quinta-feira, 25 de março de 2021

O que é o vale da sombra da morte no Salmos 23?


O que é o vale da sombra da morte no Salmos 23?


(1) O versículo 4 completo diz o seguinte: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmos 23:4). Muitas pessoas não sabem exatamente o significado de vale. Vale é um tipo de desfiladeiro. O desfiladeiro tem uma característica interessante, ele é uma passagem apertada entre montanhas, ou mesmo um tipo de ribanceira, aquele caminho que tem um parede montanhosa de um lado e do outro um penhasco com uma queda bem grande. É certamente um caminho bem estreito, perigoso, difícil, pouco prazeroso de trilhar para a maioria das pessoas. 



(2) Portanto, a figura do vale se encaixa com situações de aperto, de embaraço, que nos tiram o sono, que nos provam, nos tentam a desistir. Essa é a intenção do salmista aqui. Na sequência ele usa a expressão sombra da morte. O caminhar pelo vale certamente expõe a pessoa a perigos grandiosos. A falta de atenção, o cansaço, um pequeno erro podem fazer com que a pessoa se precipite abaixo nesse vale. Ela pode cair a qualquer momento! A figura da sombra é interessante. A sombra tem a forma da pessoa, mas não é a pessoa. Penso que o uso aqui indique que apesar de parecer que a morte virá e vencerá, as provações e dificuldades de todo tipo são apenas uma “sombra” e não a realidade. A sombra de algo não pode nos fazer qualquer mal! 


(3) Mas isso só é possível porque o pastor está presente. Observe que o texto indica que “não temerei mal nenhum”, porém, existe uma explicação para essa coragem em meio a um vale tão difícil: “porque tu estás comigo”. O pastor está ali fazendo seu trabalho de cuidar. Por isso, o vale difícil que projeta a sombra da morte sobre nós, ou seja, que quer nos fazer pensar que é o fim, que estamos perdidos, acabados, destruídos, não tem poder sobre nós! Essa é uma linda esperança do cuidado de Deus para com Seus servos! 


(4) Dessa forma concluímos que o vale da sombra da morte é um caminho difícil que todos nós atravessamos. Ele é difícil, mete medo, traz angustias, ansiedades, porém, quando nos damos conta de que o pastor está conosco nessa travessia, atravessamos sob as ordens dele, guiados por ele! A tal morte que nos metia medo, agora, diante de nossos olhos, não passa de uma sombra, de algo que não tem poder de nos fazer mal, pois o pastor está nos conduzindo e, debaixo da condução dele, não há como sermos destruídos. Jesus disse algo que ilustra fortemente essa realidade: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:27-28). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário