sábado, 19 de junho de 2021

Lança o teu pão sobre as águas: O que Eclesiastes 11:1 está ensinando



(1) Vamos começar analisando toda a citação que está em Eclesiastes 11.1: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.”. A primeira coisa a se dizer sobre esse texto é que não há uma unanimidade sobre qual é interpretação mais precisa a respeito do significado dessa expressão. Assim, precisamos observar um pouco o contexto e as hipóteses que se levantam a respeito do que o autor quis comunicar.


(2) Eclesiastes 11:1-8 apresenta reflexões a respeito do excesso de cautela em nossa vida e naquilo que faz parte dela. Observe, por exemplo, que Salomão trabalha questões como as incertezas da natureza (v. 3), as incertezas a respeito dos desígnios de Deus (v.5), as incertezas do nosso trabalho (v.6).


Todas essas incertezas naturais da vida não devem nos fazer viver um excesso de cautela prejudicial que busque nos paralisar na vida, nos tornar acovardados e nos levar a viver um egoísmo que não olha o outro, que foca somente em si mesmos, antes, devemos trabalhar e viver a nossa vida com sabedoria e fé (apesar das incertezas), sem ansiedades prejudiciais e que não resolvem nada. É nesse contexto que o texto objeto de nosso estudo está inserido. 


As 3 possíveis interpretações de lança o teu pão sobre as águas 


(i) Caridade? Alguns estudiosos afirmam que esse texto possa se referir à caridade, ou seja, devemos “lançar” o pão para abençoar vidas que precisam dele. Aparentemente – lançar o pão sobre as águas – nunca retornaria a nós como um lucro, pois perderíamos esse pão. Porém, ajudando os outros, a bênção voltaria às nossas vidas mais cedo ou mais tarde como consequência da nossa liberalidade e amor ao próximo. Salomão estaria, então, ensinando que fazer boas ações, mesmo nos contextos de incertezas da vida, é o caminho certo!


(ii) Ações ruins terão recompensa? Uma segunda interpretação interessante é que uma atitude incorreta e sem sabedoria de nossa parte – nesse caso lançar o pão sobre as águas (o que representaria um desperdício de um alimento precioso) – têm as suas recompensas ou consequências em nossa vida. Assim, nesse possível significado, o foco é que temos que ter cuidado com nossas atitudes, principalmente aquelas que sabemos que são erradas e mesmo assim as fazemos, pois acharemos os frutos delas mais cedo ou mais tarde.


(iii) A importância do comércio e do trabalho? Ainda temos uma terceira interpretação, que seria uma alusão a respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado. Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas (viagens marítimas) e, depois da viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro (depois de muitos dias o acharás). Apesar da demora de muitos dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar. Aqui a ideia é a de sermos ousados para trabalhar, pois temos um Deus que abençoa nossos esforços com prosperidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário