sábado, 14 de setembro de 2013

JESUS CRISTO - LIÇÃO 07 – NOMES E TÍTULOS DE JESUS CRISTO


JESUS CRISTO - LIÇÃO 07 – NOMES E TÍTULOS DE JESUS CRISTO.
“...nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo.” (Hb 1,2).
Não pode haver nenhuma duvida de que Jesus viu a si mesmo como cumprimento de toda expectativa de redenção do AT – (Mc 1,14-15; 12,35; Lc 11,29-32). Os nomes e títulos dados a Jesus nos evangelhos e nas páginas do NT focalizam isto de um modo todo especial.
Neste capitulo vamos considerar os nomes e títulos mais importantes dados a Jesus , que, de diferentes maneiras, expressam a identificação de Cristo Jesus como Deus. Para melhor compreensão dividiremos o assunto em dois grupos distintos – no primeiro, os nomes de Jesus e alguns títulos que estão intimamente relacionados aos nomes no segundo, os títulos de Jesus que O identificam como Deus.
I – OS NOMES DE JESUS.
Jesus tinha plena consciência de sua preexistência, de ter vivido com o Pai antes da vinda à terra – “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8,58). Estudemos a seguir alguns nomes e títulos que estão intimamente relacionados com a vida e mistério de Jesus.
1 – “Jesus” e “Salvador”.
“Jesus” é a versão grega de três nomes comuns hebreus: Josué, Jehoshua e Jesua. Foi o nome pelo qual ficou conhecido a vida terrena, e aparece cerca de 600 vezes nos evangelhos.
“Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.” (Lc 1,31). Jesus é o seu nome humano, e com a glória alcançada e concedida por causa de sua graça redentora – Fp 2,5-9.
“Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.” (Lc 2,21). Seu significado é – “O Senhor é o meu ajudador” ou “O Senhor salva”. “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. (Mt 1,21). O nome “Jesus” e o Título “Salvador” estão intimamente ligados para falar do propósito da vinda de Cristo ao mundo – “e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados.” (Cl 1,13-14).
2 – “Eu Sou” e “Senhor”.
Na sarça ardente, Deus revelou seu nome pessoal a Moisés como – “EU SOU O QUE SOU”. (Ex 3,14) (Iavé – Senhor). No NT a palavra grega traduzida por Senhor é Kyrios e sempre se refere ao Senhor Jesus – “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” (Jo 8,24). Este título ocorre nos tempos do N.T.  no sentido geral de “dono” ou “proprietário”, sendo também uma designação para os deuses – “Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores).” (1Cor 8,5). Era também usado como referencia ao imperador, incluía tanto o poder político como a divindade – “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mc 1,3). Ver também Jo 20,28; Ap 19,6.
Quando Isabel chama Maria de – “a mãe do meu Senhor”. (Lc 1,43), o nome “meu Senhor” é um titulo que nos lembra a natureza divina de Cristo. Uma expressão semelhante ocorre em Lc 2,11 – “É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Fora dos evangelhos, Senhor é o título predominante de Jesus. Paulo o emprega 222 vezes.
Assim podemos afirmar que o “EU SOU” é o Senhor da nossa casa – “Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.” (Mc 13,35); o Senhor de todos – “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos).” (At 10,36).; o Senhor da glória – “...a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.” (1Cor 2,8); o Senhor dos Senhores – “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.” (Ap 17,14); “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (Ap 19,16). E também que ele é “Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20,28).
3 – “Messias” e “Cristo”.
O termo mashiah significa ungido e vem de uma raiz hebraica que significa untar. A Septuaginta traduziu essa palavra pelo vocábulo grego christós, que por sua vez foi traduzido para português como Cristo, em vez ser traduzido para ungido.
 “Podemos confiar nas narrativas dos evangelhos a respeito da vida, caráter e ensinamentos de Jesus? Os escritores no N.T. fundamentam suas conclusões  de que Jesus era o Messias, o Filho de Deus” – (Fundamentos da Teologia Cristã –Robin Keeley). Apesar de alguns indagarem se Jesus cria ser Ele o Messias, devido à relutância em usar o título, especialmente na primeira metade do seu primeiro ministério – “Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus. Jesus, porém, advertindo-os, mandou que não contassem isso a ninguém; e disse-lhes: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e escribas, que seja morto, e que ao terceiro dia ressuscite.” (Lc 9,20-22), existem evidencias claras de que tinha consciência  de ser o Messias, o Cristo que haveria de vir. Vejamos Alguns  dessas evidencias.
·         O reconhecimento de que Ele próprio, assim como a missão que lhe foi atribuída, eram cruciais para o inicio do reino – “O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Mc 1,15). Ver também Lc 17,21.
·         A entrada triunfal em Jerusalém – Mc 1,1-11.
·         O testemunho durante o julgamento a que foi submetido – “Ele, porém, permaneceu calado, e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote a interrogá-lo, perguntando-lhe: És tu o Cristo, o Filho do Deus bendito? Respondeu Jesus: Eu o sou; e vereis o Filho do homem assentado à direita do Poder e vindo com as nuvens do céu”. (Mc 14,61-62).
·         Jesus aceitou o titulo de Cristo, verbalizado pelos discípulos mais íntimos – “Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo.” (Mc 8,29).
II – OS TITULOS DE JESUS.
1 – Jesus foi chamado de “Filho  de Deus”.
“para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fl 2,10-11). Jesus é descrito mantendo uma relação para com Deus não participada por nenhuma outra pessoa no universo. Deus deu este titulo ao Redentor vitorioso e leva todos os seres humanos a reconhecerem o senhorio de Jesus de forma inquestionável.
2 – Jesus foi chamado de “Filho do Homem”.
“Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” (Mt 24,29-31); ver também Mc 2,9-10. Verdade é que a humanidade do filho de Deus era real e não uma mera possibilidade. 
3 – Jesus foi chamado de “O Logos de Deus”.
Cristo é a Palavra ou Verbo, porque por meio de Cristo Deus revelou sua atividade, vontade e propósito e por meio dEle tem contacto com o mundo. O homem se expressa por meio das palavras, o eterno Deus  expressa a si mesmo por meio do “Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas.” (Hb 1,2-3). À ansiedade do ser humano em saber como é Deus, o Espírito responde, através de Jo 1,14a – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.”.
Eis algumas verdades irrefutáveis  sobre Jesus como “O Logos de Deus”:
  • Cristo é a palavra de Deus demonstrando-O em pessoa – (Jo 1,14).
  • Jesus não somente traz  a mensagem de Deus – (Cl 1,5).
Respondendo a pergunta: Como é Deus? – Deus é como Cristo, porque o Cristo é o Verbo (Jo 1,1-14). O Verbo eterno de Deus tomou sobre Si mesmo a natureza humana e se tornou homem, a fim de revelar o eterno Deus por meio de uma personalidade humana – (Hb 1,1-4).
Jesus recebeu ainda outros títulos, como Filho de Davi e Mestre.

CONCLUINDO


A vida e ministério de Jesus refletiam fortes evidencias de Sua divindade. Ele foi adorado, glorificado e exaltado como Deus; orações foram lhe dirigidas.

Os cristãos primitivos, como verdadeiros discípulos, reconheceram que Aquele que os redimiu do pecado e da destruição tem o direito de ser o Senhor de cada vida, fazendo jus aos nomes e títulos conferidos a Ele – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hb 4,15).

Que Jesus, o Filho de Deus, o nosso Senhor e Salvador, que se revelou a nós como Filho do Homem, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, que nasceu, viveu, sofreu e morreu pelos nossos pecados, ressuscitando ao terceiro dia, sendo assunto aos céus, volte em breve com poder e glória para buscar  a sua Igreja – Tt 2,11-15.



Nenhum comentário:

Postar um comentário