domingo, 26 de agosto de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇÃO 16 – COMO RECONHECER SEU DOM .

 


I.                  A QUEM SE DESTINAM OS DONS?


A partir do novo nascimento, o crente passa a Ter o Espírito Santo habitando em seu corpo – “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8,9-11). Segundo o ensinamento de Paulo, o Espírito manifesta ou torna claro “a cada um” a experiência dos dons espirituais para algo que lhe é útil – “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.” (1Cor 12,7). Isto significa que todos os crentes devem exercer um ou mais dons para o serviço da igreja.

II.               QUAL É A NECESSIDADE DE CONHECER SEU DOM?

A partir do momento que passamos a integrar o Corpo de Cristo (1Cor 12,12-31), precisamos tomar conhecimento de duas necessidades básicas, que veremos a seguir:

  1. Identificar o que sou no corpo (mão, pé, boca...) e a partir deste entendimento saber o que devo fazer para sua edificação. Já imaginou se nossa mente não soubesse que função dar a mão, ou a qualquer outro membro de nosso corpo?
  2. Verificar se estou exercendo adequadamente meus dons no corpo. Paulo nos ensina que Jesus é a cabeça da Igreja, e Ele dá orientação a cada membro do corpo, para que este possa funcionar de forma natural e coerente. Quando um membro deixa de exercer adequadamente sua função, todo corpo sofre. É só observar uma pessoa que está com dor de dente (uma parte tão pequena do corpo). Certamente esta pessoa sofre com isto.

Deus deseja que sua Igreja se desenvolva de forma sadia, e para isto o crente deve não somente saber qual o seu dever, mas exercê-lo.

III.           QUAIS AS DIFICULDADES PARA COMPREENDER O DOM?


Existem alguns obstáculos que nos impedem de identificar o dom que o Senhor nos tem concedido.

  1. A falta de comunhão com o Senhor, que prejudica o conhecimento e a prática das Escrituras.
  2. A falta de visão dos objetivos que Deus tem para a igreja local. O 2.º Testamento mostra que a comunidade cristã deve ser composta de crentes que sejam capazes de dar e receber (Ef 4,1-16). A falta de compreensão deste desejo do Senhor impede que identifiquemos os melhores os melhores dons , e conseqüentemente deixemos de suprir as carências de nossa comunidade. Não existe a idéia de competição, mas de cooperação e independência.
  3. A falta de conhecimento sobre os dons espirituais apresentados nas Escrituras: como eles foram usados pelos primeiros crentes, quais os seus objetivos e quais as implicações  de conceitos, errados sobre eles.
  4. A falta de uma verdadeira experiência com o Senhor. Lembramos que caso você ainda não saiba qual é o seu dom, é importante analisar se realmente já experimentou a salvação. Se você tem dúvidas, e gostaria de mais orientação, sugiro que procure alguém que demonstre uma verdadeira experiência com Deus para ajudá-lo.


IV.             QUAIS OS PASSOS PARA CONHECER SEU DOM?

Deus oferece recursos para que identifiquemos os dons espirituais.

Certamente o convívio dinâmico com o Espírito do Senhor nos ajuda a reconhecer os dons que Ele nos dá. Deus deseja andar conosco, transformar nossos comportamentos errados, revelar a Sua vontade quanto ao exercício de desenvolvimento de nossa capacidade para servi-lO.

Não podemos ignorar que o Espírito Santo usará a própria palavra de Deus para realizar as transformações na nossa conduta. Quando Jesus usa a figura da videira em Jo 15, ele afirma que sua palavra é o agente que limpa o nosso ser. As Escrituras são recursos mais eficazes para compreendermos o caminho que temos de seguir para formação dos valores da nossa natureza. Ela é “lâmpada” eficaz para iluminar os nossos pés e “luz” ideal para clarear nosso caminho – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Sl 119,105).

Em conjunto com estes passos, a comunhão com o Espírito e a Palavra, temos que buscar com zelo a santidade, para que através da pureza, Deus use os vasos de barro para a sua própria glória.

Podemos, após este estágio da vida cristã, entender claramente quais são os melhores dons, aqueles que são relevantes para a edificação do Corpo de Cristo. A partir daí, e sem submissão ao Senhor, buscá-los através de oração e jejum.

CONCLUINDO

Paulo, escrevendo aos coríntios, disse que não queria que eles fossem ignorantes a respeito dos dons espirituais – “Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (1Cor 12,1). Sabendo a quem são destinados os dons, como fazer para identificar quais nos foram dados pelo Senhor, e o que devemos fazer com eles, sirvamos adequadamente a Deus, para honra e glória de seu santo nome.

Marco Antonio Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário