quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O que significa horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo?

 

O que significa horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo? 

 
Em uma parte da carta  aos  hebreus  temos  uma  frase  que  me  chamou muito a atenção: 


"horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo". Hb 10,31


Essa  frase  bastante  forte  do  autor  de  Hebreus  nos  mostra algo bastante real que temos descrito na Bíblia e que muitos ignoram em suas  vidas.  Vamos  aprender  juntos  agora  o  que  é  analisando  todo  o contexto da passagem.


(1) O autor de Hebreus mostra inicialmente que os que creem no Senhor Jesus devem ter um coração corajoso para entrar na presença Dele, pois, através  de  Cristo,  o  caminho  para  o  Pai  está  aberto  a  todos  os  que creem. Essa aproximação deve ser acompanhada de coração sincero, de fé  e  de  um  coração  puro,  desejoso  de  fazer  a  vontade  do  Senhor (Hebreus 10:19-25). Dito isso, o autor de Hebreus passa agora a analisar o aspecto contrário a isso, ou seja, aqueles que mesmo tendo conhecido o  caminho  de  Deus,  rejeitam  essa  aproximação  de  Deus  e  preferem aproximar-se cada vez mais do pecado. 


(2) Ele explica: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não   resta   sacrifício   pelos   pecados”  (Hebreus  10:26). Viver deliberadamente no pecado é ter uma vida de pecado “de propósito”, “pensada”, “voluntária”. Ou seja, essa pessoa não luta contra o pecado, antes, ela o ama e o permite de boa vontade em sua vida. Esse tipo de pessoa,  ensina  o  autor,  conhece  a  verdade,  sabe  o  que  é  pecado,  mas rejeita  a  ideia  de  se  arrepender,  logo,  a  conclusão  é  que  seus  pecados não  são  perdoados,  pois  o  sacrifício  de  Cristo  está  sendo  rejeitado  por ela. 


(3) Sendo  assim,  o  autor  de  Hebreus  mostra  o  resultado,  aquiloque colherá  alguém  que  age  de  tal  forma,  que  é  o  juízo  severo  de  Deus: “pelo  contrário,  certa  expectação  horrível  de  juízo  e  fogo vingador prestes a consumir os adversários” (Hebreus 10:27). Esse tipo de pessoa se torna adversária, ela se alegra em ofender a Deus com seus pecados! O autor lembra que na lei de Moisés tal pessoa (que rejeita  a  lei  de  Deus)  receberia  uma  dura  punição  pelo  depoimento  de duas  ou  três  testemunhas  (Hebreus  10:28)  e  questiona: “De quanto mais  severo  castigo  julgais  vós  será  considerado  digno  aquele que  calcou  aos  pés  o  Filho  de  Deus,  e  profanou  o  sangue  da aliança  com  o  qual  foi  santificado,  e  ultrajou  o  Espírito  da graça?”  (Hebreus  10:29). Aqui  temos  a  descrição  de  alguém  que rejeitou  Cristo  e  toda  Sua  obra.  A  pergunta  clara  mostra  que  tal  pessoa não ficará sem um severo julgamento! Conhecer a verdade e a rejeitar é terrível! 


(4) Agora  chegamos  no  trecho  objeto  de  nossa  análise: “Ora,  nós conhecemos  aquele  que  disse:  A  mim  pertence  a  vingança;  eu retribuirei.  E  outra  vez:  O Senhor  julgará  o  seu  povo.  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:30-31). O autor de  Hebreus  conclui  sua  exposição  mostrando  que  Deus  fará  Sua  justiça diante de todos os que O rejeitaram. Essas pessoas tiveram oportunidade de  mudança,  ouviram a verdade, mas, “deliberadamente”, a rejeitaram como  analisamos  acima.  Sendo  assim,  o  Deus  que  é  Deus  de  justiça  as julgará. Quando o texto diz que a vingança pertence a Deus está falando de  retribuição  justa  e  na  medida  certa,  já  que  Deus  não  pode  ser contaminado por um tipo de ira (humana). A aplicação da justiça Dele é correta  e  na  medida.  Nesse  sentido,  como  escaparão  aqueles  que conheceram  a  Deus,  mas  o  rejeitaram?  O  autor,  então,  conclui  como  é “horrível”  o  destino  dessas  pessoas.  Apesar  de  estarem  iludidas  pelo pecado,  logo  cairão  nas  mãos  do  supremo  juiz  e  receberão  um  castigo justo  do  qual  não  podem  apelar,  nem  fugir,  nem  escapar  de  forma alguma. Daí ser uma  horrível coisa passar por um juízo assim nas mãos do Deus vivo!


(5) Com a pintura desse quadro vivo o autor de Hebreus deseja provocar em  seus  leitores  a  reflexão  de  como  o  caminho  de  Deus  é  melhor,  de como  receber  a  Cristo  e  ser  perdoado  é  muito  mais  proveitoso!  Se  é horrível  cair  nas  mãos  do  Deus  vivo  (julgamento  e  condenação)  é  uma bênção acessar a presença do Pai sendo perdoados, de coração sincero, cheios  de  fé!  Parece  clara  a  escolha  do  melhor  caminho,  porém, infelizmente,  muitos  ainda  amam  mais  o  pecado  do  que  a  Deus!  Que coisa  terrível!  Não  só  essa  má  escolha  como  também  o  destino  que ela trará aos que a escolhem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário