quarta-feira, 17 de julho de 2013

FAMILIA X BÍBLIA - LIÇÃO 11 – A FAMILIA E A CATEQUESE



“Juntarás todo o povo num mesmo lugar, homens, mulheres, crianças e o estrangeiro que habita em tuas cidades, para que, ouvindo essa leitura, aprendam a temer o Senhor vosso Deus, e ponham cuidadosamente em prática todas as prescrições dessa lei.” (Dt 31,12).

“1. Todo o povo se reuniu então, como um só homem, na praça que ficava diante da porta da Água, e pediu a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2. O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3. Esdras fez então a leitura da lei, na praça que ficava diante da porta da Água, desde a manhã até o meio-dia, na presença dos homens, mulheres e das (crianças) capazes de compreender; todos escutavam atentamente a leitura. 4. O escriba Esdras postou-se num estrado de madeira que haviam construído para a ocasião; a seu lado encontravam-se, à direita, Matatias, Semeías, Anias, Urias, Helcias e Maasias; à esquerda, Fadaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mosolão. 5. Esdras abriu o livro à vista do povo todo; ele estava, com efeito, elevado acima da multidão. Quando o escriba abriu o livro, todo o povo levantou-se. 6. Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus; ao que todo o povo respondeu, levantando as mãos: Amém! Amém! Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor com a face por terra. 7. E Josué, Bani, Serebias, Jamin, Acub, Seftai, Odias, Maasias, Celita, Azarias, Josabed, Hanã, Falaías e outros levitas explicavam a lei ao povo, e cada um ficou no seu lugar.” (Ne 8,1-7).

      I.        INTRODUÇÃO.

Catecismo - A palavra "catecismo" origina-se do termo grego katecheo que significa informar, instruir e ensinar, a viva voz, para distinguir do ensino realizado através da escrita, ou seja, através dos livros. Enquanto o ensino dos livros é feito individual e silenciosamente, a catequese (ou catecismo) é feita com a presença de um instrutor, ensinando a viva voz. Variações da palavra catequese aparecem, na Bíblia, na Carta a Gálatas 6.6 – “Aquele que recebe a catequese da palavra, reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.” – (Gl 6,6), a palavra "catequizando" significando aquele que está sendo instruído na palavra de Deus. Assim, em Lucas 1,4 – “para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.” (Lc 1,4), se diz que Teófilo "foi catequizado".

    II.        A ORIGEM DA CATEQUESE.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) surgiu após a Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos em comemoração a vigésimo ano de encerramento do Concílio Vaticano II, em 25 de janeiro de 1985. Na ocasião surgiu no coração dos Padres sinodais o desejo de um Catecismo ou compêndio que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismo ou compêndios a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o papa João Paulo II assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação do CIC, entregando-o à população no dia 11 de outubro de 1992, resultado do trabalho que demorou seis anos.

O papa João Paulo II confiou ao Cardeal Joseph Ratzinger em 1986 a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze cardeais e bispos para preparar um projeto para o catecismo. Esta equipe contou com o apoio de uma Comissão de redação, formada por sete bispos diocesanos peritos em teologia e catequese. A Comissão deu diretrizes ao desenvolvimento do trabalho, cuja redação sucedeu nove composições. Por outro lado, a Comissão de redação escreveu o texto e inseriu neles as modificações pedidas pela Comissão e examinaram as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas e bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto.

   III.        FINALIDADES DA CATEQUESE.

1.    Auxiliar no ensino das escrituras.
O ensino bíblico sistemático, e por faixas etárias, é de grande significado espiritual e moral para toda a família. Por isso, tem de ser ministrado por pessoas maduras que amem comunicar a Palavra de Deus, pois, como instrui-nos o apóstolo Paulo – “Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine” (Rm 12,7). A família é beneficiada quando o ensino alcança os objetivos propostos na formação cristã de todos os seus membros. Não há duvidas de que a Catequese é o melhor lugar para isso.

2.    Auxiliar na evangelização.
É desejável que a Catequese resgate este supremo objetivo: evangelizar – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregue o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15). Uma classe pode incumbir-se de levar convites aos descrentes para virem a igreja no domingo. Uma gincana pode ser realizada, concedendo pontos às classes que trouxerem mais visitantes na Catequese. Tal iniciativa é uma ótima forma de apresentarmos o Evangelho aos que ainda não receberam a Cristo.

3.    Auxiliar no discipulado.
Jesus mandou fazer discípulos e não prioritariamente membros e congregados – “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19). Por esse motivo, os que aceitam a Cristo devem ser eficazmente discipulados. Nesse sentido, a Catequese desempenha um importante e insubstituível papel. Portanto, que haja classes de discipulado para as crianças adolescentes, jovens e adultos. Mas acima de tudo, não nos esqueçamos de que, como discipulados de Cristo, a nossa vida é um permanente discipulados – “Mas todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor e nos vemos transformados nesta mesma imagem, sempre mais resplandecentes, pela ação do Espírito do Senhor.” (2 Cor 3,18).

  IV.        A CATEQUESE FORTALECE A FAMÍLIA.

1.    As crianças são bem instruídas.
Dizem os estudiosos que a personalidade humana é definida até os sete anos. O que aprendemos nessa fase refletirá decisivamente em nosso desenvolvimento psíquico, emocional, afetivo e social, influenciando-nos por toda a vida. Nesse aspecto, advertem-nos as Sagradas Escrituras: “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar” (Pr 22,6). Por conseguinte, a Catequese ajuda, e muito, no desenvolvimento da personalidade infantil, pois encaminha cada criança no aprendizado cristão.

2.    A juventude é prevenida contra o pecado.
A juventude é vitima de muitas brutalidades sociais: álcool, drogas, sexo ilícito, delinqüência, etc. Por isso  mesmo, nossos jovens devem freqüentar assiduamente a Catequese, pois aqui são alertados contra todos esses males tão característicos de uma sociedade sem Deus. O salmista oferece um caminho segura para que o jovem previna-se contra os males desse tempo: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.” (Sl 119,9).

3.    Os adultos frutificam.
Por aceitar a Cristo na idade adulta e ao haver recebido uma solida formação espiritual e moral durante a infância e juventude, há cristãos que acabam não formando uma consciência clara e madura da vida cristã. A Catequese, todavia, está apta a ajudá-los a formar o seu caráter cristão e estimulando-os à leitura da Bíblia Sagrada e à prática  da vida cristã em seu dia a dia – “Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim.” (Jo 5,39). Assim, os adultos tornam-se aptos a dar muitos frutos na obra do Senhor (Jo 15,1-16).

    V.        CONCLUSÃO.

Nenhuma instituição de ensino tem efeito tão benéfico sobra a família como a Catequese. Mas a falta de catequistas a enfraquece. Quanto  a Catequese dos adultos parece não aceita dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, ela não existe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário