segunda-feira, 5 de abril de 2021

Por que Jesus proibia as pessoas de divulgar os milagres e que Ele era o Messias?

 



(1) Vejamos inicialmente um caso de cura onde Jesus proíbe a pessoa de divulgar essa cura. Ele ocorreu quando Jesus curou um leproso: “e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo” (Marcos 1:44). Em alguns casos onde Jesus fez curas, Ele pede à pessoa que não divulgue. O motivo disso parece indicar que Jesus queria, além da obediência da pessoa a qual ele impactou com um milagre, evitar atrair os chamados “caçadores de milagres”, ou seja, interesseiros que começassem a segui-Lo guiados somente pelo interesse, pessoas que iriam atrapalhar o objetivo principal do ministério de Jesus.



(2) Observe que esse leproso se mostra exatamente o tipo de pessoa que Jesus queria evitar, ou seja, que quer o milagre, mas que não ouve as Suas palavras e as obedece: “Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele” (Marcos 1:45). Essa divulgação feita pelo leproso acabou atrapalhando as pregações de Jesus, Ele não podia mais chegar a pessoas que realmente precisavam Dele e que tinham fé verdadeira Nele. Jesus sabia que a divulgação descontrolada dos Seus milagres causaria esse tipo de dificuldade não desejada pelo menos nesse momento.


Por que Jesus proibia as pessoas de divulgar que Ele era o Messias?


(3) Mas além da proibição a pessoas curadas, temos ainda um outro texto onde Jesus proíbe Seus discípulos de mencionarem que Ele era o Messias. Isso ocorreu logo após a confissão de Pedro de que Jesus era o Filho do Deus vivo: “Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo” (Mateus 16:20). Essa proibição de Jesus tem em vista o fato de que as pessoas não estavam preparadas para saber quem Ele era de fato e de forma aberta nesse momento. Observe que os discípulos relataram que as pessoas não tinham uma ideia correta sobre Jesus: “Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas” (Mateus 16:13). Observe como o povo tinha concepções totalmente erradas sobre Jesus, mesmo depois de tudo que Ele demonstrou no meio deles até aqui. Uma pregação mais aberta agora, dizendo que Ele era o Messias, não iria ajudar os planos de Jesus de chegar até a cruz.


(4) Pregar abertamente que Jesus era o Messias iria criar problemas sérios para Jesus. Mas por quê? Temos que ter em mente aqui que o povo judeu esperava um messias político/guerreiro tal como Davi foi, que seria um líder que os libertaria do poder de Roma e faria deles novamente uma nação independente. Mas Jesus já havia dito aos discípulos que Ele iria sofrer e morrer. Jesus evitou com Sua proibição que se formassem “partidos” políticos em defesa ou em crítica a Ele, o que atrapalharia Sua real missão. Ele preferia pregar, mostrar sinais e apontar que era o messias com Seu andar diário e não com Seus discípulos saindo por aí já divulgando essa informação e atribuindo esse título a Ele de forma aberta. Foi uma sábia escolha de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário