segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - 03 – ANJOS – Quem São Esses Seres?






No capitulo anterior focalizou a necessidade de estudar estes seres e deixou evidente que a angeologia é uma doutrina amplamente exposta na Bíblia. Agora continuamos com base na palavra de Deus, a considerar esta doutrina.



Quem são os anjos? Respostas erradas tem sido dadas a esta pergunta como já vimos. Embora ao se possa encontrar na Bíblia tudo o que desejamos para satisfazer nossa curiosidade sobre os seres angelicais, cremos que Deus nos revela o necessário para nossa compreensão a seu respeito.



I.                  SÃO MENSAGEIROS.



A palavra “anjo” deriva da língua latina – ângelus – que é correspondente à palavra grega angelos. No hebraico a palavra para anjo é mal’ako. O significado comum é mensageiro, enviado.



“Anjos”, com sentido de mensageiros, não diz respeito á natureza espiritual desses seres, mas determina a sua missão. Com esse mesmo sentido de mensageiro ou enviado, pessoas humanas são chamadas anjos, o sacerdote - "Porque os lábios do sacerdote guardam a ciência e é de sua boca que se espera a doutrina, pois ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos". (Ml 2,7); o rei - "Que o rei, ajuntou ela, se digne pronunciar uma palavra de paz, porque o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus para discernir o bem do mal. Que o senhor, teu Deus, seja contigo!" (2Sm 14,17); os pastores lideres das sete igrejas do Apocalipse - "Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita, aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro. Ao anjo da igreja de Esmirna, escreve: Eis o que diz o Primeiro e o Último, que foi morto e retomou a vida. "Ao anjo da igreja de Pérgamo, escreve: Eis o que diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes". (Ap 2,1.8.12); "Ao anjo da igreja de Sardes, escreve: Eis o que diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço a tua obras: és considerado vivo, mas estás morto. Ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve: Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi - que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir. "Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve: Eis o que diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus". (Ap 3,1.7.14). Contudo, não é difícil perceber quando o termo se refere aos seres celestiais, porque vem associado à pessoa de DEUS como, por exemplo, em : "O anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur," (Gn 16,7); "E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor," (Gn 28,12), “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Sl 34-7).




II.               SÃO CRIATURAS DE DEUS.



Deus criou tudo que existe, as coisas visíveis e as invisíveis. Entre elas criou os anjos – "Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele". (Cl 1,16). Examinando a Bíblia, concluímos que foram criados todos de uma só vez – Deus criou ma companhia de anjos e não uma raça.



Þ    Quando foram criados?



Provavelmente foram criados antes da criação do mundo físico. A Bíblia não fala da criação dos anjos diretamente. Podemos entender á luz de Jó 38,4-7 – “Os filhos de Deus”, que foram testemunhas da criação de todas as coisas, certamente eram os anjos. Puderam-se contemplar toda a criação divina, é porque já haviam sido criados antes dela.



Þ    Quantos foram criados?



Não há como contá-los. As Escrituras falam de milhares de milhares - "Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos". (Dn 7,10); "Na minha visão ouvi também, ao redor do trono, dos Animais e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades e de milhares de milhares," (Ap 5,11), de miríades - "Vós, ao contrário, vos aproximastes da montanha de Sião, da cidade do Deus vivo, da Jerusalém celestial, das miríades de anjos," (Hb 12,22), de legiões - "Crês tu que não posso invocar meu Pai e ele não me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?" (Mt 26,53). Tentar descobrir quantos são e nomeá-los é pura tolice, porque a Bíblia dá números indefinidos. Há um número definido deles, que apenas o Senhor conhece, pois  foram criados ao mesmo tempo, de uma só vez.



Þ    Em qual estado foram criados?



Originalmente as criaturas angelicais eram santas. Todas as outras coisas criadas por Deus eram boas - "Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia". (Gn 1,31) e os anjos foram criados neste estado de justiça, bondade e santidade. Havia uma condição original de igualdade em todos os anjos - "Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno onde os reserva para o julgamento;" (2Pd 2,4). Os anjos que assim perseveraram, continuaram a serviço do Senhor e foram chamados “eleitos” - "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus". (Mt 18,10); "Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus e dos anjos escolhidos, a que guardes essas regras sem prevenção, nada fazendo por espírito de parcialidade". (1Tm 5,21).



Os anjos maus são os que não perseveraram no estado original. Rebelaram-se e tornaram-se inimigos de Deus, dos outros anjos e dos homens, e estão condenados a tormentos e castigos eterno - "Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos, ele os guardou com laços eternos nas trevas para o julgamento do Grande Dia". (Jd 1,6); "Eis que se puseram a gritar: Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?" (Mt 8,29); "Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos". (Mt 25,41).



Þ    Onde habitam?



Habitam nas regiões celestiais, onde se manifestam. Várias referencias nos dão conta de que os anjos tem sua habitação numa dimensão celestial. Jacó sonhando, viu anjos que subiam e desciam uma escada cujo topo tocava os céus - "E teve um sonho: via uma escada, que, apoiando-se na terra, tocava com o cimo o céu; e anjos de Deus subiam e desciam pela escada. No alto estava o Senhor," (Gn 28,12). No Apocalipse anjos são vistos no céu - "Depois disso, o anjo tomou o turíbulo, encheu-o de brasas do altar e lançou-o por terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremotos". (Ap 8,5). Quando descem a terra o fazem para cumprir uma missão - "De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos". (At 12,7). 


III.           SUA PERSONALIDADE E NATUREZA.



Há informações bíblicas preciosas sobre personalidades e natureza dos anjos. Vejamos:



Þ    Os anjos são seres pessoais.



Deus atribuiu a esses seres que criou características pessoais. A crendice popular tem os anjos como espíritos impessoais ou influencias sobre os homens. Diferentemente do que popularmente se pensa, a Bíblia os apresenta como pessoas. são seres inteligentes, tem vontade própria e  prerrogativas específicas. Um exame do texto de Gn 19.1-13 demonstra isso. Dois anjos estão dialogando inteligentemente com Ló, determinando providencias e agindo coerentemente.



Þ    Os anjos são seres imortais.



Não são eternos, nem possuem a imortalidade essencial, que só Deus possui - "o único que possui a imortalidade e habita em luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno! Amém". (1Tm 6,16), mas são imortais - "Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados". (Lc 20,36), do mesmo modo que o são almas dos homens. A eternidade para os anjos é a mesma concedida aos seres humanos, na qualidade de criaturas de Deus – Lc 20.34-36.



Þ    Os anjos são seres espirituais e incorpóreos.



Os seres celestiais estão destituídos de qualquer forma corpórea - "Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos". (Mt 8,16); "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares". (Ef 6,12); "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14). Por isso não possuem carne e nem osso - "Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho". (Lc 24,39) e não podem exercer atividades que são próprias dos seres humanos -"Na ressurreição, os homens não terão mulheres nem as mulheres, maridos; mas serão como os anjos de Deus no céu". (Mt 22,30). 


Anjos aparecem na forma de homem - "Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra". (Gn 18,2); "Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Lot, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra". (Gn 19,1); agiram como homens, ingerindo alimentos -"Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam". (Gn 18,8); "Mas Lot insistiu tanto com eles que acederam e entraram em sua casa. Lot preparou-lhes um banquete, mandou cozer pães sem fermento e eles comeram". (Gn 19,3), apenas para convencer de sua presença real as pessoas a quem apareciam.



“Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas visíveis para se fazerem manifestos” – Cabral, p 9.



Sendo espirituais, são também invisíveis - "Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele". (Cl 1,16).



Þ    Os anjos são seres morais.



Se são seres pessoais, possuem também uma natureza moral, e portanto se encontram debaixo de obrigação moral. São recompensados por sua obediência  e foram castigados por sua desobediência. Há anjos que permaneceram fieis a DEUS - "Cornélio fixou nele os olhos e, possuído de temor, perguntou: Que há, Senhor? O anjo replicou: As tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença de Deus como uma oferta de lembrança. "Responderam: O centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus, o qual goza de excelente reputação entre todos os judeus, recebeu dum santo anjo o aviso de te mandar chamar à sua casa e de ouvir as tuas palavras". (At 10,4.22); "há de beber também o vinho da cólera divina, o vinho puro deitado no cálice da sua ira. Será atormentado pelo fogo e pelo enxofre diante dos seus santos anjos e do Cordeiro". (Ap 14,10) e anjos desobedientes, infiéis que caíram - "Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações!" (Is 14,12); "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". (Jo 8,44).



Þ    Os anjos são seres gloriosos.



Foram criados com glória e dignidade sobre-humana - "Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na sua glória, na glória de seu Pai e dos santos anjos". (Lc 9,26). No Apocalipse alguns anjos são descritos com majestades – Ap 101-3, contudo, não possuem a mesma glória do Pai nem a mesma glória do Filho – Hb 1,5-13. Anjos são  seres celestiais são seres divinos.



Þ    Os anjos são seres poderosos.



Aos anjos é conferido maior poder que os homens - "embora os anjos, superiores em força e poder, não pronunciem contra elas, aos olhos do Senhor, o julgamento injurioso". (2Pd 2,11). O salmista reconhece o poder desses seres – “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra!” (103.20). Eles conhecem as leis a da natureza e dominam o fogo e a água - "E outro anjo, aquele que tem poder sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz para aquele que tinha a foice afiada: Lança a foice afiada e vindima os cachos da vinha da terra, porque maduras estão as suas uvas". (Ap 14,18); "Ouvi, então, o anjo das águas dizer: Tu és justo, tu que és e que eras o Santo, que assim julgas". (Ap 16,5).



Há muitos fatos bíblicos que evidenciam o poder dos anjos. Vejamos alguns:



·        "Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel, desde a manhã daquele dia até o prazo marcado. Ora, foi nos dias da colheita do trigo que o flagelo começou no povo, e morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabéia. a E o Senhor enviou um anjo sobre Jerusalém para destruí-la". (2Sm 24,15-16);

·        "O anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte, de manhã, ao despertar, só havia lá cadáveres". (Is 37,36);

·        "E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela". (Mt 28,2).



Entretanto, o poder dos anjos não é ilimitado. Não são onipotentes. São mais poderosos que os homens, mas não têm o mesmo  poder que Deus. Não são capazes de criar nada, nem esquadrinhar o coração humano. Os anjos podem influenciar a mente humana do mesmo modo como outro ser humano influencia. A influencia dos anjos maus, porém, pode ser impedida pelo poder de Deus  - Ef 6,10-12; 1Jo 4,4.18.



Þ    Os anjos são seres inteligentes.



Não são oniscientes. Não tem inteligência num grau perfeitamente elevado como Deus - "Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai". (Mt 24,36), mas possuem em grau mais elevado que os homens - "Que o rei, ajuntou ela, se digne pronunciar uma palavra de paz, porque o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus para discernir o bem do mal. Que o senhor, teu Deus, seja contigo! Foi para dar a esse assunto uma nova feição que Joab fez isso. Porém tu, ó rei, meu senhor, és tão sábio como um anjo de Deus, para saber tudo o que se passa na terra!" (2Sm 14,17).



Þ    Os anjos são seres assexuados



Os anjos, tanto os bons, como os maus, são seres que ano apresentam característica de macho e fêmea. Jesus respondeu aos saduceus, que não criam nas existências de anjos, que estes não casam, o que indica que não têm sexo e, consequentemente, não se propagam – “Jesus respondeu: Os filhos deste mundo casam-se e dão-se em casamento, mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido. Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados.” (Lc 2034-36).


Na Bíblia não se encontra a expressão “filhos de anjos”, pois os anjos são filhos diretos de Deus por ato de criação e por obediência - "Um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, veio também Satanás entre eles". (Jó 1,6); "Ora, um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor". (Jó 2,1).



Em Gn 6.2 – “os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e escolheram esposas entre elas". os “filhos de Deus” não são anjos como alguns entendem. São os descendentes de Sete, que eram tidos como os verdadeiros adoradores de Deus, e são assim chamados para diferençar dos descendentes de Caim.



CONCLUINDO




Em resumo “embora haja semelhança entre anjos e Deus e entre anjos e homens, anjos são uma classe distinta de seres. Como Deus mas diferente dos homens, eles não podem morrer. Como Deus eles são superiores em poder em relação ao homem, contudo não são onipotentes. Do mesmo modo que Deus e o homem eles tem personalidade. Como Deus  eles são espirituais, mas não são onipresentes como Deus é” – Ryrie, p12

Nenhum comentário:

Postar um comentário