quinta-feira, 12 de outubro de 2023

E o Pecado Entra no Mundo

 


 

Rm 5.12-21     

12  Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

13  Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.

14  Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.

15  Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.

16  O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.

17  Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

18  Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.

19  Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

20  Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,

21  a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

Do versículo12 ao 21: nova divisão no capítulo 5, totalmente dedicada a falar da entrada do pecado no mundo, do terrível efeito que causou e da espetacular solução divina para o problema.

A nova divisão tem alguma conexão com a anterior?

Sim. Paulo havia assumido que todos éramos pecadores - versículos 8 e 10. Talvez sentiu vontade de explicar porque afirmou algo tão forte e desagradável. v.12 - Um dos versículos mais importantes da Bíblia.

Temos quatro afirmações aqui. Terríveis, mas bem claras. Vejamos cada uma, mudando a ordem:

 

1) O pecado entrou no mundo por um só homem.

É tão óbvio que não precisamos especular sobre quem é esse homem: Adão (duas vezes – versículo 14)

 

2) Todos pecaram juntamente com Adão.

Jamais iremos compreender totalmente esse fato. Mas Deus considerou cada ser humano como se estivesse pecando juntamente com Adão (que continha potencialmente a raça humana).

Uma semente ruim gera árvore ruim, ou seja, a árvore está potencialmente contida na semente.

O fato é que é assim como a Bíblia diz, quer você compreenda ou não, quer concorde ou não.

Saiba que, aos olhos de Deus, quando Adão pecou, você estava pessoalmente pecando também.

É exatamente por isso que todos nascem pecadores.

 

3) O pecado trouxe a morte ao mundo

Esse fato é exatamente o cumprimento do que Deus dissera a Adão em Gênesis 2.14-17:

O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates. Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Aqui se refere à morte física ou espiritual? Ambas.

* Física: degeneração do corpo, volta ao pó.

* Espiritual: separação de Deus; sem comunhão com Ele.

 

4) A morte passou a todos os homens

Consequência lógica: se todos pecaram com Adão e o pecado trouxe a morte, então a morte envolveu todos.

Não diz quase todos, mas todos que nasceram de homem e mulher, sem exceção.

(Essa afirmação não inclui Cristo. Lembre-se que Ele só teve mãe humana).

 

- Uma criança de um dia, é pecadora e condenada? Sim! E o fato de ela morrer, é exatamente a prova de que tem o pecado dentro. Se não fosse, não morreria!

 - E vai para o céu?

- Penso que sim, não porque não tem pecado, mas porque Cristo disse que o reino dos céus é das criancinhas. E os pecados delas? Cristo pagou. E de alguma forma dispensaria o exercício de fé pessoal. A Bíblia não explica esse detalhe.

v. 3-14

Versículos difíceis. Quase uma prova da afirmação do versículo 12.

A ideia é: “Vou provar que a morte passou a todos os homens, como consequência do pecado de Adão, e não por pecados pessoais cometidos após o nascimento.

Antes da lei, os homens pecavam, mas não à semelhança da transgressão de Adão, ou seja, pecavam, mas sem estar desobedecendo a alguma ordem direta de Deus (Adão recebeu ordem explícita de não comer o fruto).

Só que, se eles tivessem nascido inocentes e depois pecado sem receber qualquer ordem explícita (lei), Deus não teria imputado a eles esses pecados. E se pecados não eram imputados, então não precisavam morrer. Só que morriam! (v. 14).

O fato de morrerem, portanto, prova que já traziam o pecado dentro de si, e com o pecado, a mortalidade.”

Irmão em Cristo: é muito importante você aprender isso e saber mostrar pela Bíblia que todo ser humano nasce com pecado dentro, morto espiritualmente, separado de Deus.

Amigo: você continua nessa terrível situação.

v. 14b: … Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir

Literal: Adão, que era tipo do que havia de vir (tipo é algo ou alguém que, embora literal, servia como figura ou ilustração de algo ou alguém mais importante, que viria depois).

Cristo é chamado de último Adão em 1Corintios 15.45:

Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.

v. 15-19

Trecho longo, difícil, um pouco repetitivo. Resumirei a ideia geral.

É importante notar a analogia:

* Adão: primeiro da raça humana

* Cristo: primeiro da raça dos filhos de Deus, sem pecado, obediente a Deus, com natureza divina (nós crentes, temos essa natureza divina implantada).

Explicação resumida dos v. 17-19

 

Adão: ofensa, desobediência, que trouxe condenação sobre ele.

Resultado: o pecado dele contaminou toda a raça da qual ele era o cabeça. Isso gerou juízo sobre todos os homens para condenação, pois se tornaram pecadores.

Observe que mesmo os que não pecaram como Adão, ou seja, desobedecendo ordem direta, pecaram e morreram. A morte reinou sobre todos.

 

Cristo: obediência, ato de justiça.

Resultado: a obediência dEle gerou graça, dom (presente) e justiça de Deus, extendida e oferecida a todos os homens. Todos os que desejarem e aceitarem, receberão justificação que dá vida, se tornarão justos e reinarão em vida eternamente.

 Aqui vale o mesmo princípio aplicado em Adão, só que envolve bençãos: mesmo os que não obedeceram como Cristo, ou seja, totalmente, recebem a graça vinda da obediência dEle.

 

Mas essa explicação ainda falta algo importante.

O que falei até aqui, pode deixar a ideia de que a reação de Deus ao comportamento de Adão e de Cristo foram semelhantes na sua natureza e intensidade.

 Adão pecou, Deus imputou o pecado a todos os da raça dele (Adão) e foram condenados. Cristo obedeceu, Deus justificou todos os da raça dEle, que usufruíram da justiça vindo dessa obediência e receberam vida eterna.

Mas Paulo quer chamar a atenção de que a graça proveniente da obediência de Cristo é muitíssimo maior do que a condenação vinda da ofensa de Adão. Sem termos de comparação. Esse é o foco dos v. 15-16.

Explicação resumida dos v. 15-16

Se um só pecado, de um só homem, gerou a morte a toda uma raça, já imaginaram qual o resultado de milhões, bilhões de pecados e ofensas?

Um observador colocaria a mão na cabeça, apavorado: Meu Deus, o que virá agora? Não posso nem imaginar a magnitude da explosão da ira de Deus com tantos pecados e ofensas.

Pois o resultado é que um só, Cristo, veio, obedeceu e Deus reagiu com uma graça ultra gigantesca, suficiente para cobrir todas as ofensas de todos os homens.

Uma super-graça, muitíssimo maior do que a ira provocada por tanta ofensa. Em suma:

O rigor com que Deus reagiu ao pecado de Adão, é muitíssimo menor em intensidade do que a graça com que Ele reagiu à obediência de Cristo.

Toda a passagem culmina nos v. 20-21, que é explicação e resumo de tudo:

 v. 20-21

Vindo a lei de Moisés, ficou evidente a multiplicação de pecados. Os homens confirmavam a sua pecaminosidade e atestavam o seu estado de condenação.

 Mas foi exatamente nesse meio pecaminoso, podre, corrupto, onde abundava o pecado, que brilhou a luz do Salvador e superabundou a graça!

 

O pecado reinava soberano, matando todos.

Mas só até o dia em que veio o Senhor Jesus e, com a Sua obediência, vivendo de maneira totalmente puro e morrendo na cruz, fez reinar a graça de Deus, que justificou a muitos, para vida eterna!

Fico um pouco frustrado por não podermos captar a profundidade do amor de Cristo por nós, da graça de Deus, da capacidade de Deus em perdoar.

 

Termino com quatro observações:

1) A Bíblia diz que um só pecado, de um só homem, gerou a morte e condenação de todos.

Por que? Porque a santidade de Deus é tamanha, que exigia isso.

 

2) O valor do sangue de Cristo. Se um só pecado de um só homem causou tanto estrago e provocou tanta ira de Deus, imagine bilhões de pecados. Pois o sangue de Cristo, sozinho, tem poder para cobrir todas as ofensas

 

3) Embora seja importante lembrar do valor do sangue de Cristo, devemos ter cuidado para não tratar tudo como fria questão de aritmética: “Meus pecados ofenderam muito a grande sensiblidade de Deus. Mas quando exercíto a  fé, Cristo aplicou o sangue dEle sobre os meus pecados, e como o sangue dEle tem mais peso do que minhas ofensas, logo estou tranquilo.”

 

Está certo, mas incompleto. Falta algo importantíssimo: a capacidade de perdoar, de Deus.

 

Você, crente, foi alvo de muita misericórdia.


4) Seus pecados, irmão, não deixaram de ofender a Deus porque você agora é salvo. Continua ferindo tremendamente a santidade de Deus. Talvez ainda até mais, porque você agora é filho dEle, conhece as coisas espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário