terça-feira, 21 de maio de 2019

PECADO A LUZ DA BÍBLIA


Resultado de imagem para o que é pecado no dicionario aurelio


1. O que Deus diz sobre pecado? O que é pecado?

A Bíblia diz que o pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada e temos muitos problemas (“17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. 19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.” - Gênesis 3,17-19). Mas, porque Deus nos ama, Ele enviou seu filho Jesus para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Ele.

O que é pecado? Qual é o significado do pecado?

Significado de Pecado. Substantivo masculino [Religião] Desrespeita a algum preceito religioso; transgressão da lei de Deus ou dos mandamentos da Igreja. [Por Extensão] Violação de alguma norma e/ou dever; erro: aquilo foi um pecado musical. Atitude que demonstra maldade; perversidade: é um pecado deixá-lo sozinho. (Bíblia online).

O pecado na Bíblia tem três definições: 

  • Não atingir o nível – as normas de Deus são perfeitas, têm um nível muito elevado; quando não atingimos esse nível nas nossas vidas, estamos em pecado (“... com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” - Romanos 3,23).
  • Distorcer ou desviar-se das normas – quando não seguimos as normas de Deus, ou mudamos as normas para serem contrárias às de Deus, pecamos (“A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.” - Romanos 1,18).
  • Rebelião contra as normas – isto é, quando rejeitamos as normas de Deus (“Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à lei de Deus, e nem o pode.” - Romanos 8,7)  

 O pecado tanto pode significar nossas ações como nossa natureza. A Bíblia diz que fazemos coisas que são pecado e que o pecado é uma parte de nós, como que uma doença crônica. Temos tendência a pecar. Isso não significa que não somos culpados; cada pessoa pode escolher pecar ou não.



Quais as consequências do pecado?

  • Separação de Deus – esta é a pior consequência; Deus é bom e não pode conviver com o pecado, que é mau; o afastamento do amor de Deus leva a todas as outras consequências.
  • Morte – por causa do pecado sofremos morte física, porque somos imperfeitos e o que é imperfeito não dura (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6,23).
  •  Insegurança e perda de sentido – em Deus encontramos nossa identidade; sem Ele a vida deixa de fazer sentido.
  • Escravidão ao diabo – tudo o que está longe de Deus pertence ao diabo; tornamo-nos escravos dele quando pecamos (“Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio.” - 1 João 3:8).
  • Problemas com outras pessoas – o pecado muitas vezes prejudica as pessoas à nossa volta e estraga relacionamentos.


Como posso ficar livre do pecado?

Aceitando Jesus como seu senhor e salvador. Jesus morreu na cruz para pagar o preço que você devia pagar por seus pecados (“Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” - 1 João 2:2). Quando você reconhece seus pecados, pede perdão e aceita Jesus como seu salvador, os seus pecados são apagados. Isso não significa que o que você fez não tem problema (você ainda vai morrer) mas agora você tem uma segunda chance. E dessa vez você recebe uma nova natureza, inclinada para o bem, porque você está unido a Deus.

Quem tem Jesus ainda peca, porque a velha natureza do pecado ainda está lá, lutando com a nova natureza. Mas pedindo perdão e com a ajuda de Deus, você pode vencer essa natureza. Já não precisa viver preso no pecado, sem conseguir sair.

2. O que é o pecado original?

O pecado original é o que chamamos o primeiro pecado cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Todos nós somos pecadores por causa desse primeiro pecado. Mas Jesus veio para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Deus.

Qual foi o pecado original?

O pecado original foi quando Adão e Eva comeram o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo a Deus. Adão e Eva estavam no Éden e podia comer a fruta de todas as árvores menos essa, porque causaria sua morte. Mas a serpente (Satanás) disse que Deus estava mentindo para eles, para que não se tornassem poderosos como Ele. Em vez de confiar em Deus, Adão e Eva acreditaram na serpente e comeram. Aí descobriram que quem tinha mentido foi a serpente, não Deus. Eles perderam a inocência e acabaram sendo expulsos do jardim do Éden. - Gênesis 3

Quais foram às consequências do pecado original?

  • Morte – a Bíblia diz que a consequência do pecado é a morte; ao cometerem esse primeiro pecado, morreram primeiro espiritualmente e mais tarde fisicamente. Deus avisou que morreriam e morreram mesmo (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6:23).
  • Separação de Deus – esse é o significado de morte espiritual. Antes, eles conversavam todos os dias com Deus presencialmente. Mas depois do pecado eles perderam esse direito porque estavam contaminados com o pecado.
  • Contaminação da terra – a terra ficou amaldiçoada com o pecado; já não era tudo bom, também tinha maldade (“17. E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. 18. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. 19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”” - Gênesis 3,17-19). O diabo ganhou poder na terra.
  • Sofrimento – tudo de bom vem de Deus, daí quando ficaram separados d'Ele, passaram a conhecer o sofrimento (dor e dificuldade).
  • Natureza pecaminosa – Adão e Eva passaram e ter tendência para pecar. Isso significa que o pecado se tornou em uma coisa natural para fazer e muito difícil de resistir. Mas ainda tinham consciência que o pecado é errado e podiam escolher.

Por causa do pecado de Adão e Eva, toda a humanidade sofre essas consequências. A Bíblia diz que somos todos pecadores, separados de Deus. Ninguém está sem pecado. Daí pecado original também significa essa condição de toda a gente ter pecado.

A Bíblia não explica por que sofremos todos por causa desse primeiro pecado. Mas, assim como através de Adão toda a gente ficou em pecado, pelo sacrifício de Jesus todos que querem podem ficar livres do pecado e voltar a ter um relacionamento pessoal com Deus (“16. Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as consequências do pecado de um só: a falta de um só teve por consequência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação. 17. Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo!” - Romanos 5,16-17). A escolha é de cada um. A escolha é sua.

3. Quais são as consequências do pecado?

As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença de Deus (“Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” - Romanos 6,23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do pecador. O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.

As consequências do primeiro pecado

Logo em Gênesis 2,16-17“16. Deu-lhe este preceito: ‘Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; 17., mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente.’”  - Deus avisou que a consequência principal do pecado era a morte. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram morte espiritual – ficaram afastados da presença de Deus. Deus também os condenou à morte física, começando o processo lento de degradação física que leva todos a morrer (Gênesis 3:19).

Por causa do pecado, a terra ficou amaldiçoada. A terra perdeu sua perfeição e se tornou um lugar difícil de viver (Gênesis 3:17-18). Surgiu o sofrimento, a dor e o conflito entre pessoas. A vida na terra ganhou muitas dificuldades.

Consequências gerais do pecado

A separação eterna da presença de Deus é a pior consequência de todo pecado (Romanos 3:23). Quem peca se rebela contra Deus. O inferno é uma eternidade sem Deus. A Bíblia diz que outras consequências do pecado no mundo são:

  • A doença – agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doença e, um dia, todos temos que morrer (mas atenção: a doença não é sempre consequência de pecado individual; é consequência da existência de pecado no mundo)
  • Desastres naturais – fomes, dilúvios e outros desastres são produto da maldição da terra
  • Relacionamentos difíceis – tornou-se muito mais difícil ter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas

Consequências individuais do pecado

Cada pessoa também sofre as consequências de seu próprio pecado. Algumas consequências do pecado podem ser:

  • Culpa – a culpa corrói a vida sem oferecer uma solução; a pessoa se condena mas não sabe como mudar de vida
  • Falta de sensibilidade – é o contrário da culpa; a pessoa perde noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências.
  • Humilhação – o pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos
  • Castigo da lei – alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicado pela justiça humana

O pecado traz muito sofrimento ao pecador. Deus retribui a cada um de acordo com suas ações (Romanos 2:6). Mas existe uma esperança. 

Deus nos ama e não gosta de nos ver sofrer. Por isso, Ele veio à terra para levar o castigo por nossos pecados em nosso lugar. Agora quem aceita Jesus como seu salvador recebe perdão de seus pecados e pode ficar na presença de Deus (João 3,16). Um dia Deus vai destruir todo sofrimento causado pelo pecado e os salvos viverão com Ele para sempre!

4. O que é pecado mortal?

Pecado mortal é pecado que leva à morte. A Bíblia fala algumas vezes sobre pecado que leva à morte, mas não explica o que é. Muitas pessoas acreditam que o pecado mortal causa morte espiritual, mas algumas pessoas acham que fala sobre morte física.

A Bíblia diz que todo pecado é mortal (Romanos 6:23). O pecado gera morte física e morte espiritual (separação de Deus). Mas quem aceita Jesus como salvador ressuscita espiritualmente (volta e ter comunhão com Deus) e um dia irá ressuscitar fisicamente, para morar no Céu.

Pecado mortal segundo a Igreja Católica

“Pecado mortal” é principalmente um conceito da Igreja Católica. De acordo com o catolicismo, pecado mortal é um pecado grave cometido por uma pessoa que entende o que está fazendo e que faz de livre vontade (porque quer cometer esse pecado). Mesmo se já tiver aceitado Jesus como salvador, a pessoa que comete pecado mortal fica separada de Deus e vai para o inferno, se não se arrepender.

A Bíblia diz que todo pecado é grave e leva à morte e ao inferno (Tiago 2:10). Mas Deus perdoa todos os pecados de quem é salvo. Não é preciso ter medo de perder a salvação. Mas o salvo que comete pecado sofre as consequências durante sua vida. Por isso, é importante pedir perdão pelos pecados e se esforçar para não pecar mais.

Crente pode cometer pecado mortal?

A Bíblia não diz se um crente pode cometer pecado mortal. Isso também depende da definição de pecado mortal. O versículo principal que fala sobre pecado que leva à morte é 1 João 5:16 e há muito debate sobre o que significa:

Morte espiritual eterna

A morte espiritual é a separação eterna de Deus. Aqueles que morrem sem terem seus pecados perdoados ficarão eternamente separados de Deus. Se for isso que o versículo significa, quem é salvo não comete pecado mortal, porque a Bíblia diz que nada nos pode separar de Deus (1 João 2:1-2).

A Bíblia diz que todo pecado tem perdão, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo (Marcos 3:28-29). Se o pecado que leva à morte é pecado que não será perdoado (garantindo o inferno), provavelmente é o mesmo que a blasfêmia contra o Espírito Santo. Quem comete esse pecado não se arrepende, por isso não pode ser perdoado.

Morte física

O pecado tem sempre consequências em nossas vidas. O castigo de alguns pecados é a morte física. Isso aconteceu com Ananias e Safira, no tempo dos apóstolos (Atos dos Apóstolos 5:3-5). Algumas outras passagens da Bíblia também parecem indicar que a morte física é a consequência de alguns pecados.

Se pecado mortal é pecado que é castigado com morte física, talvez seja possível o crente cometer. Deus nos disciplina, para nosso próprio bem (1 Coríntios 11:32). Talvez, em alguns casos quando alguém comete pecado sério sem se desviar, Deus decide que é melhor tirar sua vida. Mas a Bíblia não diz que tipo de pecado merece esse tipo de castigo.

Nenhum argumento é perfeito. Poderemos não saber ao certo o que é pecado mortal, mas a Bíblia nos ensina que Deus nos ama e nos perdoa quando nos arrependemos. Basta pedir perdão quando entendemos que cometemos pecado. Não precisamos ter medo.

5. Um cristão pode perder a salvação?

Não, um verdadeiro cristão não pode perder a salvação. Quem crê em Jesus, se arrepende dos seus pecados e deixa Jesus entrar em sua vida está salvo, mesmo se cometer pecados depois.

O que é salvação?

Se uma pessoa precisa ser salva, é porque está em apuros. Se você está se afogando no mar, precisa de alguém para lhe salvar. Do mesmo jeito, quem ainda não tem Jesus está preso em seus pecados e não consegue sair sem ajuda. Jesus é o “salva-vidas”, Ele morreu e ressuscitou para nos libertar.

A Bíblia fala que, quando você aceita Jesus como seu salvador:

  • Você foi salvo – você já não é escravo do pecado e já não precisa ter medo de ir para o Inferno; você deixou de afogar, o salva-vidas está lhe segurando (Romanos 8:1-2).
  • Você está sendo salvo – Jesus começa a tratar sua vida diária, a mudar suas atitudes e a lhe libertar de hábitos que são pecado; é um processo de santificação; o seu salva-vidas está lhe levando para a praia (2 Coríntios 3:18).
  • Você vai ser salvo – no dia do Juízo você irá para o Céu e será aperfeiçoado, completamente livre do pecado; quando você chegar à praia, ficará em segurança, livre da força da água (Romanos 8:23).

Sim, a salvação é um processo e um alvo a atingir, mas você também está salvo logo quando se converte. Isso pode parecer estranho, mas Deus vê o tempo de um jeito diferente do nosso. NADA nos pode separar de Deus (Romanos 8,38-39).

Quem se desvia não perde a salvação?

Você pode estar salvo e ainda pecar. Quem está salvo rejeitou o pecado, mas existem pecados que levam tempo e trabalho para deixar. Isso faz parte do processo de santificação.

O diabo, que já lhe perdeu, tenta causar o máximo de estragos, para dificultar esse processo de santificação, fazendo de tudo para piorar sua vida e lhe impedir de alcançar seu máximo potencial em Cristo. Aí falamos de uma batalha espiritual. Você pode estar salvo mas se não resistir ao diabo e deixar o pecado, não vai conhecer as bênçãos que Jesus tem para você aqui na terra, antes de ir para o Céu (Tiago 4:7-8).

Há muita gente que tem uma experiência genuína com Jesus mas depois abandona o evangelho. Isso acontece muitas vezes porque não compreenderam verdadeiramente o que é a salvação e o que implica nas suas vidas. Como Jesus explicou na parábola do semeador (Lucas 8:13-15), não têm raiz, a sua vontade de seguir Cristo só foi um impulso baseado em sentimentos românticos, não um compromisso sério para superar todos os obstáculos com a ajuda de Jesus.

Quando você realmente entende que não há nenhum outro caminho melhor que seguir a Cristo, você pode vacilar e ter crises de fé, mas você não O vai abandonar.

Não podemos saber todas as razões para alguém deixar o evangelho ou duvidar da sua decisão mas precisamos lembrar que Deus nos perdoa e nos ama. Independentemente do que a leva a desistir de seguir Jesus, devemos orar por essa pessoa, para que volte para Ele, tomando uma decisão séria.

Para entender melhor o que Jesus disse sobre esse assunto, leia em Lucas 8 a parábola do semeador.

6. O que é a santificação?

A santificação é a dedicação a Deus, se separando do pecado. Quando uma pessoa aceita Jesus como seu senhor e salvador, acontece a santificação. Através da santificação, a atitude e o caráter do crente são transformados por Deus.


Quando acontece a santificação?

A Bíblia fala da santificação como uma coisa que já aconteceu, está acontecendo e ainda vai acontecer.

Fomos santificados – no momento em que você aceita Jesus em sua vida, você é santificado. A sua vida é dedicada a Deus, não mais ao pecado. Você agora é santo. - 1 Coríntios 1:2; 1 Coríntios 6:11

Estamos sendo santificados – a santificação é também uma coisa progressiva na vida do crente, transformando o seu caráter para ser mais e mais como Jesus. Com o tempo Deus vai lidando com os diferentes problemas e pecados na nossa vida. À medida que o relacionamento com Deus se vai aprofundando, Ele vai mostrando áreas da vida que precisam ser transformados e ajuda a mudar. É um crescimento. - 2 Coríntios 3:18; 2 Coríntios 7:1

Vamos ser santificados – quando Jesus vier nos buscar, seremos completamente santificados, livres de todo o pecado e impureza. Aí teremos sido aperfeiçoados viveremos eternamente com Cristo. - 1 Tessalonicenses 5:23-24

Como posso ser santificado?

Se você aceitou Jesus como seu salvador, você já foi salvo e santificado. Para crescer em santificação, você precisa deixar Deus trabalhar em sua vida, mesmo nas áreas mais secretas e doloridas. É Deus quem santifica você, pela ação do Espírito Santo (2 Tessalonicenses 2:13). O Espírito nos ajuda a resistir à tentação e a vencer o pecado. Sem a ajuda do Espírito Santo, sua vida não vai mudar.

Se você quer ser cada vez mais santificado, você precisa estudar a Bíblia. Não é só ler, é procurar entender e aplicar à sua vida. A Bíblia é a palavra de Deus e nos santifica (João 17:17). Você precisa aprender da Bíblia. Você também precisa obedecer. Se você obedece a Deus, você coopera com Ele para a santificação; se você desobedece, você resiste contra a santificação.

Mas o mais importante para a santificação é a fé. Se você acredita que Jesus pode mudar sua vida e você vai entregando todas as áreas da sua vida a Ele, então Ele pode transformar sua vida. O processo de santificação permite a você viver toda a abundância de vida que Deus prometeu. Você só precisa o deixar agir e seguir Sua direção.

7. Como posso ter certeza da vida eterna?

É possível ter certeza da vida eterna e da nossa salvação porque o próprio Jesus nos dá esta certeza.

No texto de João 3:16, Jesus, conversando com um dos principais da Sinagoga, chamado Nicodemos, afirmou isso ao dizer que todo aquele que Nele crê tem a vida eterna. Deus, na Sua Palavra o diz, e Ele não pode mentir (Números 23:19). Se Ele o diz, então posso ter esta certeza.

Ele não diz que pode chegar ter a vida eterna, mas sim, que já tem, já possui a vida eterna.
A vida eterna é o presente que recebemos no momento da conversão. Ela é automática. Uma vez que reconheço o meu estado de pecador e que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o salvador do mundo, e o aceito como meu salvador, já tenho a salvação garantida.

Como a vida eterna é um presente, uma vez que recebemos, já é nosso, ninguém o pode tirar uma vez que é dado. Em João 10:28 Jesus dá a vida eterna e ninguém a pode arrebatar das Suas mãos, nem o Diabo o pode fazer. A vida eterna é real, não é só uma esperança, ela é uma garantia.

8. Como posso ter a certeza que sou salvo?

Provavelmente já nos perguntamos a nós mesmos, se realmente temos a vida eterna. Porque temos dúvidas da salvação? Ter dúvida de salvação não é pecado. Nós temos essa dúvida, porque pensamos que, pelo fato de pecarmos, não merecemos a salvação ou podemos perdê-la.

Mas a salvação não depende dos meus pecados, pois eles já foram pagos pelo precioso sangue de Jesus Cristo na cruz. Se, porém, o fato pecarmos nos levar a duvidar da salvação, 1 João 1:9 traz-nos conforto.

O Espírito Santo dá a certeza da salvação

O Espírito Santo também confirma a certeza da salvação, e a Bíblia apresenta-nos alguns textos a respeito dessa garantia. No ato da nossa decisão, recebemos o Espírito Santo, Ele é a nossa garantia. Em 2 Coríntios 1:22, Paulo afirma que Deus nos selou com o Seu Espírito, ou seja, somos Sua propriedade exclusiva, uma vez que somos selados, pertencemos a Ele e ninguém pode nos tirar da Sua posse.

Porém a dúvida constante é perigosa, pode ser que ainda não tenhamos tido um verdadeiro encontro com Cristo. Se você tem dúvida da sua salvação, faz uma avaliação da sua decisão e se preciso for, reafirme a sua decisão em Cristo ainda hoje. Leia textos que podem te ajudar a confirmar a decisão:

  • Romanos 10:9-10;
  •  Romanos 8:34-39;
  •  João 3:16.


9. O que é ser santo?

Ser santo é ser dedicado a Deus. Quem aceita Jesus como senhor e salvador é santo, porque se dedicou a Deus e o Espírito Santo mora dentro dele. Deus é santo porque é perfeito, sem pecado.

Santidade é pureza perfeita. Deus é puro. Deus não pode ser contaminado pelo pecado. Ele é perfeitamente bom e justo. Deus é o exemplo perfeito de santidade.

Quem é santo?

Todos os salvos são santos, porque Deus os separou do poder do pecado. Agora pertencemos a Deus; nossos pecados foram apagados. Ser santo é ser puro diante de Deus e nós somos purificados pelo sacrifício de Jesus na cruz (1 Coríntios 6:11). Nós somos santos porque Jesus é santo.

Ser santo não significa ser perfeito. Quem é salvo ainda peca mas já não é dominado pelo pecado (1 João 1:8-9). Deus trabalha progressivamente em sua vida para a santificação.

Quem é salvo procura viver de maneira santa, agradável a Deus (1 Pedro 1:15-16). Isso implica; 

  • Louvar a Deus – nossas vidas são dedicadas a Deus. Podemos louvar a Deus em tudo que fazemos. Ser santo é desenvolver intimidade com Deus.
  • Evitar o pecado – é impossível evitar todo o pecado mas podemos vencer muitos pecados, com a ajuda do Espírito Santo. Estamos livres, o pecado já não tem de nos dominar. Se o pecado não agrada a Deus, também não nos deve agradar.
  • Fazer o bem – ter uma atitude de vida santa vai além de só evitar o mal. A Bíblia nos ensina como viver de maneira exemplar; nosso trabalho é aprender essa vida (Efésios 4:22-24).

Quando entendemos que somos santos, nossa atitude muda. Não precisamos viver mais na culpa e no medo do pecado, porque Jesus nos purificou! Agora podemos fazer o que é certo e agradar a Deus.

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário