segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PAIS NA BÍBLIA - HERODIAS – Um péssimo exemplo de mãe.

 

Seu exemplo foi péssimo em todos os aspectos espirituais, conjugal, profissional, maternal. Podemos dizer, sem duvida, que foi uma mulher de sentimentos frios e racionais, uma mulher cruel e impiedosa, capaz de usar a própria filha para levar a cabo seus propósitos diabólicos – Mc 6.22-27.

Herodias odiava João Batista. Esse foi o motivo pelo qual ela queria velo morto. João denunciava abertamente o casamento ilícito entre Herodes Antipas e Herodias, pois ambos renunciaram seus cônjuges para viverem juntos. Para fazer calar a João. Herodes mandou prende-lo.

“Porquanto o próprio Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque ele se havia casado com ela. Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodias lhe guardava rancor e queria matá-lo, mas não podia. – Mc 6.17-19”.

Um mau exemplo de esposa.

As mulheres são espelhos quanto al papel de esposa para suas filhas que um dia irão se casar e para seus filhos quanto escolherem suas esposas. Que grande responsabilidade!

Herodias foi mau exemplo para sua filha, dando-se a um casamento não aprovado por Deus. Mas ela não estava preocupada com isto; mulher egoísta, preocupada consigo mesmo, queria a todo custo manter aquele relacionamento.

Quantas vezes também encontramos mulheres assim em nossos dias? Mulheres que se casam ou mantém um casamento não aprovado por Deus. Temos visto jovens se casando com pessoas não-crentes, misturando luz e trevas: “Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?” – 2Cor 6.14, sem pensar que mais tarde terão filhos e que serão exemplo para eles. Temos visto mulheres com a condição matrimonial ilegal diante dos ensinamentos da Palavra de Deus, mas que mesmo assim juntam-se em novo casamento: “Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher”. 1Cor 7.10-11.

Este ‘e um assunto muito mais serio: “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará”. – Hb 13.4. A mãe que cometais erros da muito mau exemplo a seus filhos e filhas. Que autoridade terá para, um dia, dizer: “Não se case com tal pessoa meu filho(a), pois essa não `e a vontade de Deus”. Ela ate poderá dizer, mas somente se reconhecer diante de tal filho que cometeu um erro e que Deus a perdoou, pois o divorcio não seria a melhor solução.

Existe o ditado que diz: “Errar e humano, mas permanecer no erro `e tolice”. E a palavra de Deus adverte: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte. Até no riso terá dor o coração; e o fim da alegria é tristeza. – Pv 14.12-13”.

Feliz será a esposa e mãe que observar e andar nos caminhos da verdade, da pureza, da sinceridade, do perdão e do amor.

Um mau exemplo como mãe.

Com a “escola” que teve, que tipo de mãe terá sido Salomé, a filha de herodias?

Se seguisse os passos de sua mãe, também seria capaz de usar seus filhos para a obtenção do que desejasse e os incitaria a violência, a crueldade, a maldade, a sensualidade pervertida, ao crime, ao assassinato – tudo conforme Herodias fez.

Infelizmente, presenciamos erros desta mulher implacável. Mães que, inconsciente e inconseqüentemente, tem ensinados seus filhos a serem maus quando elas próprias agem com maldade e malicia; a serem rudes e violentos quando elas próprias tratam seus filhos com rudeza, com espancamento, com abuso psicológico, com violência de palavras e atos; ensinam seus filhos a usar as pessoas, sem respeito nem consideração, porque elas usam seus filhos como se usassem bonecos, sem vontade nem opinião próprias.

Herodias havia sido um exemplo tão mau como mãe que sua filha, ao dançar tão vulgarmente e pedir a decapitação de uma pessoa inocente, já dava demonstração de ter nas veias o mesmo veneno de sua mãe.

Como nos, pais, temos sido exemplo para nossos filhos? Quais sentimentos têm experimentado e demonstrado no trato com eles e com as pessoas que estão ao nosso redor? Nossos filhos têm visto em nos um exemplo de amor, perdão, consideração, paz justiça, bondade ou tem presenciado sair de nossa boca palavras de maldição, de calunia, de rancor; atos de injustiça, de falta de  paciência, de maldade? Não esqueçamos que eles estão olhando para um espelho e se vendo em nos, aprendendo a agir, sentir e pensar como nos agimos, pensamos e sentimos. Certamente Deus ira cobrar de nos a maneira como administramos “a herança do Senhor”.

“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Sl 127.3

 Um mau exemplo de vida espiritual.

Por aquele tempo, João andava por toda parte pregando a vinda do Reino de Deus, ele oferecia a todos a oportunidade de uma  aproximação de Deus. João anunciava a vinda “do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João oferecia esta mesma mensagem de arrependimento, reconciliação e fé a Herodes Antipas e a Herodias, sua ilícita esposa. Porem, eles recusaram. Herodes ainda deu um vislumbre de temor a Deus quando apenas queria deixar João encarcerado – “Porquanto o próprio Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque ele se havia casado com ela. Porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava”. – Mc 6.17;20, mas Herodias recusou veementemente tal mensagem. A vida de pecado era tentadora demais para ser repudiada. Se tivesse um mínimo de temor a deus teria hesitado.

Deus realmente e bom, longânimo e perdoador! E Herodias não soube aproveitar a oportunidade de levar toda a família aos pés deste Deus maravilhoso; pelo contrario, endureceu ainda mais seu coração. Ela sabia que Herodes gostava de ouvir os ensinamentos de João, e que o considerava um homem justo e santo – “porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava”. – Mc 6.20; se tivesse um pouco de sabedoria e temor a Deus, teria ajudado seu marido a dar ouvidos a voz de Deus, teria levado sua filha ao conhecimento de Deus verdadeiro e a si mesma a chance de viver em comunhão com o Senhor. Que mulher insensata!

O livro de Provérbios diz:

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos”. – Pr 14.1.

E nos, quais tem sido nossas falhas com a relação à vida espiritual, sabemos que devemos ser exemplo para os filhos? Será que temos sido exemplo de oração, fé, louvor, comunhão, temor a Deus? Será que temos tido sabedoria para, no dia-a-dia dar testemunho da presença de Deus em nossa vida?

Demonstramos que vivemos na presença de Deus, não somente indo a Igreja em todas as missas e reuniões ou tendo cargos, mas sim no trato com as pessoas na fé em Jesus, na pureza de coração.

Demonstramos temor a Deus quando procuramos viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia, com os princípios e valores cristãos.


A galeria de mulheres da Bíblia possui muitos retratos de mães que foram pecadoras e cometeram muitos erros; no entanto, nenhuma se compara com Herodias. Se tivesse se arrependido e voltado atrás em seus erros, poderia ter sido um belo exemplo do que Deus pode fazer na vida de uma mulher que se entrega a Ele. Uma pena!

Que herodias seja um ótimo exemplo de tudo que nós pais não devem fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário