terça-feira, 2 de julho de 2013

FAMILIA X BIBLIA - LIÇÃO 09 – A FAMÍLIA E A SEXUALIDADE





“Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Gn 1,27).

l. que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente, 5. sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus;” (1 Ts 4,3-5).
“O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Ts 5,23).
“14. À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. 15. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: 16. Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44).” (1Pd 1,14-16).

      I.        INTRODUÇÃO.

Sabemos que o sexo foi criado por Deus com um propósito elevado, nobre, saudável. No entanto, desde a queda, a sexualidade vem sendo deturpada de modo irresponsável, pecaminoso e grotesco. Assim, por ser também um tem bíblico, tal assunto deve ser abordado na Catequese e ou na Escola Dominical. O objetivo desta lição é ajudar as famílias, proporcionando-lhes uma visão bíblica e ortodoxa a respeito deste assunto. Afinal, como Igreja de Cristo, temos de ser santos em toda a nossa maneira de ser.

    II.        QUESTÕES SOBRE A SEXUALIDADE.

1.    Um mundo dominado pelo erotismo.
Vivemos numa sociedade marcada por um erotismo tão maligno e ímpio, que nem poupa sequer crianças. Nossas famílias, principalmente as crianças, estão sendo expostas à exploração do sexo de modo intenso e irresponsável. O sexo em si não é pecaminoso, pois foi Deus quem o criou. O Diabo, por sua vez, encarregou-se de transformá-lo em algo vergonhoso e vil. Eis porque temos de educar nossas crianças e jovens segundo os princípios da Palavra de Deus, para que não sejam destruídos.
Infelizmente há cristãos que, utilizando-se indevidamente da internet, tornam-se vítimas da pornografia. O fácil acesso a esse tipo de material vem roubando a alegria da salvação de muita gente. Portanto, tomemos cuidado com o que vemos no computador. – “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim.” (Sl 101,3). 

2.    Formicação é pecado.
Não querendo Deus que o homem vivesse só, deu-lhe uma esposa – ““ Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada. ”” (Gn 2,18). Por isso, o Cântico dos Cânticos  de Salomão exalta o relacionamento sexual não entre solteiros, mas entre um homem e uma mulher  devidamente casados:
“1. - Tu és bela, minha querida, tu és formosa! Por detrás do teu véu os teus olhos são como pombas, teus cabelos são como um rebanho de cabras descendo impetuosas pela montanha de Galaad, 2. teus dentes são como um rebanho de ovelhas tosquiadas que sobem do banho; cada uma leva dois (cordeirinhos) gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas. 3. Teus lábios são como um fio de púrpura, e graciosa é tua boca. Tua face é como um pedaço de romã debaixo do teu véu; 4. teu pescoço é semelhante à torre de Davi, construída para depósito de armas. .Aí estão pendentes mil escudos, todos os escudos dos valentes. 5. Os teus dois seios são como dois filhotes gêmeos de uma gazela pastando entre os lírios. 6. Antes que sopre a brisa do dia, e se estendam as sombras, irei ao monte da mirra, e à colina do incenso. 7. És toda bela, ó minha amiga, e não há mancha em ti. 8. Vem comigo do Líbano, ó esposa, vem comigo do Líbano! Olha dos cumes do Amaná, do cimo de Sanir e do Hermon, das cavernas dos leões, dos esconderijos das panteras. 9. Tu me fazes delirar, minha irmã, minha esposa, tu me fazes delirar com um só dos teus olhares, com um só colar do teu pescoço. 10. Como são deliciosas as tuas carícias, minha irmã, minha esposa! Mais deliciosos que o vinho são teus amores, e o odor dos teus perfumes excede o de todos os aromas! 11. Teus lábios, ó esposa, destilam o mel; há mel e leite sob a tua língua. O perfume de tuas vestes é como o perfume do Líbano. 12. És um jardim fechado, minha irmã, minha esposa, uma nascente fechada, uma fonte selada.” (Ct 4,1-12).
“22. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, 23. pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. 24. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. 25. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” (Ef 5,22-25).
Isso significa que o sexo antes ou fora do casamento desagrada a Deus. E quem vive na pratica do pecado não herdará o Reino de Deus – “Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5,5).

3.    Prazer no casamento.
Muita gente acha que o relacionamento sexual entre marido e mulher tem como único objetivo a procriação. Isso é um erro. Na Bíblia, encontramos vários textos que incentivam o casal desfrutar das alegrias conjugais. Em Provérbios 5,18-23 - “18 Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19 Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. 20 E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? 21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas. 22 Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido. 23 Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado.” (5,18-23). – os cônjuges são exortados a usufruírem da intimidade matrimonial. Por outro lado, o homem é advertido contra a “mulher estranha”, a adúltera. Em seguida, é incentivado a valorizar a união matrimonial e santa, exaltando sempre a monogamia, a fidelidade e o amor.
“Desfruta da vida com a mulher que amas, durante todos os dias da fugitiva e vã existência que Deus te concede debaixo do sol. Esta é tua parte na vida, o prêmio do labor a que te entregas debaixo do sol.” (Ecl 9,9);
“1 Como és formosa, amada minha, eis que és formosa! os teus olhos são como pombas por detrás do teu véu; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que descem pelas colinas de Gileade. 2 Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais cada uma tem gêmeos, e nenhuma delas é desfilhada. 3 Os teus lábios são como um fio de escarlate, e a tua boca e formosa; as tuas faces são como as metades de uma romã por detrás do teu véu. 4 O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para sala de armas; no qual pendem mil broquéis, todos escudos de guerreiros valentes. 5 Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. 6 Antes que refresque o dia e fujam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso. 7 Tu és toda formosa, amada minha, e em ti não há mancha. 8 Vem comigo do Líbano, noiva minha, vem comigo do Líbano. Olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos. 9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, noiva minha; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um dos colares do teu pescoço. 10 Quão doce é o teu amor, minha irmã, noiva minha! quanto melhor é o teu amor do que o vinho! e o aroma dos teus ungüentos do que o de toda sorte de especiarias! 11 Os teus lábios destilam o mel, noiva minha; mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. 12 Jardim fechado é minha irmã, minha noiva, sim, jardim fechado, fonte selada.” (Ct 4,1-12);
“1 Quão formosos são os teus pés nas sandálias, ó filha de príncipe! Os contornos das tuas coxas são como jóias, obra das mãos de artista. 2 O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios. 3 Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela. 4 O teu pescoço como a torre de marfim; os teus olhos como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz é como torre do Líbano, que olha para Damasco. 5 A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça como a púrpura; o rei está preso pelas tuas tranças. 6 Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias! 7 Essa tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios aos cachos de uvas. 8 Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o das maçãs, 9 e os teus beijos como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e se escoa pelos lábios e dentes.” (7,1-9).

   III.        O VALOR DA PUREZA SEXUAL ANTES DO CASAMENTO.

1.    No Antigo Testamento.
A Bíblia exalta a pureza na vida de um jovem – “9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra. 10 De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl 119,9-11). Aliás, esse texto é indispensável a todo servo de Deus. As leis sobre a castidade eram rigorosas. Se uma jovem, por exemplo, tivesse relações sexuais antes do casamento era apedrejada até a morte – “20. Se, porém, o fato for verídico e não se tiverem comprovado as marcas de virgindade da jovem, 21. esta será conduzida ao limiar da casa paterna, e os habitantes de sua cidade a apedrejarão até que morra, porque cometeu uma infâmia em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai. Assim, tirarás o mal do meio de ti.” Dt 22,20-21), e o sacerdote só poderia se casar com uma virgem – “13. Tomará por mulher uma virgem. 14. Não desposará nem viúva, nem mulher repudiada, nem mulher prostituta ou desonrada, mas desposará uma virgem do meio de seu povo.” (Lv 21,13-14), demonstrando que em Israel, a virgindade era necessária e valorizada por todos – “Quando os filhos de Jacó, voltando do campo, souberam o que se tinha passado, indignaram-se muito, porque Siquém se tornara culpado de uma grande infâmia contra Israel, dormindo com a filha de Jacó. Isto são coisas que não se fazem.” (Gn 34,7).

2.    No Novo Testamento.
Doutrinando os coríntios sobre a fidelidade a Cristo, Paulo faz alusão a valor da virgindade – “Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.” (2Cor 11,2). Por conseguinte, a pureza sexual no Novo Testamento é tanto para homem quanto para a mulher. Ambos devem manter-se castos e virgens até o casamento.

  IV.        O SEXO QUE A BÍBLIA CONDENA.

1.    A prática do homossexualismo.
De acordo com o Dicionário Houaiss, homossexualismo é a prática amorosa ou sexual entre indivíduos do mesmo sexo. O que a Bíblia tem a dizer sobre este assunto?
No princípio, o Criador não uniu dois “machos” e nem duas “fêmeas”. A Bíblia é clara  - “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Gn 1,27). Mais adiante, acrescenta o texto bíblico – “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gn 2,18). Tais passagens mostram que Deus criou apenas dois gêneros bem distintos: homem e mulher. Isto significa que o homossexualismo é pecado. Não resta dúvida! É um pecado de tal forma abominável que até mesmo o dinheiro proveniente de tal prática não deve ser introduzido na Casa de Deus – “Seja qual for o voto que tiveres feito, não levarás à casa do Senhor, teu Deus, o ganho de uma prostituta nem o salário de um cão; porque uma e outra coisa são abominadas pelo Senhor, teu Deus.” (Dt 23,18).
Cumpre ressaltar, aqui, que não admitimos qualquer tipo de violência contra os homossexuais. Mesmo porque, cumpre-nos ganhá-los para Jesus. E, graças a Deus, há muitos homossexuais que, hoje, servem fielmente ao Senhor – “Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.” (1Cor 6,11).

2.    Educando os jovens na Palavra de Deus.
Com base na Bíblia Sagrada, ensinemos às nossas crianças, adolescentes e jovens, que o sexo é permitido por Deus para o prazer de um homem e uma mulher unidos pelo matrimonio. O sexo fora, ou antes, do casamento é pecado e contrario ao plano de Deus na vida de um casal cristão.

Enquanto isso prontifiquemo-nos a orar pelas autoridades constituídas, para que não instituam Laís cujo único objetivo é promover o pecado e destruir a família tradicional.

    V.        CONCLUSÃO.
O casamento, de acordo com a Palavra de Deus, é monogâmico, heterossexual e indissolúvel. E não podemos fugir a esse padrão. Quanto ao ato sexual, só é licito se praticado no casamento; antes e fora do matrimonio é pecado. Que sejamos, como servos do Senhor, exemplo de moderação, ética e, acima de tudo, saudade e pureza em todos os aspectos de nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário