quinta-feira, 14 de março de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇÃO 10 – SATANÁS – O Agente Da Tentação




I.                  JESUS – TENTADO EM TUDO.

O escritor aos Hebreus declara que “passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15b). certamente esta declaração precisa ser entendida a luz da humanidade de Cristo. Ele foi tentado como homem. Tendo assumido, na encarnação, a humanidade e na sua plenitude, Jesus submeteu-se a toda a experiência humana. A tentação foi uma das humilhações a que o Senhor sujeitou. E ele a venceu também na condição de homem, para nos servir de modelo.
Como Jesus enfrentou a tentação? Vamos examinar Lc 4,1-13 para obter a resposta

Þ    Jesus foi tentado com relação a uma necessidade física – vv 3-4.

Ao final de 40 dias e quarenta noites passados no deserto, Jesus estava fisicamente debilitado. Necessitava de alimento. Como consegui-lo? Satanás surge com a sugestão para ele usar do seu poder de “Filho de Deus”, como acabara de ser chamado por ocasião do batismo - "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição". (Lc 3,22), transformando pedra em pão. Seria a usurpação do poder divino para suprimento de uma necessidade física. Jesus não o fez. Rejeitou a opinião satânica, e o rebateu com as Escrituras – “Não só de pão viverá o homem”, Jesus ensinou, com isso, que a vida do homem não tem apenas uma dimensão material. Ele deve interessar-se por outras coisas, alem do pão - "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal". (Jo 6,27).

Þ    Jesus foi tentado com relação à posse e poder – vv 5-8.

O diabo fez aparecer diante de Jesus toda a pompa deste mundo. Alegou que era dele (como “o príncipe deste mundo” – Jo 12,31; 14,30; 16,11) e o ofereceu a Jesus. Bastasse que Este  o adorasse. Era a possibilidade de Jesus Cristo assumir um reino que seria muito mais poderoso do que o império romano. Certamente Ele governaria visando o bem estar genuíno do povo e abriria o caminho para excelentes realizações. Mas o diabo exigia que Ele transgredisse um mandamento. Isto significava virar as costas à sua vocação. Seu reino não era aquele. Era bem diferente - "Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo". (Jo 18,36). Ele não procurava uma coroa terrestre e nem a soberania mundana . mais uma vez Ele citou as Escrituras, demonstrando que a adoração a Deus é exclusiva. Venceu a segunda tentação, ensinando-nos que o poder e a glória  não valem a desobediência a Deus e à Sua Palavra.

Þ    Jesus foi tentado com relação à segurança – vv 9-12

Conduzindo Jesus ao pináculo do templo, em Jerusalém, Satanás sugeriu-lhe que se atirasse, porque receberia a proteção divina por meio dos anjos. A tentação pode ter sido a de ser presunçoso com Deus ao invés de confiar nele humildemente. Para assegurar a Jesus que ele estaria bem seguro, o maligno citou as Escrituras – “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.” (Sl 91,11-12) empregando de forma errônea a Palavra de Deus, torcendo um texto para servir ao seu propósito. Jesus vence também esta terceira tentação, citando a Bíblia e aplicando-a corretamente. Ninguém pode submeter Deus a teste - "Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16)". (Lc 4,12).
Þ    Porque Jesus foi tentado?

·        Ele daria, pela tentação, prova de sua verdadeira humanidade, de que possuía uma alma humana (alem do corpo humano);
·        Seria parte do seu exemplo para nós.
·        Faria parte de sua disciplina pessoal;
·        Faria parte de sua preparação para ser um intercessor compassivo. (Hb 2,18.4,15);
·        Era parte da grande batalha na qual “a semente da mulher pisaria na cabeça da serpente” (Gn 3,15).

Þ    Algumas lições praticas devemos extrair deste episódio da vida de Jesus.

·        Jesus enfrentou todas as tentações fazendo o uso das Escrituras;
·        Ele foi tentado em relação a problemas que são vivenciados por todos os homens: alimentação, poder e segurança;
·        Nenhum poder extraordinário lhe foi concedido párea vencer as tentações.

II.               OS CRENTES – EXPOSTO A TENTAÇÃO.

Do mesmo modo com Satanás tentou a Jesus, ele também tenta os crentes. Seu principal alvo nisso é levar-nos a praticar o mal. Há, especialmente, duas áreas em que os crentes são tentados.

Þ    Os crentes são tentados a encobrir seu egoísmo.

Ser altruísta não é natural. O que já faz parte da natureza humana é o egoísmo, pecado que pode ser confessado e perdoado, defeito do caráter que pode ser corrigido. Entretanto, a tendência do homem é encobri-lo e Satanás se empenha para que faça. A história de Ananias e Safira é um exemplo clássico. O casal queria reter consigo parte do dinheiro conseguido com a venda de sua propriedade e ao mesmo tempo receber louvor por sua contribuição. Satanás induziu-os a mentir, para parecerem altruístas e alimentarem seu egoísmo (At 5,1-11).  Eles tinham direitos a possuir e a vender a propriedade. Eles não tinham a obrigação de dar todo o resultado da venda à igreja. Mas eles também não foram obrigados a fingir generosidade e ao mesmo tempo suprir o seu orgulho, guardando parte do dinheiro recebido. Caíram em tentação.

Þ    Os crentes são tentados a praticar imoralidade.

A área do sexo é visada por Satanás. Ele tenta os crentes a participarem relações sexuais ilícita, alem de os levar a cometerem outros pecados da sensualidade. Deus proveu o casamento para proporcionar ao homem e à mulher a satisfação sexual mútua. Quando isto não acontece, Satanás tem a oportunidade de tentar os cristãos a praticarem o sexo ilícito - "Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência". (1Cor 7,5).

A “natureza carnal” é o campo de ação de Satanás. Essa nossa inclinação à pratica das coisas más é uma atração  ao diabo, que disso se aproveita para levar-nos ao pecado. Quando somos seduzidos a satisfazer de forma ilícita nossas necessidades físicas e psicológicas, estamos cedendo à tentação. Paulo compreendia que era também dotado desta fraqueza humana. Por isso  disse – “Encontro, pois, em mim esta lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. Deleito-me na lei de Deus, no íntimo do meu ser. Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros.” (Rm 7,21-23). Certamente que a fonte mais poderosa da tentação é a nossa própria carne. Tiago diz que - "Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia". (Tg 1,14).

Þ    Os crentes são exortados a resistir à tentação.

Jesus disse a seus discípulos que deviam “vigiar e orar” para não caírem em tentação - "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mt 26,41). Quando ensinou-lhes a orar incluiu na oração um pedido ao Pai - "e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". (Mt 6,13).

Mas a mais contundente exortação está nas palavras de Pedro - "Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós". (1Pd 5,9) e de Tiago - "Sede submissos a Deus. Resisti ao demônio, e ele fugirá para longe de vós". (Tg 4,7). Basta que o cristão seja “firme na fé” e dependente da “graça de Deus”, que é capaz de resistir.

Mesmo sendo Satanás mais forte e mais sábio do que o homem, é possível, resistir às tentações? Sim, o texto de 1 Cor 10,13 - "Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela".  - nos ensina duas verdades a esse respeito:

a)                            A tentação não é sobre-humana. Deus não permite que Satanás invista sobre crente além da resistência que este possa oferecer-lhe;
b)                            Deus mesmo provê o livramento. Além de não permitir  que Satanás se exceda, o Senhor enseja ao crente a oportunidade de livrar-se das tentações. Ele pode socorrer o cristão na sua debilidade para resistir a Satanás - "De fato, por ter ele mesmo suportado tribulações, está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados". (Hb 2,18).


CONCLUINDO

Exatamente por que se dedica a tarefa de tentar os cristãos é que Satanás é denominado na Bíblia de “o tentador”  - "O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães". (Mt 4,3). Não devemos nos esquecer disso e estar certos de que nosso inimigo não descansa neste serviço. Estejamos preparados para resistir as tentações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário