segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

O QUE DEUS DIZ SOBRE MIM?




Saber o que Deus pensa sobre você é muito importante, porque pode abrir os seus olhos e mudar a sua forma de viver.


A principal coisa que você precisa saber é que Deus diz que te ama, Ele te conhece desde que você estava no ventre da sua mãe e sabe o que você vai falar mesmo antes que se abra a tua boca.


Para Deus você é especial (Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. - Salmos 139,14), tem muito valor. É maravilhoso saber que ao contrário de muitas pessoas neste mundo, Deus não vai te julgar pela tua aparência, porque Ele olha para o teu coração.


Em Jeremias 29,11 (Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando. Jr 29,11), Deus revela que tem bons planos e projetos de prosperidade para a tua vida. Isso significa que Deus quer o melhor para você, Ele tem interesse na tua felicidade e por isso quer que você obedeça aos Seus mandamentos e cumpra a Sua vontade, que é boa perfeita e agradável (Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. - Romanos 12,2).

Segundo a Bíblia quem sou eu?

Você é uma pessoa muito especial, obra de Deus, criado à Sua imagem e semelhança. Sua identidade não está em seu trabalho nem em sua aparência. Deus ama você do jeito que você é.

Você é:

  • Obra de DeusGênesis 1:27
  • Criado de maneira especialSalmos 139:14
  • Amado por Deus1 João 4:10
  • Conhecido por DeusSalmos 139:1-3
  • Criado com um propósitoJeremias 29:11
  • Único e complexoEfésios 2:10

Essa é sua verdadeira identidade.

Você não é:

  • Um erro
  • Um acidente
  • Inútil
  • Rejeitado por Deus

 

Essas são mentiras em que o diabo quer que você acredite. Cada pessoa é muito especial para Deus, não importa quem seja ou o que fez.


Todos fazemos coisas erradas mas isso não muda nossa identidade essencial. Deus ama você com um amor incondicional. Não há nada que você pode fazer para que Ele deixe de lhe amar. Mas o pecado nos separa de Deus, porque Ele é perfeito. Por isso, Deus enviou Jesus para pagar por nossos pecados e restaurar nossa união com Deus. Basta aceitar Jesus como seu salvador.

 

Quando conhecemos Jesus, Ele nos ensina mais sobre nossa verdadeira identidade. Jesus restaura nossa identidade. Em Jesus temos significado e propósito. 

 

O que Deus quer de mim?  

 

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.” - Marcos 12,30  

 

Deus quer sua fé, seu amor e sua obediência. Ele quer que você confie n'Ele com toda a sua vida ("5- Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6- Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo." Provérbios 3,5-6). Deus tem um plano para sua vida, se você deixar que Ele lhe guie.  

 

Deus não precisa que você seja perfeito. Ele só quer que você esteja pronto para servir e que você seja humilde para aceitar que precisa de Sua ajuda para mudar. O mais importante é seu coração: se seu coração estiver sujeito a Deus, Ele trabalhará em sua vida e mostrará o que precisa ser mudado. 

 

Como saber o que Deus quer para minha vida?

  • Estudando a Bíblia – a Bíblia é a palavra de Deus e nos ensina sobre o plano de Deus para nós. Quando você lê a Bíblia e pensa sobre ela durante o dia, Deus usa a Bíblia para revelar sua vontade a você ("Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações." 2 Timóteo 3,16-17).
  • Orando – orar é conversar com Deus. Você pode pedir orientação a Deus e Ele responderá no tempo certo.
  • Refletindo – Deus criou você com suas capacidades e seus sonhos. Você é bom em quê? Que sonhos você tem? Como você pode usar isso para dar glória a Deus? Pense nessas coisas.

 

Quem ama Jesus é: 


  • SalvoEfésios 2:8
  • Filho de DeusRomanos 8:16
  • Amigo de DeusJoão 15:14-15
  • Protegido por Deus1 João 5:18
  • Herdeiro da vida eternaJoão 3:16

Se você aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador  

Deus te recebe na Sua família e te chama de filho/a. (Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. - João 1,12); 

Ele te convida a fazer parte da Sua videira, do Seu corpo, da Sua igreja e te dá uma vida abundante;

Ele declara que você foi justificado (Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. - Romanos 3,24) e que está completamente livre de condenação (Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus. 2Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. - Romanos 8,1-2);


Deus afirma que você é um ser novo (Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. - 2 Coríntios 5,17), que está sentado nos lugares celestiais (Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. - Efésios 2,6) e que tem um futuro cheio de boas obras preparadas (Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. - Efésios 2,10).


É importante mencionar também que como Deus ama os Seus filhos, Ele também os corrige (Filho, preste atenção quando o Senhor Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. 12Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. - Provérbios 3,11-12).


Se você não aceitou Jesus no seu coração


Deus quer te dizer que Ele te ama de igual forma, com um amor enorme que não pode ser descrito por palavras. Ele te diz agora mesmo que enviou o seu Filho Jesus para morrer por você (Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. - Romanos 5,8). Você só tem que se arrepender dos seus pecados e aceitar o sacrifício de Jesus na cruz.


Esse amor perfeito é descrito em João 3,16 (Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.), provavelmente o versículo mais conhecido da Bíblia, que resume o plano de salvação de Deus e expresso o seu amor por cada um de nós.  
 
 
Se você quer saber mais sobre Deus e o que Ele quer de você, procure uma igreja para frequentar. Lá você vai aprender sobre o que Deus diz na Bíblia e vai encontrar pessoas que podem orientar você. Deus quer que você tenha comunhão com outros crente na igreja (Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando." Hebreus 10,25).

 

Marco Antônio Lana - Teólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário