sábado, 22 de maio de 2021

O justo viverá pela fé: explicação e significado


Habacuque 2:4

A expressão "o justo viverá pela fé" se trata de uma afirmação e não de uma indagação.

Fé é, também, sinônimo de fidelidade, logo, é uma atitude de quem crê e é obediente ao Senhor. Não há um justo sequer, mas, somos justificados, pela fé, em Cristo (Romanos 5:1). Quem é justificado por Cristo, vive de maneira diferente, pela fé no Senhor. 

Explicação do justo viverá pela fé

A primeira vez que aparece a expressão "o justo viverá pela fé" na Bíblia é em Habacuque 2:4.

O profeta, quando, escreveu isto, estava sinalizando a necessidade do povo que confiasse no Senhor, tanto nas providências como propósito e situação de Israel.

Os israelitas estavam passando por injustiças (Habacuque 1:2-4) e, o profeta reclama ao Senhor por isso. Prosseguindo para os versículos 5-11, observamos que o Senhor responde a Habacuque dizendo que Ele irá ajustar a situação.

A mensagem de Habacuque nos ensina que viver pela fé é permanecer leal, confiando nos propósitos de Deus, vivendo diferente dos padrões dos descrentes, longe da maldade, violência, ganância, libertinagem e idolatria. É confiar e se alegrar no Deus da Salvação, mesmo que tudo desmorone (Habacuque 3:17-18).

A expressão "o justo viverá pela fé" pode significar tanto o modo como guiamos a nossa vida, como também a convicção sobre o livramento de Deus para os perigos da vida.

romanos 1_17

Significado do justo viverá pela fé

Quando o apóstolo Paulo cita o profeta Habacuque em Romanos 1:17 e Gálatas 3:11, o significado que ele traz e no qual está mais preocupado é que as pessoas são salvas pela fé no Senhor e não a pela maneira como elas vivem.

Paulo prossegue com a ideia de juntar os justos com a fé, sinalizando que alguém é justo só por meio da fé (Romanos 3:20, 5:1). Ele entende essa expressão como uma promessa do Senhor.

Para ele, toda a pessoa justa vive de fé em fé, como um círculo perfeito: a fé é dada por Deus, somos justificados pela fé em Cristo e caminhamos com uma confiança em Deus nas suas Palavras e promessas até o fim. 

Portanto, "o justo viverá pela fé" significa que a fé deve estar presente na vida do crente do princípio ao fim. Diz respeito à nossa vida aqui, vida momentânea, neste tempo, até a eternidade com Deus.

galatas 3_11

4 versículos sobre a importância da fé

A fé é uma parte essencial da vida cristã. Ter fé significa crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, entregando sua vida a ele. Mas por que a fé é tão importante? A Bíblia explica...

1. A fé é essencial para agradar a Deus

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11:6

Não dá para agradar a Deus sem ter fé! Sem fé, nada do que você faz tem valor, porque a glória não vai para Deus, que lhe capacita a fazer coisas boas. Para agradar a Deus, você precisa crer que ele existe, pode ser encontrado e abençoa quem o busca com a salvação.

2. A salvação vem pela fé

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8-9

Nada do que você faz pode salvar sua vida. As boas ações não compensam as más e não há forma de pagar o preço pelo pecado. Somente a fé em Jesus, através da graça de Deus, salva. A fé é a chave para vida eterna com Jesus.

3. A fé traz vitória sobre o diabo

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Efésios 6:16

A fé é uma grande arma contra os ataques do diabo! Quando ele tenta nos destruir com tentações, acusações e mentiras, a fé serve como escudo que nos protege. Na guerra espiritual, a fé é a diferença entre a derrota e a vitória.

4. A fé traz vitória sobre o mundo

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5:4

O mundo vive nas trevas do pecado e procura nos escravizar. Mas a fé em Jesus liberta do poder do pecado e das armadilhas do mundo! Não é por nossa própria força que vencemos; é pela força de Jesus, em quem cremos.


Paralelos do Antigo Testamento com Novo Testamento

Quando observamos promessas do Senhor no Antigo Testamento sempre são, basicamente, sobre livramento, libertação, proteção dos inimigos terrenos como, por exemplo, os moabitas, os filisteus, ameaças babilônicas (Salmos 37:39-40; Salmos 41:1-2).

E quando observamos as promessas do Senhor no Novo Testamento, são, basicamente, do cuidado de inimigos espirituais (1 Coríntios 10:13; Efésios 6:10-16).

Então, lendo a passagem de Habacuque 2:4, podemos basear a explicação que se destinava a uma vida física, modo de viver, e quando vamos a Romanos 1:17, aqui o significado leva ao dom da vida eterna.

Alguns exemplos de passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento:

  • Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Romanos 1:17
  • Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38

  • E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11

  • Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4

  • Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. Tito 2:12

  • Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, e procedendo segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 18:9

  • Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

  • Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência. 2 Timóteo 3:10

  • Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26

  • Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7

  • O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo. Isaías 26:7

  • Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre. Salmos 37:29

  • Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão. Salmos 118:20

hebreus 10_38

Exemplos de heróis da fé que foram justos e viveram pela fé

  • Abel
  • Noé
  • Abraão
  • Sara
  • Isaque
  • Jacó
  • José
  • Moisés
  • Gideão
  • Samuel
  • Davi

Mas o grande herói da fé, é o autor e consumador da fé, Jesus Cristo!

Pela fé em Cristo, é que somos justificados recebendo perdão dos pecados. Tudo é apagado pelo próprio Cristo, que nos faz justos e nos dá a bênção da salvação e vida eterna (João 3:15; João 3:36; Romanos 10:9).

Ponha sua fé em Jesus hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário