domingo, 6 de dezembro de 2020

BATISMO E CONVERSÂO

 

Batismo de Jesus: conversão significa mudança de vida. 
 
A lógica seria primeiro receber o batismo e depois se converter, ou primeiro buscar a conversão e depois o batismo?  Perguntemos ao Mestre: Senhor, como deve ser?  “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Mc 16,16). Segundo o que está escrito, o essencial está em crer. O batismo, a recepção do Espírito Santo, é o selo indelével, do compromisso em viver o que se crê. É isso que ocorre em nossos dias com os batizados? Há dúvidas. 
 
Arrependimento. Nos evangelhos, os relatos do batismo de Jesus são sempre precedidos por informações sobre João Batista e seu ministério. Qual era o conteúdo da pregação de João? A contrição e o arrependimento para remissão dos pecados. Encorajava também a todos darem esmolas para os pobres (Lc 3,11).  João falava como profeta. E em relação a Jesus, que dizia ele? Falava da superioridade de Jesus:  “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu” (Lc 3,16). Ele, João, era apenas o precursor. Neste caso, com a vinda de Jesus encerrou-se a pregação de João? Não. A pregação de João sobre a contrição e o arrependimento continua válida. Por isso é oportuno nos perguntarmos: Como estamos diante do esforço para o arrependimento e remissão dos pecados?  Há que nos convertermos a cada dia.  
 
O batismo de Jesus. Foi assim: “13 Então, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. 14Mas João queria impedi-lo, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por ora, deixa, é assim que devemos cumprir toda a justiça!” E João deixou. 16 Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. 17 E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado” (Mt 3,13-17). Uma teofania. Houve uma declaração pública do Pai, de que Jesus era seu Filho. Um dia também nós recebemos o Espírito e nos tornamos filhos de Deus. Ele passou a morar em nós. Lembramos disto? Foi o selo do compromisso de mudança de vida.  
 
Conversão. Precisa continuar. É a meta do dia a dia para todo batizado: converter-se! Era a pregação de João. Pregava a conversão para que os pecados fossem perdoados. Viu como não basta ser batizado?  O batismo precisa caminhar junto com vida de  acordo com o batismo recebido. Não supõe, então, uma concepção legalista ou mágica de purificação de impureza.  Conversão significa mudar de vida. Não se apóia apenas em rito, e sim, na prática da justiça. “Mas em toda nação lhe é agradável aquele que o temer e fizer o que é justo” (At 10,35). Isto agrada a Deus. João pregava o batismo de uma vida condizente com a pureza moral e não o simples apego à prática do formalismo religioso. Será que este reducionismo em apenas praticar ritos não ocorre ainda hoje (apenas batizar, apenas ir à missa, apenas casar na igreja...)?   
 
Ser filho. Há que se mudar. Converter, converter-se, converter-se! Então, a conversão não vem do rito batismal? A conversão moral, pessoal, não se opera apenas pela força mágica da água, segundo João, mas pela mudança de vida, pela conversão, da qual o batismo é o selo. “Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados” (Mc 1,4). Afinal, podem indagar alguns, o batismo torna ou não torna a pessoa filha de Deus? Sim, pelo batismo o crente se torna filho de Deus. Contudo, se esse dom não for cultivado pode ser perdido. Se perdido, a pessoa pode não alcançar a salvação que o batismo lhe promete.  
 
Salvação. Somo servos de Deus encarregados de anunciar a salvação. "Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião” (Is 42,1). É nossa missão!  Batismo e conversão devem caminhar juntos.

Só vai para o Céu quem é batizado?

Não, a Bíblia não diz que só quem é batizado vai para o Céu. Mas o batismo é uma ordenança importante de Jesus e todo crente deve se batizar. O batismo é um sinal que a pessoa é salva por Jesus.

O batismo salva?

Não, o batismo não salva. O que salva é a graça de Deus, que é concedida quando uma pessoa crê em Jesus e se arrepende de seus pecados (Efésios 2:8-9). Mas o batismo é muito importante porque é uma confirmação da salvação.

Na Grande Comissão de Jesus, fica claro que o batismo é o sinal que alguém é seguidor de Jesus (Mateus 28:19-20). No Novo Testamento, as pessoas eram batizadas quando se convertiam. Esse era um sinal que sua conversão era verdadeira e tinham um compromisso sério de seguir Jesus.

O batismo é uma identificação com a morte e ressurreição de Jesus. A descida na água representa a morte e a subida a ressurreição. A pessoa que se batiza mostra para o mundo que acredita que Jesus morreu por seus pecados e ressuscitou para sua salvação. Pela fé em Jesus, a pessoa morreu para o pecado e ressuscitou para uma vida nova, guiada por Deus. Também está dizendo que acredita que um dia vai ressuscitar para a vida eterna (Romanos 6:3-6).

Jesus ordenou que quem cresse fosse batizado (Marcos 16:16). O batismo serve como sinal para mostrar o compromisso sério de seguir Jesus. A pessoa que se batiza confessa publicamente que segue Jesus. Quem não quer se batizar está dizendo que ainda não tomou essa decisão, portanto provavelmente ainda não é salvo.

Quem não é batizado pode ir para o Céu?

Sim, quem não é batizado pode ir para o Céu, se já se arrependeu e aceitou Jesus como seu salvador. Algumas pessoas salvas não têm a chance de serem batizadas antes de morrerem mas não vão para o inferno.

Algumas pessoas aceitam Jesus como seu salvador no leito de morte, como o ladrão na cruz ao lado de Jesus. Essas pessoas podem não conseguir ser batizadas mas já creram e, se tivessem oportunidade, provavelmente teriam se batizado depois. Jesus não negou a salvação ao ladrão, embora já batizasse seus discípulos (Lucas 23:42-43; João 3:26). Da mesma forma, podemos crer que essas pessoas não serão negadas o acesso ao Céu.

Em outras situações, pessoas se convertem mas não têm a chance de se batizarem logo. Jovens com pais descrentes que não aprovam poderão ter de esperar até serem adultos para serem batizados. Outras pessoas crentes poderão não ser batizadas por ignorância – não sabem que é necessário. Ainda outras pessoas convertidas querem ser batizadas mas são impedidas por alguma razão.

Isso não significa que essas pessoas não são salvas. O mais importante é a mudança pessoal que o batismo representa. A salvação vem pela fé, não pelo batismo (Romanos 1:16-17). Mesmo assim, quando uma pessoa entende que o batismo é uma ordenança de Jesus, deve se esforçar para obedecer. 

 Que o próprio Deus seja nossa força para cumprirmos essa missão difícil, mas necessária: pregar e dar testemunho de que é preciso converter-nos à boa nova de Jesus. 

 

Por Marco Antonio Lana (Teólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário