sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇAO 17 – COMO FICAR CHEIO DO ESPIRITO.



Chegamos ao clímax sobre o Espírito Santo. É a plenitude do Espírito que faz diferença na vida do crente. O crente foi regenerado (capitulo 07), foi batizado no corpo de Cristo pelo Espírito (capitulo 08), foi habitado pelo Espírito, foi selado pelo Espírito e o Espírito é o penhor da sua redenção, mas, sem a plenitude do Espírito, o crente fica fraco, carnal e derrotado, e a vida cristã fica sem  gosto ou interesse. Ser cheio do Espírito é ser controlado e dominado pela presença e pelo poder do Espírito.

É bom frisar que o enchimento do Espírito é relacionado à experiência e à vida do crente. Em todos os outros ministérios do Espírito, Ele opera soberanamente – em tudo que faz Ele não espera pela cooperação do crente, nem pode o crente cooperar com Ele. Mas aqui, a plenitude  do Espírito depende do desejo do crente de querer ser cheio do Espírito.é a plenitude do Espírito que faz a diferença entre uma vida carnal e espiritual.

“Todos os cristãos devem ser cheios do Espírito. Qualquer coisa menos que isto é só parte do plano de Deus para nossa vida” (Billy Graham)

I.                  QUAIS AS BASES BÍBLICAS PARA A PLENITUDE DO ESPÍRITO?

1.      O batismo do Espírito X a plenitude do Espírito - Como notamos no capitulo 8, há um só batismo com o Espírito Santo, que acontece no momento da conversão da pessoa, mas o enchimento do Espírito é indispensável a todos os crentes para gozar uma vida abundante.

a.      Os coríntios foram batizados em Cristo e receberam o Espírito tornando-se Seu templo, mas eram crentes carnais – crianças em Cristo que ainda não podiam suportar alimento sólido (1Cor 12,13; 6,19; 3,1-3).
b.      Os Gálatas também foram batizados em Cristo. Eles se revestiram de Cristo  e Deus enviou aos seus corações o Espírito, mas apesar disso, eles estavam passando “para outro evangelho”, se “aperfeiçoando na carne” (Gl 3,27; 4,6; 1,6; 3,3).

Assim, apesar de serem batizados em Cristo e receberem o Espírito, Ele não podia cumprir completamente Sua obra na vida dos coríntios ou dos Gálatas. Faltou a plenitude do Espírito.

2.      Jesus promete esta plenitude do Espírito – Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10b). quantos crentes tem recebido a vida eterna pelo novo nascimento, mas são crentes doentes e fracos espiritualmente, porque não tem gozado a experiência da vida abundante! Jesus prometeu esta plenitude – “do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7,37-39; 4,14).
3.      Os primeiros discípulos eram cheios do Espírito – uma das grandes características dos crentes da Igreja Primitiva era serem cheios do Espírito Santo.

·        Pedro – “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,” (At 4,8);
·        Igreja – “E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” (At 4,31).
·        Diáconos – “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.” (At 6,3)
·        Estevão – “O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia.” (At 6,5); “Mas ele, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus,” (At 7,55).
·        Saulo/Paulo – “Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” (At 9,17); “Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele.” (At 13,9).
·        Barnabé – “porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.” (At 11,24).

4.      Uma ordem de uma vida cheia do Espírito – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5,18) Deus sabe que não podemos servir a dois mestres. Quer que sejamos totalmente controlados pelo Seu Espírito – que somente o Espírito Santo reine em nossas vidas. Esta frase no grego está no imperativo, no tempo presente – como Phillips traduz: “seja constante o vosso enchimento do Espírito”. È bom frisar que a plenitude do Espírito não implica que nós temos mais do Espírito ao nosso dispor – mas, ao contrário, Ele possui mais de nós e tem controle completo de nós.

II.               O QUE FAZER PARA SER CHEIO DO ESPÍRITO?

Parece que, em síntese, as Escrituras mencionam quatro passos essenciais.

1.      Confessar a Deus todos os nossos pecados e deixar que o sangue Cristo nos purifique - “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1,9).
2.      Desejar e buscar a plenitude do Espírito – “Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.” (Jo 7,38). Há muitos crentes  que não tem sede, estão satisfeitos com sua fé, piedade e boas obras. Confiam na sua profissão de fé ou batismo com água e esquecem que devem crescer “à medida da estatura da plenitude de Cristo;” (Ef 4,13) e “Segui a paz com todos, e a santificação.” (Hb 12,14). Não há esperança para aqueles que não sentem necessidades espirituais párea santificação, vitória sobre o pecado e poder no serviço. Diariamente tem de buscar a plenitude do Espírito.
3.      Entregar por completo a vida a Deus – Deus quer nos encher com seu poder mas somente aquilo que é vazio pode ser cheio – “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12,1-2)
4.      Crer que Deus tem nos enchido com Seu Espírito – Uma vez cumpridos os três primeiros itens, temos que nos apropriar da benção que Deus já tem dado. É possível perder a plenitude do Espírito e ganhar de novo quando cumprimos as condições. Sempre é possível (como vimos no capitulo n.º 10) entristecer o Espírito. Depois da ordem de Ef 5,18 – “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” – Paulo avisa os crentes em Éfeso da necessidade de se preparar para a luta contra as forças espirituais do mal (Ef 6,10-18).
  
III.           QUAIS OS PROPÓSITOS PARA SERMOS CHEIOS DO ESPÍRITO?

1.      Poder para uma vida santa – (Rm 7,15-19).

No capitulo 09 aprendemos que todos nós, como Paulo, temos uma luta interior entre nossa velha natureza e a nova – “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.” (Rm 7,18-19). Somente com o poder do Espírito podemos viver uma vida que glorifique a Deus.

2.      Poder para o serviço – (At 1,8; 4,4.8.31; 6,3).

Jesus prometeu o poder do Espírito justamente para capacitar-nos a servi-lO – “recebereis poder .... sereis minhas testemunhas”. Pedro ficava tão cheio do Espírito que, quando pregou no Dia de pentecostes, 3.000 pessoas se convertam. Depois disso, a Igreja toda ficou cheia do Espírito, e, “com intrepidez anunciavam a palavra”  - “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.” (At 4,8-31).

IV.             QUAIS AS MARCAS DO CRENTE CHEIO DO ESPÍRITO? (Ef 5,15-21).

1.      Vê prudentemente como anda – (v. 15).

“Andar” é uma palavra usada várias vezes nesta carta. “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,”(Ef 4,1); “Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.” (Ef 4,17-18). Antes de existir o bafômetro, quando um policial queria saber  a quantidade de álcool que uma pessoa havia ingerido, com giz marcava  uma linha reta no chão e a pessoa tinha que andar sobre ela. Como você esta andando? Na linha reta, sem desviar á esquerda ou à direita? Isso, só é possível quando andamos cheios do Espírito.

2.      Redime o tempo – (v. 16).

Tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, antes tem que ser gasto. Quando o tempo não é usado de maneira produtiva, é perdido para sempre. “Usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.” (Ef, 5,16). O espírito tomando conta das nossas vidas nos ajuda nisso.

3.      Procura compreender a vontade do Senhor – (v. 17).

“Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Ef 5,17). O crente cheio do Espírito quer sempre descobrir a vontade de Deus para a sua vida. Aonde  vai acha-la? “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119,105). Paulo nos exorta: “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.” (Cl 3,16). Ser cheio do Espírito é ter um apetite da Palavra, porque através dela, vamos descobrir qual é a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12,2).




4.      Canta um novo cântico – (v. 19).

O cristão cheio do Espírito tem um cântico novo nos seus lábios que nem os anjos podem cantar. Fomos remidos – lavados no sangue do Cordeiro – como devemos cantar! Veja a variedade – salmos (escritura), hinos (doutrina) e cânticos espirituais (experiência cristã). Há lugar para todos os tipos de louvor, mas sempre com conteúdo  bíblico.

5.      Da sempre graças por tudo a Deus – (v. 20).

O crente cheio do Espírito é sempre um crente agraciado – “Em tudo dai graças.” (1Ts 5,18a). Você já notou que nas reuniões de oração na igreja há muitos pedidos, mas poucos agradecimentos?

6.      Sujeita-se aos outros – (v. 21).

A pessoa cheia de bebida alcoólica geralmente é briguenta, orgulhosa, barulhenta. Mas o crente cheio do Espírito é totalmente diferente – submisso a outros – “por temor a Cristo” (Ef 5,21).

CONCLUINDO

É bom terminar este sobre a Doutrina do Espírito Santo com este capítulo pedindo o enchimento total do Espírito. Deus exige que andemos mais perto do Senhor, confessando e abandonando todo o pecado, colocando Cristo em primeiro lugar  em nossa vida e deixando que o Espírito assuma o controle total. “Deixem-se encher pelo Espírito” (Ef. 5,18) sempre, porque esta ordem é para ser renovada cada dia. Quero terminar com as palavras de Billy Graham: “Eu tenho certeza que não é opcional ficar cheio do Espírito, mas é uma necessidade. É indispensável  a uma vida abundante ou a um serviço que deve ter êxito. Uma vida cheia do Espírito não é normal; é a vida normal do cristão ... é destinada a todos, todos  a precisam, e todos a podem ter. É por isto que a Escritura nos ordena: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas [enchei-vos do Espírito]. (Ef 5,18).

Marco Antonio Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário