quinta-feira, 30 de maio de 2019

O QUE É A SALVAÇÃO


Um homem que está se afogando tenta alcançar a mão de uma pessoa

A Bíblia usa várias vezes as palavras “salvar” e “salvação”. Às vezes, elas transmitem a ideia de uma pessoa ser livrada do perigo ou da destruição. (Êxodo 14:13, 14; Atos 27:20) Mas na Bíblia é mais comum essas palavras se referirem à pessoa ser livrada do pecado. (Mateus 1:21) O pecado é o que causa a morte. Assim, quem é livrado do pecado tem a esperança de nunca morrer, ou seja, de viver para sempre. — João 3:16-17.

O que fazer para conseguir a salvação?

Para conseguir a salvação, não adianta apenas ter fé em Jesus. Você também precisa mostrar essa fé em sua vida. Você faz isso por obedecer às ordens de Jesus. — Atos 4:10, 12; Romanos 10:9, 10; Hebreus 5:9.

A Bíblia mostra que você também precisa obedecer a Deus para provar que sua fé é verdadeira. (Tiago 2:24, 26) Só que conseguir a salvação não depende apenas de nós. A salvação é um presente de Deus. Ele nos dá esse presente por causa de sua “bondade imerecida”. — Efésios 2:8, 9.

É possível perder a salvação?

Sim. Por exemplo, uma pessoa que estava se afogando e foi salva pode pular na água de novo. Da mesma maneira, uma pessoa que foi salva do pecado por meio de sua fé pode parar de mostrar essa fé. Se ela fizer isso, vai perder a salvação. É por isso que a Bíblia incentiva os cristãos que foram salvos a “travar uma luta árdua pela fé”. (Judas 3) A Bíblia também avisa os que foram salvos: “Persistam em produzir a sua própria salvação com temor e tremor.” — Filipenses 2:12.

Quem é o Salvador? Deus ou Jesus?

A Bíblia ensina que Deus é o responsável principal pela nossa salvação. Por isso, muitas vezes ele é chamado de “Salvador”. (Isaías 43:11; Tito 2:10; Judas 25) Deus também usou vários homens para libertar os israelitas. A Bíblia chama esses homens de ‘salvadores’. (Neemias 9:27; Juízes 3:9, 15; 2 Reis 13:5) * Da mesma maneira, a Bíblia também se refere a Jesus como nosso “Salvador”. Isso porque Deus nos salva do pecado por meio do sacrifício de resgate de Jesus Cristo. — Atos 5:31; Tito 1:4. *

Será que todos serão salvos?

Não. Algumas pessoas não serão salvas. (2 Tessalonicenses 1:9) Alguém perguntou a Jesus: “Senhor, são poucos os que estão sendo salvos?” Comparando obter a salvação com passar por uma porta estreita, Jesus respondeu: “Esforcem-se vigorosamente para entrar pela porta estreita, pois eu lhes digo que muitos procurarão entrar, mas não poderão.” — Lucas 13:23, 24.

Mitos a respeito de todos serem salvos 

Mito: O texto de 1 Coríntios 15:22 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que “em Cristo todos receberão vida”.

Fato: Esse texto está falando sobre todos os que são ressuscitados. O contexto indica isso. (1 Coríntios 15:12, 13, 20, 21, 35) Assim, a frase “em Cristo todos receberão vida” simplesmente significa que todos os que são ressuscitados recebem essa bênção por meio de Jesus Cristo. — João 11:25.

Mito: O texto de Tito 2:11 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que Deus está “trazendo salvação a todos os homens”. — Almeida, revista e corrigida.

Fato: A palavra grega traduzida “todos” nesse versículo também pode significar “toda espécie ou variedade”. * Por isso, a ideia correta em Tito 2:11 é que Deus está dando uma oportunidade de salvação para todos os tipos de pessoas. Isso inclui pessoas “de todas as nações, tribos, povos e línguas”. — Apocalipse 7:9, 10.

Mito: O texto de 2 Pedro 3:9 apoia a ideia de que todos serão salvos, porque diz que Deus “não deseja que ninguém seja destruído”.

Fato: Deus quer que as pessoas sejam salvas, mas ele não obriga ninguém a aceitar a salvação. Quando o “dia do julgamento” chegar, os maus serão destruídos. — 2 Pedro 3:7.

Por - Marco Antônio Lana (Teólogo Bíblico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário