quarta-feira, 31 de julho de 2019

A RENÚNCIA POR AMOR A CRISTO


Resultado de imagem para renuncia ao amor de cristo


Texto Bíblico: Mateus 16.24-26 

24- E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 25-Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. 26- O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. 

Introdução: 

O que é renuncia?

  • Renúncia é deixar voluntariamente algo que custe um alto sacrifício, um alto preço
  • Deixar a posse de; 
  • Abjurar; 
  • Fazer recusa;
  • Privar de posse ou gozo de alguma coisa.


1- A Renúncia Para Seguir á Cristo:

– “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser (livre arbítrio) vir após mim…
·         … renuncie a si mesmo… (Renúncia Pessoal),
·         … tome sobre si a sua cruz… (Sacrifício Próprio),
·         … e siga-me.” (Fidelidade).


Exemplos de Renúncias: 


·         Abraão. 

– A renúncia de sua terra de sua parentela e da casa de seu pai. 

“1 - 
Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2- Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. 3- Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo." Gn 12,1-3

"
Foi pela fé que Abraão, ao ser chamado por Deus, obedeceu e saiu para uma terra que Deus lhe prometeu dar. Ele deixou o seu próprio país, sem saber para onde ia." Hb 11,8). 

 A renúncia de seu único filho Isaque. 

"Gn 22.1-14 -  1- Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. 2 - Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. 3- No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. 4- No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. 5- Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. 6- Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. 7- Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício? 8 - Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. 9- Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10- Em seguida pegou a faca para matá-lo. 11- Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. 12 - O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho. 13- Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. 14- Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.”

Hb 11.17-18 - "
17- Foi pela fé que Abraão, quando Deus o quis pôr à prova, ofereceu o seu filho Isaque em sacrifício. Deus tinha prometido muitos descendentes a Abraão, mas mesmo assim ele estava pronto para oferecer o seu único filho em sacrifício. 18- Deus lhe tinha dito: “Por meio de Isaque é que você terá descendentes.” 

·         Moisés. 

– A renúncia de ser chamado filho da filha de Faraó.
– A renúncia do Egito – trono. 

24 - 
Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha e de Faraó. 25- Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. 26- Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo  por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os  flhos fixos na recompensa futura.-  Hb 11,24-27

·         Daniel. 

– A renúncia da porção do manjar do rei. 

"
Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei  dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido". Dn 1,8. 

·         Jesus. 

– A renúncia de sua posição – Deus.

"
6 - Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 - Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 - ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Fl 2,6-8

·         Os discípulos. 

– A renúncia de tudo para seguir a Cristo.

"
Aí Pedro disse: — Veja! Nós deixamos a nossa família e seguimos o senhor". -  Lc 18,28. 

·         Apóstolo Paulo. 

– A renúncia de sua vida. 

"
Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim." -  Gl 2,20; 

"
Pois para eu viver é Cristo, e morrer é lucro; No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor. -  Fl 1,21; 3,7. 


2- O Que Devemos Renunciar Por Amor à Cristo: 

  • A nossa vida. (“Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.” - Mt 16,25).
  • O pecado. (“Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. 2 Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus”. - Hb 12.1-2).
  • As obras da carne. (“As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus.” - Rm 8,8; “16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. 17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. 18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei. 19As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus”. - Gl 5,16-21).
  • As coisas deste mundo. (“Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.Hb 12,1-2). 


3- Porque Devemos Renunciar Por Amor à Cristo: 

  • Para segui-lo. (“E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.  - Mt 16,24).
  • Para agradar a Deus. (“8-As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. - Rm 8,8; “Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. - Sl 37,4).
  • Para ter o direito as mansões celestiais. (“Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 3E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.Jo 14,2-3).




Nenhum comentário:

Postar um comentário