quinta-feira, 24 de junho de 2021

Como saber se eu blasfemei contra o Espírito Santo?


(1) Em um encontro com os críticos fariseus, onde Jesus foi acusado de fingir fazer a obra de Deus guiado pelo diabo e até mesmo de estar possuído pelo diabo (Marcos 3:22,30), Jesus trouxe uma severa advertência a eles: “Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno” (Marcos 3:29). Essa fala de Jesus tem feito muitas pessoas acharem que em algum momento da vida cometeram esse pecado imperdoável. Mas é preciso fazer algumas observações antes de achar que isso aconteceu.


(2) Jesus deixou claro que esse tipo de blasfêmia era uma blasfêmia especifica e que haviam outros tipos de blasfêmias e pecados que Deus poderia perdoar: “Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem” (Marcos 3:28). Ou seja, quando ainda não estamos na presença de Deus (ou mesmo em nosso processo de amadurecimento como cristãos), certamente fazemos e falamos coisas que são blasfêmias, mas nem todas elas se enquadram como sendo o pecado imperdoável. 


Mas que tipo de blasfêmia é essa que não tem perdão? No contexto da fala de Jesus aos fariseus, geralmente entende-se que seja um comportamento refletido, perverso e intencional de rejeitar a clara obra feita por Deus, atribuindo-a ao diabo. Porém, Isso não é tão fácil de se explicar na prática. 


(3) Assim, eu prefiro me apoiar em três questões que me ajudam a avaliar se houve blasfêmia contra o Espírito Santo ou não. Responder às três perguntas abaixo vai te ajudar a avaliar se você cometeu o pecado imperdoável: 


a) A pessoa que acha que blasfemou contra o Espírito Santo já entregou sua vida a Jesus Cristo? Essa pergunta é muito importante, pois um salvo, alguém que já entregou sua vida a Jesus, nunca cometerá o pecado imperdoável, visto que nele habita o Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Penso que seja o caso da pergunta da leitora. 


Assim, se você é um servo de Deus consagrado e, por algum motivo, disse ou fez algo que pesou em seu coração e acha que cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, é preciso entender que você não a cometeu. Você cometeu outro tipo de erro e precisa se arrepender e pedir perdão a Deus, que te perdoará, segundo nos ensina 1 João 1:9. 


Outro ponto a se esclarecer é que uma vez que alguém é salvo por Jesus, não pode perder essa salvação. 


b) Houve arrependimento sincero pelo que se disse ou fez? O fato de haver arrependimento é um indicativo forte de que a pessoa não cometeu a blasfêmia contra o Espírito Santo, mas os outros tipos de blasfêmia que podem ser perdoadas mediante o arrependimento. 


Entendo que quando Jesus diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão eternamente, quer nos mostrar a força da corrupção desse coração, a sua maldade e impiedade que atuam mesmo quando vê que é o poder de Deus que está agindo. 


Jesus disse essa palavra aos fariseus, e observamos neles que eles perseguiram Jesus até a sua morte, depois continuaram a perseguição aos discípulos. Ou seja, em momento algum houve arrependimento do que falaram e fizeram, razão pela qual não foram perdoados.


c) Avaliar questões com base na palavra de Deus  é blasfêmia? É importante observar que o simples fato de fazer avaliações e julgamentos daquilo que pregadores falam ou fazem para verificar se estão de acordo com a palavra de Deus não é blasfêmia. 


Paulo elogiou os bereianos que agiam dessa forma, avaliando se aquilo que Paulo falava estava de acordo com o ensino das Sagradas Escrituras. (Atos 17:11). Jesus, porém, nos ensinou que nosso julgamento deve ser justo: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24). 


João também nos ensinou a provar as coisas espirituais para termos certeza de que procedem de Deus ou não: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (1 João 4:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário