quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ESBOÇO DO LIVRO - 1º e 2º. Crônicas (1Cr e 2Cr)


 
Autor: Atribuído a Esdras

Data: Entre 425 e 400 a.C

Autor
1 e 2 Cr eram originalmente um só livro. Como a identidade do autor dessa obra não é explicitada em 1 nem em 2 Cr, muitos optaram por se referir a esse autor desconhecido simplesmente como “o cronista”. No entanto, Esdras é o candidato mais provável para a autoria de Crônicas. A antiga tradição judaica do Talmude afirma que Esdras escreveu o livro. Além disso, os versículos finais de 2 Cr (2Cr 36,22-23) repetem-se como os versículos iniciais de Esdras (ver Ed 1,1-3). Isso não apenas reforça o argumento que aponta Esdras como autor de 1Cr, mas pode ser também uma indicação de que Crônicas e Esdras tenham sido em algum momento uma única obra. Soma-se a isso o fato de que 1 e 2Cr tenham estilo, vocabulário e conteúdo similares. Esdras era tanto escriba como profeta e desempenhou um papel significativo na comunidade de exilados que retornou à cidade de Jerusalém. Apesar de não podermos afirmar com certeza absoluta, é razoável assumir que “o cronista” tenha sido Esdras.

Data

Embora seja difícil estabelecer a data exata para 1 e 2 Cr, é provável que a sua forma final tenha surgido lá pelo final do séc. V aC. O último evento registrado nos versículos finais de 2 Cr é o decreto de Ciro, rei da Pérsia, que dá licença à volta dos judeus para Judá. É datado como 538 a.C e dá a impressão de que Crônicas tenha sido composto pouco tempo depois. No entanto, a última pessoa mencionada em 1 e 2 Cr é realmente Anani, da oitava geração do rei Jeoaquim (ver 1Cr 3,24). Jeoaquim foi deportado pra a Babilônia em 597 a.C. Dependendo de como essas gerações são medidas (cerca de 25 anos), o nascimento de Anani pode ter acontecido entre 425 e 400 a.C. Portanto, a data para 1 e 2Cr pode ser situada entre 425 e 400 a.C.

Contexto Histórico

O livro de 1Cr cobre o período que vai de Adão até a morte de Davi, ao redor de 971 a.C.
O livro de 2Cr cobre o período que vai do começo do reinado de Salomão, em 971 a.C, até ao final do exílio ao redor de 538 a.C.

É um período de tempo extraordinário, pois abrange o mesmo período coberto pelos primeiros 10 livros do AT, de Gn até 2Sm. Se as genealogias de 1 Cr 1-9 fosse ignoradas, 1 e 2Cr cobririam aproximadamente o mesmo período de tempo de 1 e 2Rs. No entanto, o cenário específico de 1 e 2Cr é o período de tempo que vem depois do exílio. Durante essa época, o mundo antigo estava sob o controle do poderoso Império Persa. Tudo o que restou dos gloriosos reinados de Davi e Salomão foi à pequena província de Judá. Os persas substituíram o rei por um governador provincial. Apesar de que o povo de Deus tenha recebido licença pra voltar para Jerusalém e reconstruir o templo, a sua situação era muito diferente da dos anos dourados de Davi e Salomão.

Conteúdo

No texto original hebraico, 1 e 2Cr formavam um só livro chamado de “Acontecimentos dos Dias”. Foi dividido e recebeu um novo nome pelos tradutores do AT em grego (septuaginta ou LXX): “Coisas que Acontecem”. O nome atual, Crônicas, foi dado por Jerônimo (santo católico). Não é uma continuação da história do povo de Deus, mas uma duplicação e um suplemento de 1 e 2Sm e 1 e 2Rs.

Se 1 e 2Cr são considerados uma única obra, podem ser divididos em quatro seções principais: 1Cr é composto por genealogias (caps. 1-9) e descreve em linhas gerais o reinado de Davi (caps. 10-29). 2Cr relata o reinado de Salomão (caps. 1-9) e descreve os reinados dos vinte governantes de Judá (caps.10-36).

O livro de 1Cr tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída por 9 capítulos de genealogias. As genealogias começam com Adão e continuam, atravessando todo o período do exílio, até àqueles que retornaram para Jerusalém. Com freqüência não se dá muita importância a esta seção. Contudo, assim como nos Evangelhos de Mt e Lc, as genealogias formam a base das narrativas que se seguem. 1Cr está carregado de genealogias para sublinhar a necessidade de pureza racial e religiosa. As genealogias são compiladas seletivamente para realçar a linhagem de Davi e da tribo de Levi.

A segunda parte de 1Cr (caps. 10-29) registra os eventos e realizações do rei Davi. O cap. 10 serve como prólogo para resumir o reinado e a morte do rei Saul. Nos caps. 11 e 12, Davi se torna rei e conquista Jerusalém. O restante das narrativas sobre Davi está enfocado sobre três aspectos significativos do seu reinado, ou seja, o transporte da arca do Testemunho pra Jerusalém (caps. 13-17), suas proezas militares (caps. 18-20) e os preparativos para a construção do tempo (caps. 21-27). Os dois últimos capítulos de 1Cr recordam os últimos dias de Davi.

O livro de 2Cr tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída pelos primeiros 9 capítulos (caps. 1-9) descreve em linhas gerais o governo do rei Salomão. A narrativa dá bastante importância à construção do templo (caps. 2-7) bem como à riqueza e à sabedoria desse extraordinário rei (caps. 8-9). A narrativa, no entanto, termina abruptamente e não faz menção das fraquezas de Salomão, conforme registradas em 1Rs 11.

A segunda seção do Livro é formada pelos caps. 10 a 36. Depois da divisão do reino, se concentram quase que exclusivamente no Reino do Sul, Judá, e discorre sobre a história do Reino do Norte, Israel, só ocasionalmente. 2Cr traça a historia dos reinados dos 20 governantes de Judá até ao cativeiro babilônico do Reino do Sul em 586 a.C. O livro conclui com o decreto de Ciro libertando e permitindo a volta do povo p ara Judá (36,22-23).

O Espírito Santo em Ação

Há duas referências claras ao ES em 1Cr. A primeira está em 12,18 em que o “Espírito” entrou em Amasai e o capacitou a fazer uma declaração inspirada. E a segunda em 28,12 a qual explica que por meio do ministério do Espírito (ânimo) os planos do templo foram revelados a Davi.
Há três referências claras ao ES em 2Cr. É identificado como o “Espírito de Deus” (15,1; 24,20) e como o “Espírito do SENHOR” (20,14). Nessas referências, o ES inspirou ativamente Azarias (15,1), Jaaziel (20,14) e Zacarias (24,20) para que falassem da parte de Deus.
Além dessas referências, muitos vêem a presença do ES na dedicação do templo (5,13-14).

Esboço de 1º Crônicas
I. As raízes do povo de Deus 1,1– 9,44
·         A herança dos filhos de Jacó 1,1-2,2.
·         A herança da linhagem de Davi em Judá 2,3-3,24.
·         A herança das doze tribos 4,1-8,40.
·         A herança do remanescente 9,1-34
·         A herança do rei Saul em Benjamim 9,35-44

II. O reinado do rei Davi 10,1-29,30
·         A confirmação de Davi como rei 10,1-12,40
·         A aquisição da arca por Davi 13,1-17,27
·         Progressos militares de Davi 18,1-20,8
·         Preparativos de Davi para a construção do templo 21,1-27,34
·         Últimas declarações de Davi 28,1 –29,30

Esboço de 2º Crônicas

I. O período de governo do rei Salomão 1,1-9,31
·         A ascensão de Salomão como rei 1,1-17
·         A realização da construção do tempo 2,1-7,22
·         A riqueza de Salomão 8,1-9,31

II. Os governos dos reis de Judá 10,1-36,16
·         O reinado de Roboão 10,1-12,16
·         Abias 13,1-22
·         Asa 14,1-16,14
·         Josafá 17,1-20,37
·         Jeorão 21,1-20
·         Acazias 22,1-9
·         Atalia 22,10-23,15
·         Joás 23,16-24,27
·         Amazias 25,1-28
·         Uzias 26,1-23
·         Jotão 27,1-9
·         Acaz 28,1-27
·         Ezequias 29,1-32,33
·         Manassés 33,1-20
·         Amon 33,21-25
·         Josias 34,1-35,27
·         Joacaz 36,1-3
·         Jeoaquim 36,4-8
·         Joaquim 36,9-10
·         Zedequias 36,11-16

III. Cativeiro e retorno de Judá 36,17-23
·         O cativeiro de Judá por Babilônia 36,17-21
·         O decreto de Ciro para o retorno de Judá 36,22-23


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