Salmo 27 


1- Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo.

 

2- Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão.

 

3- Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante.

 

4- Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

 

5- Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

 

6- Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.

 

7- Ouve a minha voz quando clamo, ó Senhor; tem misericórdia de mim e responde-me.

 

8- A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, Senhor, buscarei.

 

9- Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador!

 

10- Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

 

11- Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.

 

12- Não me entregues ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim, respirando violência.

 

13- Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra.

 

14- Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.


O Salmo 27 foi escrito por Davi, o rei mais famoso de Israel. Mas, antes de se tornar rei, Davi enfrentou muitos perigos. Davi sofreu várias tentativas de assassinato, viveu foragido, foi perseguido por exércitos e lutou em muitas batalhas. Sua vida era ameaçada constantemente. Mas Davi tinha segurança!

Davi confiava em Deus. Ele sabia que Deus estava com ele, protegendo-o em todo tempo. Foi por isso que ele escreveu o Salmo 27...

A razão de nossa confiança

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Salmos 27:1

Davi enfrentava perigos muito grandes, que nenhuma pessoa sozinha conseguiria superar. Mas ele sabia que Deus é muito maior que os perigos!

Muitas vezes podemos sentir que os problemas que enfrentamos são impossíveis de resolver. Tudo parece estar contra nós. Mas se Deus está do nosso lado, não temos razão para ficar com medo! Nada é impossível para Deus. Quando Deus está conosco, podemos até enfrentar um exército com confiança.

Um lugar de segurança

Uma coisa pedi ao Senhor e procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Salmos 27:4

Nas horas das dificuldades, Davi se refugiava na presença de Deus. O templo representava a presença de Deus, onde todos podiam se aproximar e ser abençoados. Lá, Davi encontrava vitória.

A presença de Deus dá paz e alívio nos momentos mais difíceis da vida. Nenhuma outra coisa pode nos dar essa paz tão profunda. Quando não conseguimos lidar com o mundo, podemos fugir para a presença de Deus e encontrar a força que precisamos para superar todos os problemas.

Deus ouve o clamor

Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá. Salmos 27:10

Quando se sentia inseguro ou com medo, Davi clamava a Deus! Ele sabia que, sozinho, nada podia fazer. Ele precisava de Deus. Ninguém mais lhe podia salvar.

Todos nos sentimos inseguros em alguns momentos da vida. Quando isso acontece, precisamos clamar a Deus por socorro! Deus sempre ouve quem põe sua confiança nele. Ele não nos abandona na hora da necessidade.

Podemos sempre confiar em Deus, porque ele nunca falha!