quarta-feira, 17 de julho de 2019

O QUE É LIVRE - ARBÍTRIO?


Resultado de imagem para livre arbitrio


O livre-arbítrio é o poder que temos de tomar uma decisão, sem sermos obrigados a escolher uma determinada opção. O livre-arbítrio é nosso poder de escolha. Por causa do livre-arbítrio, cada pessoa é responsável por suas ações. Deus nos deu o livre-arbítrio.

O livre-arbítrio existe?

Sim, o livre-arbítrio existe. Todas as pessoas são influenciadas por muitos fatores, mas esses fatores não tiram nosso poder de escolha. Nós também influenciamos eventos. A Bíblia ensina que cada pessoa pode tomar decisões e é responsável por essas decisões.

Deus nos ama e nos deu livre-arbítrio para podermos O amar também. Só uma pessoa com livre-arbítrio consegue amar. Nós não somos “bonecos” que Deus usa para brincar. Ele nos concedeu livre-arbítrio porque somos especiais para Ele.

Mas o livre-arbítrio implica responsabilidade. Nossas ações têm conseqüências e somos responsáveis por elas. Livre - arbítrio não significa que podemos fazer coisas erradas sem pagar o preço. Nossa liberdade é limitada pelas regras de Deus (Romanos 2,6-8).

Deus sabe o que vou escolher?

Sim, Deus sabe todas as coisas. Ele dá poder de escolha, mas também consegue ver a decisão que você vai tomar. Isso não significa que você não tem livre-arbítrio. Deus sabe suas escolhas, mas é você quem as toma. Deus trabalha com as decisões que tomamos para cumprir Seus planos (Romanos 8,28). É um pouco como um jogador profissional de xadrez que consegue prever as jogadas do oponente e usa essa vantagem para organizar sua estratégia. Ao mesmo tempo somos livres para escolher e Deus está no controle.

O que Deus diz sobre livre-arbítrio?

A expressão livre-arbítrio não aparece na Bíblia, mas Deus dá ao homem capacidade de escolher e responsabiliza os seres humanos por cada um dos seus atos, mesmo nunca tendo falado especificamente sobre livre-arbítrio.

Se entendermos a expressão livre arbítrio como a capacidade que todos os seres humanos têm de escolher e tomar decisões que produzem um efeito real e alteram situações, sim, Deus fala sobre isso e podemos ler na Bíblia sobre esse tema.

Logo no segundo capítulo da Bíblia, no livro de Gênesis, Deus fala com Adão, dizendo que ele tinha uma escolha, a de não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Comendo, ele morreria (Gênesis 2,16-17).
Isso significa que segundo a Bíblia, seres humanos não são robôs mas sim seres capazes de tomar decisões reais que afetam suas vidas e as vidas de outros ao seu redor.

O livre-arbítrio e a soberania de Deus

A Bíblia nos ensina que Deus é soberano, que nada acontece que não tenha sido determinado por sua vontade (Isaías 55,11). E vemos até que o próprio Deus endureceu o coração do faraó para não deixar o povo de Deus sair do Egito. Isso parece entrar em conflito com o nosso livre-arbítrio, mas não é o caso.

A nossa capacidade de escolher e a soberania de Deus são apresentadas na Bíblia como duas verdades que, embora possam parecer contraditórias a nós, caminham, na realidade, lado a lado.

Então, será que somos verdadeiramente livres nas escolhas que fazemos, se Deus é soberano sobre todas as coisas? Não será isso injusto? Se Deus manda em tudo, como é que Ele pode nos responsabilizar pelas escolhas que fazemos? A resposta do apóstolo Paulo para esse tipo de pergunta está em Romanos 9,19-20:

Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à sua vontade?" Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: 'Por que me fizeste assim? '"

Deus é justo e temos que confiar na justiça dele. Pode ser difícil de entender, mas estas três coisas são verdade:

Nós somos livres de escolher;
Somos responsáveis pelo que escolhemos;
Deus é soberano sobre tudo.

O livre arbítrio e a natureza pecadora

A partir do momento em que desobedeceu a Deus, o homem não só pecou como tornou-se incapaz de não pecar. O pecado passou a fazer parte da sua natureza.

Livre - arbítrio, por isso, não significa que podemos escolher fazer ou não fazer tudo o que queremos. Nós não podemos escolher não pecar. É isso que significa ser "escravo do pecado" (Romanos 6,6).

A boa notícia é que pelo poder do Espírito Santo, que habita naqueles que já nasceram de novo, é possível escolher não pecar (Romanos 8,7-9):

"a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo".

O que a Bíblia fala sobre liberdade?

A Bíblia diz que a liberdade é a capacidade para escolher não pecar. Quem aceita Jesus como seu salvador fica liberto do domínio do pecado. A liberdade em Jesus não é uma licença para fazer tudo que queremos, sem conseqüências.

A Bíblia explica que quando pecamos nos tornamos escravos do pecado (João 8,34). Sabemos o que é certo e bom mas fazemos o que é errado, porque nossa vontade é controlada pelo pecado. Mas quando aceitamos Jesus como salvador ele nos liberta da escravidão ao pecado. Com a ajuda de Jesus podemos dizer “não!” ao pecado.

Quem ama a Deus quer fazer o que é certo, para O agradar. Estamos livres do poder do pecado mas agora nos sujeitamos à vontade de Deus. Essa sujeição ainda é liberdade, porque obedecemos por amor, não por falta de escolha (Romanos 8,14-15).

A sujeição ao pecado nos prende e destrói mas a sujeição a Deus nos dá uma vida melhor e mais completa. A escravidão do pecado apenas traz problemas e sofrimento. A liberdade da Bíblia é a promessa da vida eterna abundante, sem sofrimento (Romanos 6,20-23).

Liberdade para pecar?

Jesus nos liberta do poder do pecado, mas a Bíblia nos avisa a não cair novamente na escravidão (Gálatas 5,1). Quem continua pecando está se sujeitando ao pecado novamente. O crente que peca se expõe a sofrimento desnecessário. O pecado dificulta o crescimento espiritual.

Para ser salva, uma pessoa precisa se arrepender. Arrependimento é decidir mudar, não apenas sentir culpa. Deus ajuda quem quer mudar de vida. Quem é salvo quer fazer o que é certo. Isso implica parar de pecar.

A Bíblia também avisa sobre outra forma de escravidão: muitas regras e restrições. Jesus nos liberta para podermos desfrutar do que é bom no mundo sem pecar. O objetivo não é nos escravizar com um monte de regras sobre o que não podemos fazer. Muitas regras não nos ajudam a viver de forma santa (Colossenses 2,20-23).

A Bíblia nos dá conselhos sobre o que devemos evitar, para não cair novamente na escravidão do pecado (1 Coríntios 6,12). Estudando a Bíblia, na igreja e com a ajuda do Espírito Santo, o crente vai aprendendo o que é bom e mau e como escolher o bem. Isso lhe dá mais liberdade, não o escraviza.


Por - Marco  Antonio Lana (Teólogo Bíblico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário