sábado, 21 de julho de 2012

O ENIGMA DO DESAPARECIMENTO DA ARCA DO CONCERTO



Ex 25,10-16

“Também farão uma arca de madeira, de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor; e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro. Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro. Meterá os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca. Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela. E porá na arca o testemunho, que eu te darei.”

A Arca do concerto ou a Arca da Aliança simboliza a Aliança de Deus com o povo de Israel.

NOMES (sinônimos) Teológicos da Arca do Concerto (Ex 25,10-16).

  • Arca do testemunho – “E ali virei a ti, e de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho”, (Ex 25,22).
  • Arca da Aliança do Senhor – “Assim partiram do monte do Senhor caminho de três dias; e a arca do pacto (Aliança) do Senhor ia adiante deles, para lhes buscar lugar de descanso”. (Nm 10,33).
  • Arca do Senhor – “porque assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, estas serão cortadas, isto é, as águas que vêm de cima, e, amontoadas, pararão”. (Josué 3,13).
  • Arca Sagrada – “E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e que estavam consagrados ao Senhor: Ponde a arca sagrada na casa que Salomão, filho de Davi, rei de Israel, edificou; não tereis mais esta carga sobre os vossos ombros. Agora servi ao Senhor vosso Deus e ao seu povo Israel”. (2º. Cr 35,3).

Seu objetivo era caracterizar simbolicamente a presença de Deus no meio do povo por Ele escolhido para promover o resgate d humanidade, através do plano da salvação, projetado antes da fundação do mundo – “o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós,” (1º. Pd 1,20); “E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Ap 13,8); “Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.” (Jo 17,24).

Na Tipologia Bíblica temos que TIPO é uma relação representativa pré-ordenada que certas pessoas, eventos, objetos e instituições tem com pessoas, eventos e instituições correspondentes que ocorrem numa época posterior na historia da Salvação.

Símbolo Bíblico – algum objeto material representando verdades espirituais.

A Arca do Concerto simbolizava a Presença de Deus no antítipo que prefigurava o Salvador – Jesus.

O antítipo é o cumprimento da prefiguração.

DETALHES SIGNIFICATIVOS:

  • A Arca no podia ser tocada por mãos humanas, para isso as varas deveriam ser mantidas nas argolas e transportadas pelos ombros dos levitas;
  • As argolas simbolizavam o apoio. Sem o apoio das argolas não se podia levar a Arca do Concerto.
  • As argolas simbolizavam o apoio que se precisamos para levar a presença de Deus ao pecador;
  • Hoje o apoio está caracterizado principalmente pela forma de jejum e oração, participação efetiva e contribuição sistemática, alem de outros, na obra da salvação;
  • As varas simbolizavam o meio de transporte pelos ombros dos levitas;
  • As varas sobre os ombros simbolizam que os cristãos precisam carregar e levar pessoalmente o poder de Deus e a salvação ao pecador; teologicamente a Arca do Concerto simboliza profeticamente a Salvação – Jesus;
  • Literalmente, era de madeira de acácia revestida de ouro puro por dentro e por fora para não sofrer a ação do tempo; as argolas eram de ouro e as varas também eram de madeira revestidas de ouro;
  • A Arca do Concerto poderia ter sido construída toda de ouro maciço;
  • Teologicamente a madeira e o ouro da Arca do Concerto simbolizavam a presença enigmática e profética de Jesus numa condição perene, quando encarnado, através de madeira de acácia (madeira nobre) e na condição de  Divina Majestade através do ouro puro;
  • O ouro puro simboliza o Divino Esplendor de Deus;
  • A Arca do Concerto representava a profética humanidade e Divindade de Jesus, isto é, a condição a 100% humana e 100% Divina de Jesus (profética);
  • A Arca do Concerto simbolizava a Onipotência de Jesus, no meio do povo de Israel, nos fenômenos das águas que jorravam das pedras, das codornizes, do maná, das roupas que não envelheceram, da passagem pelo rio Jordão, destruição das muralhas de Jericó, etc. Contextualizando  com a transformação da água em vinho, da multiplicação dos Paes e peixes, do domínio sobre o vento, mar e potestades do mau, cura das enfermidades,  transfiguração, etc...
  • A Arca do Concerto em perfeita harmonia com os ditames de Deus ea motivo de vitórias e bênçãos;
  • A presença de Jesus na vida do Cristão em perfeita harmonia com suas Palavras e Ordenanças, são motivos de vitórias e bênçãos – “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15,7);
  • A Arca ficava estacionada dentro da tenda da congregação, porem o povo deveria manter sal atenção nela, como devemos manter em Jesus, pois representava a Ordem de Deus para o deslocamento do povo;
  • A arca em movimento significava ordem de partida;
  • O Discípulo deve manter o seu olhar fixo na Palavra de Deus; a Palavra de Deus em movimento caracteriza o cristão em movimento par ao Reino Celestial;

OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS ENVOLVENDO A ARCA DO CONCERTO

  • Conduzidas pelos sacerdotes deixou claro o seu poder quando do fenômeno da passagem do povo de Israel pelo leito seco do rio Jordão (Js 4,1-24). Enquanto ficou estacionada no meio do leito represado, misteriosamente, pré-figura o acontecimento em que os discípulos exclamam: “Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4,14). Não foram os pés dos sacerdotes que ao pisarem as águas do rio Jordão fizeram que elas ficassem represadas, e si, a presença poderosa da Arca do Concerto, pré-figurando a presença de Jesus, que enquanto ficou estacionada no meio do leito do rio ocasionou o milagre;
  • Da mesma forma, é a presença de Jesus na vida do Cristo que produz a afirmação em Is 52,7 – “Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!”;
  • A Arca do Concerto foi tomada pelos Filisteus em batalha, em face do pecado de Hofni e Fineias, filho de Eli, sacerdote e Juiz do povo de Israel (1º. Sm 4,1-22);
  • A Arca do Concerto é colocada no Templo de Dagom, santuário dos Filisteus, tendo sido transformado em pedaços pela presença da Arca naquele lugar (1º. Sm 5,1-5);
  • A Arca do Concerto é transferida da cidade em cidade dos filisteus e produzindo castigo severo e morte por onde permanecia (1º. Sm 5,6-12);
  • A Arca do concerto é enviada para fora da terra dos Filisteus com ofertas de arrependimento em ouro pela culpa, com o objetivo de se livrar dos castigos (1º. Sm 6,1-9);
  • A Arca conduzida em carro puxado por duas vacas e sem ninguém para guiá-las saiu misteriosamente da terra dos Filisteus até a terra dos Israelitas, em Bete-Sermes (1º. Sm 6,10-12);
  • A Arca é recebida por levitas que oferecem sacrifícios ao Senhor (1º. Sm 6,13-18);
  • A Arca produz a morte de 70 (setenta) homens que curiosamente olharam para dentro da Arca do Senhor (1º. Sm 6,19-21);

O ENIGMA DOS SETENTA

Na obra de Deus o curioso está fadado à morte.

  • A arca fica sob os cuidados de Abinadade em Quiriate-Jearim, por 20 (vinte) anos, após uma purificação do povo, por orientação do profeta Samuel (1º. Sm 7,1-4);
  • A Arca é retirada da casa de Abinadade, após 20 (vinte) anos, e é colocada em um carro de boi para ser transportada para Jerusalém, por iniciativa de Davi (2º. Sm 6,1-3);
  • A Arca provoca a morte de Uzá que colocou a mão nela para que não sofresse danos ao tropeçarem os bois que puxavam o carro (2º. Sm 6-9); Deus permitiu a morte de Uzá numa demonstração de zelo, isto é. Não se pode dar um jeitinho ou proteger uma conduta errada na obra de Deus;
  • A Arca, por temor de Davi diante da morte de Uzá, não entrou em Jerusalém, mas fico na casa do Obede-Edom, por 3 (três) meses. Tendo abençoado aquela casa e família (2º. Sm 6,10-11);
  • A Arca, enfim, é transportada de forma correta através das varas enfiadas nas argolas e nos ombros de levitas, e assim entrou em Jerusalém, ao mesmo tempo em que se fazia sacrifícios de bois e carneiros cevados (2º. Sm 6,12-14);
  • A Arca é colocada numa tenda, na cidade de Davi, armada por ordem de Davi, ao mesmo tempo em que se faziam holocaustos e ofertas pacíficas (2º. Sm 6,15-19).
  • A arca é colocada no Santo dos Santos, no templo edificado por Salomão, após permanecer mais de 20 (vinte) anos na tenda da cidade de Davi (1º. Rs 8,1-11);
  • A Arca permaneceu no templo edificado por Salomão tendo a Gloria de Deus enchido todo templo, logo após os sacerdotes terem deixado o local, numa demonstração de que Deus havia aprovado e estava avisando da grande responsabilidade dos que misturariam na sua presença caracterizada pela Arca do Senhor (1º. Rs 8,11);
  • A Arca permaneceu no templo até que misteriosamente, não se faz menção dela a partir da queda de Jerusalém pelos exércitos de Nabucodonosor (2º. Rs 24,1-17);
  • A Arca do concerto não é mencionada em nenhuma das referencias sobre os utensílios de ouro, prata e bronze, pertencentes ao templo, e que foram levados para a Babilônia (2º. Rs 25,1-22);
  • A Arca, simplesmente, desapareceu dos registros bíblicos. Seu paradeiro após a destruição do templo tornou-se um mistério e um enigma (2º. Rs 24,13 e 25,8-22).

MARIA É A ARCA VIVA NO NOVO TESTAMENTO

  • Na Arca continha 03 (três) objetos: “... que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto”; (Hb 9,4). Estes objetos representam simbolicamente a Trindade Santa (PAI – FILHO – ESPIRITO SANTO).
  • Maria ficou grávida do ES (Lc 1,26-35). Carregou dentro do teu ventre por 9 (nove) meses o filho de Deus.
  • Davi ao entrar na cidade ele: “saltava e dançava diante do Senhor” (2º. Sm 6,16).
  • Maria foi à casa de sua prima Izabel. “Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”, (Lc 1,41).
  • A Arca ficou por 3 (três) meses na casa Obed-Edom de Get (2º. Sm 6,11);
  • Maria ficou na casa da sua prima Izabel por três meses (Lc 1,56).
  • A arca não podia ser tocada (2º. Sm 6,6-7)
  • Conforme Is 7,14 – “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”;
  • Maria é esta virgem intocável na qual Deus achou graça e o ES a engravidou conforme Lc 1,30 - 35

Comparando as passagens do Antigo e o Novo Testamento não há duvidas de que Maria foi a Arca do Concerto no Novo Testamento.

A ARCA DO CONCERTO E A PRESENÇA SIMBÓLICA DE JESUS.

  • O histórico da Arca mostra que simbolicamente representa a presença de Deus, e, n figura de Jesus – O ONIPOTENTE (Mt 28,18);
  • A Arca não podia ser tocada, e sim, conduzida pelas varas sobre os ombros  dos levitas;
  • Após ter sido consagrado por Deus, todos os que por algum motivo a tocaram indevidamente, com exceção dos sacerdotes que um vez por ano (na páscoa) o faziam, foram mortos;
  • Somente o Sumo Sacerdote, uma vez por ano, perfeitamente purificado, conforme ritual em Lv 16,34, poderia entrar no Santo dos Santos, onde a Arca ficava, para interceder pelo povo, porem devidamente amarrado por uma corda para ser puxado para fora caso fosse fulminado em decorrência de falta grave (pecado); o artifício da corda, por precaução, não esta na Bíblia, mas sim nas Tradições;
  • A morte de Uzá (2º. Sm 6,7) e de 70 homens (1º. Sm 6,19) não deixam duvidas sobre o revestimento Santo – Unção – da Arca bem como o que aconteceu com os Filisteus que se apossaram dela e a levaram para o tempo de Dagom feito em pedaços, pela presença da Arca (1º. Sm 5,1-4);
  • A Arca era uma benção para Israel como foi demonstrada no episodio das muralhas de Jericó, da passagem pelo rio Jordão, das vitórias sobre os inimigos, etc...
  • O desaparecimento da Arca só tem uma explicação pela ação da providencia divina;
  • A destruição de Jerusalém e do templo, por Nabucodonosor foi por Juízo de Deus, em face do pecado de Israel;
  • Nabucodonosor foi um instrumento de Juízo usado por Deus (Jr 25,9);
  • Deus permitiu o sofrimento do povo, em geral, como castigo pelos pecados da desobediência e idolatria;
  • Deus usou Nabucodonosor para infligir severo castigo a toda a nação dos Judeus e 70 anos de cativeiro aos que foram levados para a Babilônia (Jr 25,1-14);
  • Nabucodonosor não estava naquela oportunidade sob o Juízo de Deus e por isso Deus não permitiu que a Arca fosse tomada e conseqüentemente infligisse uma devastadora destruição e morte no exercito dos Caldeus;

PENSE NISSO:

  • Modismos estão sendo introduzidos na condução da obra do Senhor. Caracterizados por incrementos que estão  dando certo em prejuízo do absolutamente certo, contrários ao que preceitua Teologia Bíblica, simbólica e figurativa, bem como, todo o conjunto de regras e praticas;
  • Certamente os exemplos bíblicos de prevaricação não deixam  duvidas quanto à jurisprudência que deve ser motivo de preocupação;
  • Os lideres e sacerdotes, bem como, o povo em geral, confiavam que o templo onde estava a Arca era a maior proteção para Israel;
  • Todos confiavam que jamais Deus iria permitir a destruição do templo e da Arca (Jr 7,1-15);
  • Nabucodonosor destruiu a cidade de Jerusalém e o templo e levou todos os utensílios sagrados para a Babilônia, porem a Arca não é mencionada e nem se em mais noticias dela;
  • Fica claro que a Arca do concerto não se encontrava no Santo dos Santos quando foi violado pelos invasores, que teriam sido fulminados, o que não aconteceu, mostrando que a presença de Deus havia deixado aquele lugar;
  • A Arca desaparece misteriosamente das Escrituras Sagradas e transforma´-se num dos mais enigmáticos acontecimentos bíblico;
  • Lendas, histórias, filmes, etc, tem sido motivo de especulação sobre o seu paradeiro;


CONCLUSAO

  • Não era objetivo de Deus exercer Juízo, naquela oportunidade, ao povo Caldeu e sim, ao povo Judeu;
  • Tivesse o exercito de Nabucodonosor violado a Arca as conseqüências seriam transcendentais;
  • Não tenho duvidas em afirmar que os sacerdotes do templo esperavam que os invasores, ao violarem o Santo dos Santos, onde estava a Arca, seriam mortos pelo poder de Deus como aconteceu com os exemplos anteriores ; (1º. Sm 5,1-4 e 6,19; 2º. Sm 6,7).
  • Fica claro que a Arca não podia ser removida de seu lugar, pois somente o Sumo Sacerdote podia entrar no Santo dos Santos e sob condições em Lv 6,1-34, logo, um único homem não poderia removê-la e os demais Sacerdotes não se atreveriam tocá-la, para removê-la  do Santo dos Santos, com o objetivo de escondê-la secretamente;
  • Quando Deus afirma que o homem foi feito a sua imagem e conforme a sua semelhança esta caracterizando que tudo que  envolve o homem em ciência, capacidade de realização, bem como o santuário que foi construído por estrita orientação de Deus (1ª. Cr 28,19) é imagem e semelhança do que existe no reino celestial, guardadas as devidas dimensões em lugar, espaço e tempo;
  • A Arca foi translada, por Deus, para o reino celestial, pelas razoes expostas nessas reflexões, e, está no templo de Deus, o qual podemos discernir teologicamente se entendermos a expressão em Gn 1,26 / imagem e semelhança, e , Ap 11,19 – “Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.”;
  • A Arca foi transladada para o céu; quem tem experiência com Deus não tem dificuldade de entender este Mistério;
  • O ato de Deus transladar a Arca para o reino celestial deixou o templo sem  sua gloria e vulnerável ao inimigo, isto é, a mercê do exercito de Nabucodonosor;
  • Sem a Arca presente os Judeus ficaram vulneráveis ao ataque dos inimigos;
  • Teologicamente, o transladar corresponde ao transladar da Igreja – o Corpo de Cristo – no Ato do Arrebatamento;
  • Sem o Corpo de Cristo presente o mundo vi ficar vulnerável ao ataque do inimigo – o AntiCristo, isto é,  a mercê do mau – “Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;” (1º. Ts 2,7).

Marco Antonio Lana (Teologo)

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