terça-feira, 17 de outubro de 2023

10 verdades sobre o céu que todos os cristãos deveriam saber

 



1. O céu é um lugar físico

 

Muitas pessoas têm crenças variadas sobre a vida após a morte. Alguns negam que exista. Outros acham que há estágios pelos quais se passa, antes de atingir um certo nível de paraíso.

 

Outros ainda, veem o céu como um lugar cheio de anjos e tudo espiritual, mas nada material.

 

A Bíblia Sagrada, no entanto, revela um lugar real com uma localização específica. Falando do céu, Jesus disse a Seus discípulos, que estava partindo para preparar um lugar para eles.

 

O apóstolo Pedro escreveu sobre “o novo céu e a nova terra” que Deus criaria, que, de acordo com Apocalipse, contém coisas físicas como cavalos, árvores, um templo e uma cidade gloriosa, a Nova Jerusalém (Ap 15:8, Ap 19:14, Ap 22:2).

 

2. O céu é um lugar de alegria inexplicável

 

Imagine um lugar livre de dor, tristeza, doença e pecado. Tente imaginar, não ter nada a temer, nem rejeição, fracasso, perda ou morte. Imagine, experimentar uma perfeita intimidade relacional com Deus e com os outros. Chega de esconder, isolar, mal-entendidos ou interpretações errôneas. Nada além de amor e união, a comunidade perfeita, que nossos corações anseiam.

 

No céu, com todas as nossas necessidades mais profundas satisfeitas e sem impedimentos, acesso constante ao nosso Salvador, descobriremos e viveremos, portanto, a verdadeira fonte de alegria, Jesus Cristo, e os prazeres que Ele concede, serão eternos.

 

3. No céu, estaremos cercados por Deus

 

Antes de deixar a Terra, Jesus orou para que os discípulos fossem um, assim como Ele e o Pai são um, “assim como você”, falando do Pai, “está em mim e eu estou em você… eu neles e você em mim .”

 

Esta habitação do Pai, do Espírito Santo e do Filho fala de intimidade, uma intimidade que só será aprofundada no céu, onde o próprio Deus habita.

 

No céu, o Espírito de Deus nos cercará de uma forma que nossas mentes terrenas não podem compreender.

 

4. O céu tem uma taxa de entrada

 

Deus anseia permanecer eternamente em relacionamento conosco. Mas somos uma espécie teimosa e rebelde, inclinada à autodestruição.

 

Diariamente, lutamos contra as próprias mãos que nos formaram e escolhemos nosso caminho, ao invés, dos caminhos Dele. A Bíblia, porém, chama isso de pecado, e nosso pecado nos separa de Deus.

 

Mas Deus nos amou demais para nos deixar em nossa miséria auto-imposta. Em Jesus Cristo, Ele preencheu a lacuna entre nós e Ele mesmo, e entre a vida e a morte. Para cruzar essa ponte e ganhar nosso cartão de “entre no céu de graça”, tudo o que temos que fazer é crer.

 

    “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo“.( Romanos 10:9)

 

5. Teremos corpos físicos

 

De acordo com Hollywood, o céu está cheio de pessoas aladas e fantasmagóricas, mas não é isso que a Bíblia Sagrada, nos ensina.

 

Jesus é o “primogênito dos mortos” (Ap 1:5) e “as primícias dos que dormem” (1 Cor. 15:20).

 

Na Grécia Antiga, as primícias referiam-se a uma amostra precoce de uma colheita, que revelava a colheita que estava por vir. No entanto, a analogia de Paulo, então, nos assegura que Cristo forneceu evidências tangíveis, de como nossos corpos ressuscitados serão.

 

Quando Jesus ressuscitou, Ele tinha um corpo físico que os discípulos podiam ver e tocar, e Ele compartilhou uma refeição com eles (João 20:27, 21:15).

 

Da mesma forma, em 2 Coríntios 5, o Apóstolo Paulo nos diz que, quando nossos corpos terrenos forem destruídos, receberemos um corpo eterno e não “seremos achados nus”.

 

6. Os crentes entram imediatamente após a morte

 

De acordo com a Bíblia Sagrada, uma vez que morremos, vamos, imediatamente, para um de dois lugares, o céu, onde permaneceremos com Cristo para sempre; ou inferno, onde passaremos a eternidade separados d’Ele.

 

Em Hebreus 9:27, Paulo disse que morremos uma vez e depois enfrentamos o julgamento, e em 2 Coríntios 5:8 e Filipenses 1:23, ele diz que deseja morrer para estar com Cristo, verificando a proximidade do céu após a morte.

 

Além disso, Jesus prometeu ao criminoso na cruz ao lado Dele, que estaria com Ele, naquele dia, no paraíso (Lucas 23:43).

 

7. O céu é eterno

 

A maioria de nós não tem nenhum problema em acreditar que o céu é eterno. Essa verdade, reiterada em todas a Bíblia sagrada, apela aos nossos anseios sinceros, nosso desejo de que Cristo um dia nos liberte deste mundo cheio de pecado de dor, doença e morte.

 

Muitos de nós, no entanto, lutam com o outro lado disso, ilustrado em Mateus 25:46: “Então irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

 

A Bíblia sagrada, nos ensina que ambos os destinos são eternos, e onde acabamos, depende inteiramente se acreditamos ou não que o Filho de Deus é nosso Salvador.

 

8. O céu é incrivelmente diversificado

 

Ao longo da Bíblia sagrada, Deus acolheu pessoas de todas as nações sob uma condição, que O seguissem. Através de Abraão, o patriarca da nação judaica, Deus disse que abençoaria todas as nações (Gn 22:18).

 

Em Romanos 9:7-8, Paulo diz que a nação de Israel, que surgiu dos descendentes de Abraão, representa todos os que crêem em Deus.

 

Se você já assistiu a um culto de adoração multicultural, teve um vislumbre da beleza que nos espera no céu, onde uma “grande multidão… de todas as nações, tribos, povos e línguas” adorará juntos (Ap 7:9).

 

9. Faremos mais do que cantar

 

Quando nossa filha era jovem, ela disse que se no céu tudo o que ela fosse fazer era cantar, ela não queria ir. Imagino que alguns de vocês concordem.

 

Embora, permanecer na presença de Deus certamente encherá nossos corações de louvor, a música não será nossa única expressão.

 

De acordo com Romanos 12:1, a verdadeira adoração envolve viver como Deus deseja.

 

Deus instituiu a obra antes do pecado, quando Sua criação ainda era “boa”. E Jesus disse aos Seus discípulos, que um dia serviriam com Ele.

 

Os estudiosos também acreditam que os versículos que falam da vastidão de Deus e Seus tesouros de sabedoria (Cl 2:3,  Ef 3:18-19) implicam, portanto, um depósito de conhecimento esperando por nós, para descobrir.

 

Portanto, é razoável supor que cada um de nós terá papéis satisfatórios, e o prazer de aprender continuamente.

 

10. Experimentaremos a vitória final sobre o pecado

 

A morte de Cristo na cruz, quebrou o poder do pecado e da morte, libertando-nos para viver como Ele deseja.

 

E, no entanto, vivemos em um mundo quebrado, com isso, desenvolvemos pensamentos e padrões de comportamento negativos, que nos impedem de nos render, plena e consistentemente, ao Espírito Santo.

 

No céu, no entanto, finalmente experimentaremos a liberdade total do pecado e teremos a capacidade de viver, pensar e amar como Deus deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário