domingo, 18 de agosto de 2024

O Estado dos Mortos

O que acontece ao ser humano durante sua morte. Em que lugar se encontra, para onde vai e o que faz na morte.


Introdução
 

É comum nos questionarmos e sermos defrontados sobre a morte. Alguns creem que
depois da morte, as pessoas vão para o céu se forem boas ou para o inferno se forem más; ou ainda que as que não foram suficientemente boas para irem ao céu pagam seus pecados no purgatório. Outros acreditam que elas vão para um plano superior e reencarnam, e outros creem que não vão a lugar algum. Alguns, dizem que verdadeiramente tiveram encontros sobrenaturais, e armam ver seus parentes e
amigos mortos. Mas anal, independente do que as pessoas acreditam, o que diz a Bíblia?

 

1 - A natureza humana e sua alma
 

A criação do homem, sua natureza e a alma humana; Esclarecimentos sobre espírito e fôlego de vida.

 

Gênesis 2:7 - Nós não temos uma alma, nós somos uma alma: Pó da terra + Fôlego de Vida = Alma Vivente.

 

Ezequiel 18:4,20; Isaías 51:12 - Se uma alma pode morrer, como ela poderia ser algo que é resultado da morte? Percebemos que: alma = pessoa (Dt. 10:22, Gn. 46:27), portanto, toda alma é mortal (só Deus é imortal: 1 Tm. 6:15,16).

 

Eclesiastes 12:7; Gênesis 3:19; Salmo 146:4 – Na morte ocorre o contrário da criação: Sai o fôlego (espírito) dado por Deus e o indivíduo retorna ao pó da terra. Observe que enquanto o Gênesis diz que Deus deu o “fôlego de vida”, outras passagens dizem que “sai-lhes o espírito”, isso porque espírito é o mesmo que o “fôlego de vida” dado por Deus.

 
Os termos traduzidos como espírito: pneuma no grego do Novo Testamento, e ruach
no hebraico do Antigo Testamento, ambos referem-se a respiração e não a uma entidade viva, consciente e independente do corpo - “sai-lhes o espírito… perecem todos os seus desígnios”.

 

2 - Um estado de inconsciência
 

O que é a morte e a que ela se assemelha; Morte, um estado de inconsciência. 

 

Eclesiastes 3:19-21 – Não há diferença entre o fôlego de vida dos animais e dos homens, todos vão para o mesmo lugar, todos são pó e ao pó tornarão. 

 

Jó 14:10-12,14; Jó 7:8-10 – Na morte o ser humano deixa de existir. 

 

Hebreus 9:27 – O homem só morre uma vez e então aguarda o dia do Juízo.


Pode-se ver que a reencarnação não é bíblica.
 

Eclesiastes 9:4-6,10; Salmos 6:5; Salmos 88:10-12; Isaías 38:18,19 – Na morte não há consciência, memórias, sentimentos ou ações. Não há nem mesmo lembrança de Deus, é um estado de total inconsciência. 

 

3 - A solução é a ressurreição 

 

A solução para a morte é a ressurreição, não um estado intermediário. 

 

1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:51,52; *2 Timóteo 4:8; João 5:28,29 - A verdadeira mensagem de conforto sobre a morte, não é crer que os mortos estão no céu ou na glória, mas sim, aguardando a volta de Jesus para serem ressuscitados e receberem a recompensa da vida eterna. 

 

4 - Um argumento para enganar 

 

Os enganos do diabo em aparecer como espíritos dos mortos - imitando de forma idêntica: voz, jeitos, caligraa e aparência; Deus condena a consulta aos mortos por entrarem em contato com o próprio satanás; O m da morte. 

 

2 Coríntios 11:14,15 – Não devemos estar admirados de que satanás possa se disfarçar de algum parente morto a m de enganar as pessoas, ele pode até mesmo se transformar em um anjo de luz. 

 

Deuteronômio 18:10-12; Isaías 8:19,20; Levítico 19:31 – Deus condena totalmente a consulta aos mortos, a pessoa que praticava esse ato era eliminada do
meio do Seu povo. 

 

1 Coríntios 15:26; Apocalipse 20:14; *Apocalipse 21:4 – A morte que durante tanto tempo agiu e entristeceu os lhos de Deus será destruída para sempre e todos viverão pela eternidade.


Decisão 
 
Aceito a verdade bíblica de que os mortos estão em estágio de inexistência até a Volta de Jesus.
 
Marco Antonio Lana - Teólogo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário