sexta-feira, 19 de março de 2021

5 Evidências de uma pessoa que tem o Espírito Santo

 




Você também se pergunta “Como saber se o Espírito Santo está em mim? Como age o crente cheio do Espírito Santo?” Neste estudo bíblico aprenderemos as atitudes e as características de uma pessoa que tem o Espírito Santo, pois muitos pensam erroneamente que Ele se manifesta só no sobrenatural, em uma manifestação “profética” e momentânea; vamos então explorar os detalhes na Bíblia e saber mais com entendimento.


Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. (Romanos 14:17 KJF).


Como é o Espírito Santo agindo nas pessoas e a pessoa que tem o Espírito Santo - o reino de Deus é alegria no Espírito Santo Romanos 14 17 


É surpreendente como o Espírito Santo trabalha em nossas vidas, mas muitas pessoas hoje em dia ainda tem dúvidas de como reconhecer que uma pessoa realmente tem o Espírito Santo, não é mesmo?! 


Isso é porque o mundo não vê e não percebe as ações do Espírito Santo, pois Ele é dado somente a quem recebeu a Cristo em sua vida e ama Sua Palavra, o que este(a) demonstra praticando-a (Jo 14:17,21). 


Ele é tão falado na Bíblia pelos apóstolos, e até mesmo pelos profetas, e nos foi dado pelo Pai após o Senhor Jesus ter subido aos céus, depois da ressurreição. 


“Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu orarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que ele possa habitar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” (João 14:15-17 KJF) 


Este estudo sobre o Espírito Santo vai te ensinar as características de um crente cheio do Espírito Santo, aqueles que realmente o receberam, e vai lhe mostrar como você deve agir para recebê-lo também. 


1. Quem tem o Espírito Santo não vive mais na prática do pecado! 


Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. (1 João 3:9 KJA) arrependido dos pecados, orando, cruz 


Não foi à toa que coloquei este tópico como primeiro, pois esta deve ser a primeira evidência de uma pessoa que tem o Espírito Santo. 


E, quando ele vier [o Espírito Santo], convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo; (João 16:8 KJF) – colchetes do autor.


Reconhecer os pecados cometidos contra Deus, arrepender-se deles, confessá-los e abandoná-los são os passos principais de quem procura entender como ter Espírito Santo. 


Quem não pratica os passos acima não pode ter o Espírito Santo! (1 Jo 1:8-9) Como você receberá algo de alguém com quem nem se reconciliou? (2 Co 5:18-20; At 2:38)


Da mesma forma, se temos pecado contra qualquer pessoa, precisamos reconhecê-los e confessá-los, nos consertando com nosso próximo e perdoando-o, a fim de que alcancemos perdão de Deus e sejamos curados também (Mt 5:23,24; Mc 11:25,26; Tg 5:16).


Para dar-nos o Espírito Santo, Deus quer retirar de nosso coração toda ferida e toda sujeira do pecado!


Se você tiver dificuldades de perdoar alguém, leia o estudo sobre Como liberar perdão sincero aqui no blog Bíblia se Ensina.


2. O crente cheio do Espirito Santo ama ao Senhor Jesus, e por isso estuda e pratica Sua Palavra naturalmente. 


Você leu mais acima João 14:15, onde Jesus diz: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” 


Depois disso o Mestre continua dizendo que, como resultado da obediência aos seus mandamentos (prova de que o amamos), Ele rogaria ao Pai, que enviaria outro Consolador.


Uma das características pessoais do Espirito Santo é que Ele é como um professor, pois nos ensina a guardar tudo que Jesus nos ensinou (Jo 14:26), por isso um crente cheio do Espírito Santo se interessa em estudar, guardar e praticar as palavras do Senhor, pois isto já passa a fazer parte de sua natureza! 


Se você reconhece que precisa ter mais compromisso com a leitura e o estudo da Palavra de Deus, mas ainda sente dificuldades em habituar-se com isso, eu gostaria de te ajudar um pouco. 


Cadastre-se na lista de leitores aqui do blog Bíblia se Ensina e receba mensagens bíblicas gratuitas em seu e-mail que vão te ajudar.

 

3. Vida em santidade é uma das principais evidências de uma pessoa cheia do Espírito Santo. 


Pensais vós que a escritura diz em vão: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? (Tiago 4:5 KJF)


Este versículo citado acima está em contraste com o versículo 1 deste mesmo capítulo, leia:


De onde vêm as guerras e brigas entre vós? Porventura não vêm disto, das concupiscências que guerreiam nos vossos membros?


A concupiscência é a ambição ou desejo desmedido por bens materiais e/ou sensuais. É a ganância por poder, pelo dinheiro, isto é, a cobiça. É o anseio pelos prazeres sensuais; desejo sexual exagerado e desregrado e vicioso.


É impossível que tais características dominem o coração e a vida de uma pessoa que está se enchendo do Espírito Santo.


O fruto do Espírito Santo não tem em si nenhuma dessas atitudes acima, portanto uma pessoa que tem o Espírito de Deus naturalmente não irá desenvolvê-las também (Gl 5:22,23).


Veja abaixo as características do fruto do Espírito que você deve praticar, e confira ao lado de cada um o contrário, coisas que você deve abandonar!

1. Amor.

Abandonar: raiva, ira, calúnia, inimizade, disputa, comentários negativos dos pecados dos outros, falta de misericórdia, falta de perdão, falta de empatia.

2. Alegria.

Abandonar: amargura, sentimento de abandono, tristeza, frustração, falta de fé.

3. Paz.

Abandonar: contendas de palavras, irar-se com facilidade, palavras e respostas duras/grosseiras, comentários sobre os outros que incitam a raiva.

4. Paciência.

Abandonar: gritaria, irritação, sentimento premeditado para abandonar a fé, revolta.

5. Benignidade – qualidade de gentil e hospitaleiro.

Abandonar: grosseria, avareza (pão duro – Cl 3:5), falta de misericórdia, vingança, desejar mal aos outros.

6. Bondade.

Abandonar: falta de compaixão, não atender às necessidades materiais do próximo quando pode – ler 1 João 3:17.

7. Fidelidade – ou fé.

Abandonar: incredulidade (Hb 3:12), dúvidas com relação a Deus, premeditar pecados (Rm 13:14), raiva contra Deus achando que Ele não sabe o que está fazendo (Rm 9:20).

8. Mansidão.

Abandonar: falta de paciência (se irrita facilmente), gosto por ver uma brigas.

9. Domínio próprio.

Abandonar: vícios, comer demais, ver televisão por muitas horas, uso exagerado do computador, ou ficar olhando Smartphone a cada minuto demonstrando falta de controle sobre isso ou usá-lo em momentos inapropriados, não controla a língua, etc.

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. (1 Pedro 1:15 KJF)

 

4. A pessoa que tem o Espirito Santo gosta de fazer a obra de Deus! 


Todo cristão que se compromete com Deus e com Sua Palavra recebe dele um chamado, um trabalho, um ministério (1 Co 12: 4-11,27-31).

 

E todo Cristão que recebe de Deus uma obra a realizar, deve buscar poder do Espírito Santo para fazê-la, sendo direcionado por Ele, capacitando-se no estudo da Palavra e em oração (2 Tm 2: 1,3-4,15).


Todo cristão é instruído a buscar os dons do Espírito Santo para trabalhar na obra de Deus, a fim de que sejamos completos na vida cristã.

 

Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons…

 

E ele mesmo deu alguns para apóstolos, e alguns para profetas, e alguns para evangelistas, e alguns para pastores e professores, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, ( 1 Co 12:31a; Ef 4:11-12 KJF)

 

Uma vez que buscamos os dons espirituais/ministeriais, precisamos crescer/amadurecer neles.

 

Assim também vós, que sois zelosos dos dons espirituais, procurai tê-los em abundância, para a edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12 KJF)


Uma vez que crescemos no uso dos dons espirituais, mediante o Espírito Santo e de acordo com nosso chamado, precisamos manter nosso foco em exercitá-los.


Portanto, irmãos, procurai diligentemente firmar o vosso chamado e eleição; porque, se fizerdes isso, jamais caireis. (2 Pedro 1:10 KJF)

 

Uma vez trabalhando com o Senhor Jesus, precisamos nos esforçar e permanecer firmes neste trabalho, pois todo nosso esforço não será em vão.

 

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58 KJF)

 

Você já sabe qual trabalho Deus te chamou a realizar em Sua obra e Seu Reino?

Se você ainda não sabe qual é o seu dom espiritual e/ou ministerial, o primeiro passo é orar perguntando a Deus, Ele é o dono da obra, portanto sabe para o que cada um é útil! (1 Co 12:4-6)

 

Dedique-se à oração!

 

Se você já sabe qual é o seu chamado, então é hora de se aperfeiçoar e amadurecer ainda mais nele!

 

Estude a Palavra focado em seu chamado - programas de capacitação e estudo bíblico - chamada para ação no blog 2 (1)

 

5. Uma pessoa cheia do Espírito Santo não vive de forma a entristecê-lo! 


E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30 KJF)

 

Para não entristecer ao Espírito Santo, conforme lido acima, devemos viver de acordo com a sã doutrina de Cristo Jesus, nosso Senhor, vivendo a totalidade do novo nascimento no Espírito de Deus (Jo 3:3-5; 2 Co 5:17).

 

Ora, uma pessoa que nasceu do Espírito de Deus não se amolda aos padrões pecaminosos deste mundo, e nem se deixa contaminar pela maneira de viver separada de Deus que ele possui (Rm 12:2; Sl 1:1-2; 101:2-4; Ef 4:17-24).

 

O nosso corpo é templo do Espírito Santo, por isso devemos cuidar de mantê-lo santificado e consagrado para Deus (1 Co 6:19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário