segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PAIS NA BÍBLIA - JOQUEBEDE – Uma Mãe de Muita Coragem




Era apenas um bebezinho, frágil e indefeso, totalmente dependente de pessoas adultas para sobreviver. Enquanto olhava o corpinho de seu lindo bebê, um misto de apreensão e alegria transpassava o coração de Joquebede. “Como poderei salvar a vida desta criança”, ela pensava.

Além de toda opressão que Faraó impingia aos israelitas, ainda dera ordem aos soldados que jogassem no rio Nilo todos os meninos que nascessem das mulheres hebréias – “Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida” – Ex 1,22. Joquebede imaginava que tal coisa pudesse acontecer a seu filho recém-nascido.

Aos poucos, Deus foi lhe ajudando a manter a calma, coordenar os pensamentos e aquietar um plano que pudesse livrar seu filho de morte tão prematura. Para tarefa tão difícil, precisou contar com a ajuda dos outros filhos maiores. Era um problema de familiar e deveria ser resolvido através da família.

Por 03 longos meses o bebê ainda pode ser escondido – “A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses” – Ex 2,2. Arão e Miriã, as crianças mais velhas, foram devidamente orientadas pela mãe e souberam guardar segredo sobre a existência de seu irmãozinho, mas a criança crescia saudavelmente  e logo seu choro poderia ser ouvido com mais facilidade.

Joquebede era uma mulher cheia de fé e muito temente a Deus, que certamente contava com ajuda dos céus para que o plano de salvar a vida de seu filho continuasse a dar certo.

Uma mãe cheia de criatividade e coragem


Certamente, à medida que os dias se passavam e o menino crescia, Joquebede pensava na maneira como salvar seu filho. Um caminho se abria aos seus olhos – o rio Nilo. Apesar do perigo por causa dos crocodilos, ela sabia que várias mulheres estariam às margens do rio, lavando roupas, pegando água ou se banhando, inclusive a princesa do Egito! Por isso, sem hesitar, “não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio” – Ex 2,3. Que criatividade daquela mulher! Era uma situação emergencial, e alguma providencia precisava ser tomada, e ela assim o fez, com inteligência. Joquebede não ficou sentada, lamentando a situação, ela tomou providencias, ela trabalhou, ela se determinou a fazer algo para resolver a situação.


E que coragem teve ela ao  entregar seu filho às perigosas águas do Nilo! Mas era necessário, e ela tinha fé suficiente para crer que Deus estaria cuidando dele.

Você crê que Deus também está cuidando de cada filho seu? Que a vida de seus filhos depende mais das providencias de Deus que das suas? É claro que temos o dever de proteger e cuidar de nossos filhos, mas a vida deles está nas mãos de Deus.

E qual tem sido a nossa atitude diante das dificuldades que enfrentamos com os filhos? Ficamos desesperados, sem ação, lamentando, ou nos enchemos de coragem, nos armamos com o escudo da fé e enfrentamos os problemas, sabendo que Deus sempre está no controle da situação?

O destino do menino estava selado. Em sua onisciência e onipotência, Deus conduzia os planos os planos de Joquebede – “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus” – Ex 3,6.

Embora nem sempre entendamos as conseqüências das atitudes dos homens, como a matança dos bebês, ordenada pelo Faraó. Deus é sempre soberano e a tudo conduz.

“Assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” Is 55,9.

Uma mãe que acreditava nos milagres de Deus


Ao colocar seu bebê nas águas do rio Nilo. Joquebede certamente  acreditava num milagre vindo dos céus. Só mesmo pela interferência divina poderia acontecer assim. E o  milagre veio completo. Deus é maravilhoso e não faz nada pela metade. Por isso aquele cesto foi encontrado nas águas por ninguém menos do que a filha do Faraó – “A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la. E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus” – Ex 2,5-6. Quando sua criadas tiraram o cesto das águas e mostraram o que havia dentro dela imediatamente se interessou por aquele lindo bebê, mesmo reconhecendo ser filhos dos hebreus. Impressionante! A sucessão de fatos inesperados e  fantásticos não para. Miriã, a irmã mais velha, havia ficado  a sorte da pequena criança e, muito esperta e rápida, aproximou-se da princesa e ofereceu ajuda para procurar uma mulher hebraica para cuidar da criança e amamenta-la até que fosse desmamada – “Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti?” – Ex 2,7. A vontade de Deus é, sem duvida, a maior que a ironia do destino, e o menino volta aos braços de sua mãe, que agora receberia um salário para criar a criança, e ao seio de sua família sem que ninguém mais  pudesse interferir nisto, porque estava sob a  proteção da filha do Faraó – “Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino. Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou” – Ex 2,8-9. Dá para imaginar a alegria e o sentimento de gratidão a Deus que louve naquela família, como eles tiveram de louvar o Senhor, porque tudo aquilo era realmente um milagre divino.

Quando pensamos que nós e nossos filhos sobrevivemos ao mundo violento, inseguro e doente de hoje, também temos que enxergar tudo como um milagre. Não importam os perigos que estão ao redor, Deus faz pequenos milagres no dia a dia de nossos filhos e os preserva.

Filhos para o serviço do Senhor.

Somente depois de ser desmamado, sendo já grandinho, é que ele foi definitivamente adotado pela princesa, à época em que recebeu o nome de Moisés, porque diz ela: “Porque das águas o tirei”- Ex 2,10.

Deus preservou a vida daquele menino porque tinha planos para ele. Aqueles anos passados na casa de seus pais foram de extrema importância. Ali, ele recebeu educação e orientação espiritual, conheceu Deus e aprendeu a amá-lo e respeitá-lo, aprendeu a conhecer sua vontade e obedecer-lhe; ai aprendeu que Deus é um Deus de milagres.

Após deixar a casa dos pais, Moisés foi educado de acordo com o costume real, em todos os ensinos do Egito. Em tudo isto estava a mão de Deus. Anos mais tarde, Moisés estaria preparado para ser o libertador do seu povo, os hebreus, e dar fundamento à nação israelita.

Além de Moisés, Arão também teve grande participação na libertação do povo da escravidão do Egito –  “Então foram Moisés e Arão e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel; e Arão falou todas as palavras que o Senhor havia dito a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo. E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor havia visitado os filhos de Israel e que tinha visto a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram. Então Moisés e Arão foram ter com Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e ela se tornou em serpente.” – Ex 4,29-31 e Ex 7,10 – e Miriã se tornou profetisa – “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças” – Ex 15,20. Joquebede mostrou através de sua vida a presença de Deus de uma forma tão forte a seus filhos, que eles nada mais puderam fazer em suas vidas a não ser servir a Deus. Isto é maravilhoso!


Você tem criado seus filhos na presença de Deus? Eles estão aprendendo, em casa, a servir a Deus? Como mães e pais cristãos temos tido o cuidado de dar a educação espiritual necessária pra que eles aprendam a temer, amar a Deus servi-lo? É um privilegio e uma alegria muito grande quando podemos ser instrumentos do Senhor para levar nossos filhos ao conhecimento e à fé em Jesus Cristo, ensiná-los a orar diariamente e buscar direção para suas vidas na Palavra de Deus. Deus preserva a vida de nossos filhos para sua honra e glória.

Quem dera pudéssemos  ver todas as mães e pais tendo como objetivo maior para a vida de seus filhos servir e honrar a Deus, em vez de ganhar muito dinheiro e colocar ai seu coração. Pois “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” – Mt 6,21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário