Isto é lá contigo! Ele jogou então no templo as moedas de prata, saiu e foi enforcar-se." (Mt 27,3-5);

Para atingir seu intento, tudo que puder fazer, o inimigo faz. Ele perverte o coração, levando o homem a usar indevidamente tudo o que Deus criou - "Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10)." (Jo 2,15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário